Facecam

Vítor Cit
Tendências Digitais
3 min readJun 17, 2018

Vídeos e transmissões juntos formam geram grande parte do tráfego da internet. O principal site de compartilhamento de vídeos atualmente, o YouTube é um verdadeiro gigante, sendo hoje o terceiro site mais acessado da internet, perdendo apenas para o Facebook e para o Google.

Parte do conteúdo disponível no YouTube é comparável ao disponível em plataformas mais tradicionais de transmissão, como a TV à cabo, por exemplo, no sentido de ser cautelosamente planejado, executado e editado. Existe também, no entanto, uma enorme quantidade de conteúdo improvisado, provavelmente devido ao baixo risco de se produzir para o YouTube. Projetos menores e que geram conteúdo em maior quantidade são geralmente mais lucrativos na plataforma.

Uma área de conteúdo deste tipo é a de vídeos de “gameplay”. Tratam-se de vídeos nos quais um jogador grava sua experiência com um jogo digital integralmente, ou com poucos cortes. Os objetivos principais dos produtores deste tipo de conteúdo são: mostrar o jogo para aqueles que talvez estejam interessados em comprá-lo; expor jogos desconhecidos para uma audiência maior; e entreter essa audiência através das suas reações ao que acontece durante o jogo.

Para aumentar o efeito do último objetivo descrito, produtores deste tipo de conteúdo geralmente incluem em seus vídeos a imagem de uma câmera apontada para o seu rosto. Essa imagem costuma ocupar uma parte relativamente pequena da tela para evitar que ela cubra elementos importantes do jogo que está sendo mostrado. Isso é chamado “facecam”, ou câmera de rosto”. Em momentos nos quais o produtor de conteúdo fala diretamente com o público, ou para acentuar uma reação interessante, é normal que a imagem da câmera seja editada para ocupar uma área maior da tela. Outra vantagem do uso da “facecam” é que ela facilita a criação de um vínculo entre o produtor de conteúdo e a audiência.

Um vídeo de PewDiePie

O maior produtor de conteúdo atualmente no YouTube, PewDiePie, tem vídeos deste tipo como seu principal conteúdo, e sempre usa facecam para aumentar o efeito de suas produções.

O uso de facecam é ainda mais difundido em sites de transmissão ao vivo. Twitch, o site que lidera esse mercado é especializado em vídeos referentes à jogos digitais. É natural, então, que o método de produção de conteúdo mais comum no site seja bastante semelhante ao método de produção de conteúdo improvisado referente à jogos digitais mais comum no YouTube.

O formato de vídeo disparadamente mais comum no Twitch é o de transmissão de gameplay. Essas transmissões costumam, de maneira semelhante à dos vídeos no YouTube, incorporar a facecam em alguma parte da tela do vídeo. De fato, transmissões no Twitch e vídeos de gameplay no Youtube são tão semelhantes que diversos produtores de conteúdo gravam suas transmissões em um site para posteriormente postá-las no outro, com mínima edição.

Facecam também é comum em vídeos de reação e de tutorial.

Fontes:

--

--