Identidade Autoral

Galguyn G. Brancher
Tendências Digitais
2 min readMay 10, 2017

Os seres humanos estão em constante busca de autoexpressão, seja qual for o meio. A internet e suas ferramentas que abrangem um grande número de usuários tornaram-se um grande meio para poder divulgar essa autoexpressão.

As pessoas encontram-se constantemente em uma busca de autoconhecimento e reconhecimento e no mundo atual, que é rico em diversidade e criatividade, alinhado com a globalização através da internet permitiu que a grande maioria possa reafirmar sua identidade e estilo perante a sociedade como explicado no artigo O Molde da Vida em Torno da Rede Social.

Algo único que foi altamente absorvido pela sociedade

Antigamente quando uma pessoa dizia ser alternativa/autoral, ela o fazia com o objetivo de ir contra as grandes massas, ser um indivíduo único. Entretanto, nos últimos anos vemos uma contradição neste conceito, já que hoje de nada serve ser único mas não ser visto. Aquela famosa frase que diz “quem não está na internet, não é visto” tornou-se uma realidade. Ser único hoje em dia não se sustenta por si só se não for aprovado por outros indivíduos, como podemos ver no artigo Ser aceito.

Algumas artimanhas são utilizadas nos dias de hoje, com no caso do vintage que seu estilo de roupa é facilmente reconhecido por usar elementos que são realmente antigos, tanto que se tornou um estilo saudosista e alternativo. Mas esse estilo que alguns utilizavam, passou a ganhar reconhecimento somente quando recebeu a aceitação da grande maioria de usuários das mídias sociais.

As pessoas modificam sua aparência para poderem transmitir suas ideias e valores através de distintos elementos, mas ao mesmo tempo que pretendem ser uma peça única, buscam se “encaixar” em um grupo social.

Exemplo de expressão autoral

Nessa inversão de valores fica a dúvida sobre o que é ser “único”, visto que esse desejo de autoexpressão não consegue se concretizar enquanto não houver a aprovação de outros, mas ao ser aprovado e aderido pelos demais esse estilo ainda é único ou não?

--

--