Interfaces clean em jogos

Anna Paula Perci
Tendências Digitais
4 min readNov 22, 2018

A preocupação com a interface nos dias atuais é de extrema importância para produtores de aplicativos, sites e jogos. A busca por um estilo inovador, simples e agradável tem sido o desafio de muitos designers nos últimos anos. Vários aplicativos de venda tem se preocupado em deixar o design mais simples e claro possível, o aplicativo Aliexpress, que é um aplicativo de um site de vendas chinesas está em constante mudanças em sua interface para que o cliente se sinta confortável.

Mas não apenas em aplicativos e sites, os criadores de jogos também tem se preocupado em representar melhor e minimamente sua interface durante os jogos, para que o jogador não se perca ou se sinta atrapalhado por ela. Na figura abaixo podemos ver a interface do jogo League of Legends(LOL) em seus primeiros anos de lançamento.

O uso de símbolos, ícones e índice, assim como diz o texto “Iconização” por Caio Nercolini, vem do estudo da semiótica e está cada vez mais imerso na cultura dos jogos digitais. Os ícones são imagens simples que fazem o usuário relacioná-la a alguma ação ou ideia ao vê-la. O significado por trás da semiótica aplicada em jogos nos remete á mais pura ideia do que o ícone nos quer trazer, além de ser completamente adequada ao pensarmos no quesito simplicidade.

Moba é a sigla para Multiplayer online battle arena, um estilo de jogo na qual em uma única partida, é reunido diversos jogadores para se enfrentarem em um estilo arena. O estilo de jogo Moba ganhou forças em 2013 quando o jogo League of Legends(LOL) e Defense of the ancients 2(Dota2) estavam no início de seu sucesso. A interface de ambos os jogos eram grandes e bagunçadas, havia muita informação e elas ocupavam pelo menos 1/3 da visão do jogador, podendo atrapalhá-los em seu desempenho durante o jogo.

Interface do jogo Dota

É engraçado pensar que a interface atrapalhava a visão em um jogo onde pelo menos 6 jogadores estarão reunidos lutando entre si. A falta do design Clean e minimalista na interface destes jogos eram nítidos, visto que o uso de muitos detalhes, cores e informações eram presentes em ambos os jogos.

O jogo League of Legends está em constante mudanças em questão de Design, e sua interface, desde a última imagem mostrada, já foi atualizada duas vezes para que os jogadores tenham a melhor experiência possível ao jogar. O jogo Dota2 também atualizou recentemente sua interface, visto que seu design estava ficando ultrapassado e bagunçado. Podemos ver na figura abaixo que Dota2 preocupou-se em diminuir o tamanho de sua interface, deixá-la com um design clean e acrescentar o uso de ícones.

Resultado de imagem para Dota 2 new interface
Nova interface para o jogo Dota2

Por sua vez, o jogo League of Legends preocupou-se também em diminuir o tamanho de sua interface para aumentar o campo de visão do jogador. Vale ressaltar que no caso deste jogo todas as informações estão resumidas o máximo possível, visto que o símbolo que representa o dinheiro está junto com os itens do jogo, que por sua vez estão todos juntos em um mesmo quadrante, calculado para ser clean e minimalista. Diferente de Dota2, LOL mostra a miniatura de seus aliados e inimigos na região em cima do mini mapa, enquanto Dota2 os posiciona no centro superior, junto com o tempo e o placar do jogo, fazendo com que o campo de visão seja um pouco perdido se comparado ao jogo LOL.

Nova interface do jogo LOL

A sutilidade na interface dos jogos nos dias de hoje é uma tendência contagiante. Jogos que estão tendo seus “remakes” preocupam-se em deixar seu design clean e agradável esteticamente. O jogo Spyro, the Dragon para PlayStation 1 foi lançado em 1998 e adotava um design confuso para sua interface da opção “pause”, veja figura abaixo.

Antiga interface do jogo Spyro, ao pausar o jogo

O jogo foi relançado em Novembro deste ano (2018) para PlayStation4, tendo sua remasterização preocupada tanto com os efeitos visuais e jogabilidade, mas também com sua interface. Podemos notar que na nova interface do jogo Spyro, os designers se preocuparam em diferenciar o fundo do quadrado principal, também mudando e deixando em evidência os ícones na parte superior.

Nova interface do jogo Spyro, ao pausar o jogo

Um grande exemplo que podemos notar são os jogos mobiles. Por muitos usuários possuírem celulares com telas não muito grandes, os designers devem pensar em interfaces menos poluente visualmente e que seja fácil de se entender, pois a maioria dos jogos mobile trazem essa intenção: Se um jogo rápido.

Interface do jogo mobile Arena of Valor

A tendência na interface de jogos tem sido e será cada vez mais melhorar a experiência do usuário, deixá-la fácil de se entender, ser clean e ter apenas as informações necessárias na tela de jogo.

Textos de referências:
Interface diegéticas
Iconização
Simplificação de interfaces
Design Clean

--

--