Conteúdos ocultos em jogos

Caio Nercolini
Tendências Digitais
4 min readNov 20, 2018

D esenvolvimento de jogos não é algo fácil. Muitas vezes certas mecânicas, artes, sons acabam sendo descartados mesmo depois de finalizados por não encaixarem com o restante do jogo, por conter problemas ou simplesmente pelos desenvolvedores terem encontrado uma maneira diferente de fazer com que isso funcione no jogo. Isso é algo bem notável em qualquer tipo de developer update, seja por posts, trailers, propagandas, etc.

Área não acessível para jogadores em Zelda: Wind Waker.

Porém, como esse material descartado muitas vezes não chega aos olhos do público e, em alguns casos, ele é removido do jogo. Porém nem sempre essa remoção de material funciona como o desejado. Dataminers são pessoas que acessam o código de um software e conseguem adquirir informações escondidas dentro do mesmo, tornando essas informações públicas e disponibilizando esses materiais pela internet.

Alguns casos disso são vistos ao redor da internet, tendo um dos maiores exemplos o The Cutting Room Floor, um enorme site com informações variadas sobre conteúdos cortados de inúmeros jogos. Porém, sites não são a melhor mídia para disponibilizar exemplos de mecânicas, cenários e personagens de jogos; a melhor mídia para isso são vídeos, e é por isso que a febre de vídeos sobre o assunto vêm crescendo. A tendência de análises detalhadas é algo que se dá neste caso, por mais que o foco seja diferente, visto que conteúdos alterados / removidos já são algo bem específico.

Vídeo do canal TetraBit Gaming mostrando detalhes escondidos em Super Smash Bros.

Temos alguns tipos de situações distintas que podemos ver nesses tipos de vídeos. O que está demonstrado ao lado, do canal TetraBit Gaming, fala sobre materiais que se encontram no jogo porém não são acessíveis através de meios comuns, isso é, é necessário que alguém acesse o código do jogo e ative esses materiais de forma manual. Isso se dá pelo fato de que os desenvolvedores provavelmente esqueceram de retirar esse material, ou eles são reutilizados de maneira diferente no jogo final.

Vídeo do canal Beta 64 mostrando detalhes da versão Beta de Super Mario 64.

O caso visto acima, em que o canal Beta 64 mostra detalhes de versões antigas de Super Mario 64, demonstra um caso um pouco diferente, onde são mostradas diferenças entre a versão do jogo vista em vídeos e o jogo final. Não apenas isso, mas o vídeo toma forma de um mini-documentário, explicando o porquê de certos cortes, citando desenvolvedores e teorizando sobre outros aspectos.

Vídeo do canal Hard4Games mostrando um projeto de restauração de Zelda: Ocarina of Time.

Existem também casos onde todo o material da versão de desenvolvimento foi retirado do jogo, fazendo com que fãs não consigam acessar áreas alternativas do jogo devido ao fato delas não existirem. Isso é algo que acontece em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, onde vários vídeos do jogo que foram mostrados antes do lançamento mostravam detalhes e cenários que não são vistos no jogo final, nem mesmo acessando os arquivos escondidos. Por causa disso, fãs tentam recriar essas mecânicas, cenários e itens através de modificações para restaurar o jogo, deixando-o como era visto nos trailers.

Vídeo do canal Shesez mostrando ângulos de câmera inacessíveis em Animal Crossing: New Leaf.

Uma situação levemente diferente, mas que ainda envolve materiais escondidos do jogador, são manipulações da câmera do jogo. Nos episódios de Boundary Break, o apresentador mexe a câmera livremente, mostrando vários detalhes e segredos de inúmeros jogos, seja por curiosidades visuais ou até explicando o funcionamento de certos aspectos do jogo.

Os vídeos que tentam mostrar qualquer tipo de material oculto dentro do universo dos jogos estão aumentando exponencialmente, criando até canais pequenos focados no assunto que nunca atingem números altos de visualizações, pois o campo está começando a se tornar saturado. Temos também o fato de que jogos recentes possuem a capacidade de atualizações, fazendo com que conteúdos cortados e antigos, quando descobertos por dataminers, podem ser retirados pelos desenvolvedores.

Mas através dessa nova tecnologia de atualizações, os dataminers podem conseguir informações antes do esperado pelos desenvolvedores, como foi o caso do anúncio dos personagens Roy e Ryu para o jogo Super Smash Bros. for WiiU em Junho de 2015: uma atualização foi disponibilizada para o jogo no dia 13 de Junho, colocando os arquivos dos personagens no jogo, porém mantendo-os inacessíveis. Em questão de minutos, dataminers encontraram linhas de código que referenciavam os dois personagens e, em algumas horas, conseguiram adquirir imagens do conteúdo. O anúncio dos personagens, porém, só se deu no dia 14 de Junho, onde os desenvolvedores esperavam deixar os jogadores surpresos com um lançamento de “disponível AGORA”, mas que acabou saindo pela culatra.

Conteúdos da atualização de 13 de Junho de Smash Bros. for WiiU obtidos através de datamining.

Novos jogos podem não conter a mesma quantidade de conteúdo oculto ou removido que antigamente, mas a tendência ainda existe e, provavelmente, sempre existirá, visto que qualquer tipo de desenvolvimento de projetos criam restos.

--

--