Controle Digital

Vinicius Santos
Tendências Digitais
3 min readJun 16, 2018
Alexa

O aparelho desenvolvido em 2014 pela gigante Amazon chamado Alexa, é um grande feito para a organização e otimização do tempo humano, funcionando como uma assistente pessoal, Alexa pode ler mensagens de texto, assim como realizar ações básicas dentro de sua casa ou escritório, como acender e apagar uma luz. Com esse dispositivo e tantos outros já estabelecidos e outros para surgir, qual será o impacto do controle digital em nossas vidas?

Desde o começo do século XXI grandes empresas investem muito pesado em nova tecnologias para realizar funções básicas dos seres humanos, seja para o ser humano aproveitar melhor seu tempo, para resolver tarefas estressantes ou simplesmente para criar algo em que o ser humano terá esforço minímo em sua tarefas cotidianas.

Independente quais sejam os motivos das empresas, o surgimento de tecnologias de controle estão em várias áreas como por exemplo o transporte,entretenimento e dispositivos domésticos.

Alexa, waze, os carros tesla, programas como youtube kids são alguns exemplos de programações que controlam de alguma forma ações de certos indivíduos, e quanto mais tempo passa, mais controle desenvolvemos para mais ações no dia a dia.

Com dito por exemplo no texto parental controls a necessidade de saber o que os filhos estão vendo e aprendendo com conteúdos digitais é um grande motivador para criação e desenvolvimento de sistemas que surpevisionem as crianças e censurem conteúdos inapropriados.

Aplicativos de navegação foram e são muito úteis até hoje, tanto que, muitas pessoas perderam a habilidade e o interesse em saber localizações á longa distância, pelo fato de contarem com uma ferramenta digital chamada gps que faz todo o trabalho duro, e quando o gps migrou para o mobile através de aplicativos como o waze, selecionar rotas, ver locais de interesse e outras coisa ficou muito mais fácil.

Foto de um trajeto do aplicativo Waze

é um ponto positivo quando falamos que as interfaces e programas diigtais nos ajudaram e muito nas tarefas cotidianas, e até mesmo em trabalhos mais difíceis onde máquinas precisam executar milhares de processos em grandes empresas e indústria.

Um dos grandes passos que está dando muita dor de cabeça para uns e muita empolgação para outros, é o desenvolvimento de inteligências artificias cada vez mais potentes que poderão realizar funções cada vez mais complexas, como o auto-atendimento que ainda é bem robótico e limitado.

Exemplo de carro autônomo da Uber

Seja por qual for o dispositivo ou programação, a obsessão pelo ser humano de controlar sua vida e aproveita-la com o mínimo de esforço possível é um atrativo e motivador para o desenvolvimento dessas tecnologias.

Para que no futuro as pessoas realizariam testes para serem motoristas, se as máquinas seriam os condutores e com menos índices de acidente, as pessoas continuariam tirando suas licenças, mas seria bem menos.Isso se valida para outras área onde o controle digital está se concretizando, atendimento, assistentes residência e comercial, saúde.

Em breve muitas atividade complexas ou não serão controlada por artefatos digitais e isso já está deixando muitas pessoas um pouco mais preguiçosas, pois atividades que antes seriam fundamentais, agora o artificial fará todo o trabalho duro.

--

--