Estética de Mídia Social

Ravi Gandhi Blumenthal de Oliveira
Tendências Digitais
2 min readMay 10, 2017

Após a necessidade do uso de Skeumorfismo nas interações mobile para imitar as interações existentes no mundo físico, o mundo virtual se vê agora evoluído, cada vez mais social, independente e influenciador do mundo real e das telas mais tradicionais, como o cinema e a TV.

Os programas de TV hoje utilizam interações com as mídias sociais para gerar maior aproximação com o público e assim esperam ter mais retenção na audiência. Um dos métodos mais utilizados ao vivo é através das hashtags no Twitter, como mostrado no artigo #HASHTAGS.

Fonte: BBC News (imagens do Fantástico não encontradas :P )

Existe também, em vários programas, o método de fazer entrevistas à distância pelo Skype, que poderia ser explicado apenas pelo menor custo de realização, exceto pelo fato de que mesmo grandes programas de TV com grande estrutura e orçamento estarem também usando o Skype. O que faria o Fantástico utilizar um método com baixa qualidade de imagem? Existe o patrocínio, é bem possível que a Microsoft tenha pagado por isso. Mas mesmo assim, é uma tecnologia inferior aquelas que um grande canal de televisão tem acesso. A resposta é que isso faz parte do posicionamento mais próximo ao público.

Fonte: site do G1

Neste tipo de uso das mídias sociais pela TV os programas fazem questão de adequar a estética virtual, mostrando os tweets ou comentários no site, por exemplo, diferente de apenas lê-los.

Comerciais utilizam elementos do virtual, o filtro de rosto no Snapchat, e das redes sociais para cativar o público mais jovem.

O apelo do mundo digital no jovem é enorme, pois ele vive online e tem sonhos e aspirações de se tornar como uma das celebridades que ele conhece, como mostrado, por exemplo, em O sonho de se tornar Youtuber.

Clipes de música também estão utilizando estilo. Geralmente também para atrair o público jovem.

Este estilo está criando outras formas de criar arte no mundo audiovisual. Os devices mobile são os devices com tela mais usados no mundo atualmente e o seu uso predominante na posição vertical criou hábitos de uso que tornaram o ato de virar a tela para ver um vídeo horizontal uma ação pouco prática no consumo de audiovisual nas redes sociais.

Esse novo formato está agora influenciando inclusive filmes verticais, como se lê em Vídeos Verticais.

Enfim, há 10 anos o Smartphone estava basicamente nascendo, ainda, e hoje é a principal tela das pessoas. É mais do que natural que o sucesso de uma mídia influencie nas outras.

--

--