Dublê Digital

Joao Pedro Comassetto
Tendências Digitais
2 min readJun 13, 2018

O uso do 3D em filmes está muito além do que o espectador consegue perceber, com o avanço da tecnologia cada vez mais está possível a criação de novas formas de se usar o 3D.

Aposto que você ouviu falar que com a morte do ator Paul Walker, o personagem Brian O’conner foi filmado totalmente em 3D. O que muitos não sabem é que essa tecnologia é utilizada em muitos filmes, substituindo o corpo de um dublê, com a cara do ator escolhido.

No filme LOGAN, é possível ver como os profissionais de efeitos especiais conseguem fazer essa composição, pontos de tracking são colados no dublê, então um modelo 3D da cabeça do ator é posto no lugar.

O time de profissionais não pouparam esforços, cada detalhe é antecipadamente e cuidadosamente planejado, tudo isso para que a audiência não note a diferença entre o virtual e o real.

Além do modelo extremamente detalhado, a iluminação é um ponto que toma grande parte na composição final, as duas trabalhando junto formam a composição que engana os olhos das pessoas, fazendo com que pensem que é realmente o ator em cena.

Para maior detalhamento no modelo 3D, milhares de fotos são tiradas do ator, gerando-se então um modelo 3D a partir delas.

Como resultado final, temos diversas cenas onde o ator não estava presente no momento:

Pensar nisso chega a dar medo, fazendo nos pensar se os atores serão realmente necessários no futuro, ou se serão totalmente substituídos por versões 3D deles mesmos.

--

--