Lettering

Como essa arte gráfica se tornou uma tendência digital.

Débora V
Tendências Digitais
2 min readNov 24, 2018

--

O lettering pode ser definido como “a arte de desenhar letras”. Ao contrário de uma chapa impressa com uma tipografia padrão, essa técnica explora diferentes formatos, pesos e desenhos ao incentivar a escrita à mão.

Apesar de ser uma arte essencialmente gráfica por usar comumente meios físicos para o seu fim, sua divulgação e propagação é digital, já que as finalizações das peças são feitas digitalmente também. Por conta disso, muitos dos sites focados em desenvolvimento criativo (como Pinterest e Instagram) possuem páginas exclusivamente para postagem e disseminação desse tipo de arte.

Fonte: Smashing Magazine

Pela quantidade de visualização e reconhecimento desses veículos criativos, é possível afirmar que existe um número muito grande de pessoas interessadas em aprender a fazer letterings, supostamente proveniente da cultura Do It Yourself ou DIY.

Lucas Rodrigues (2018) afirma em seu texto Cultura DIY que:

Tudo indica que, uma tendência que inicialmente tinha a intenção de gerar uma menor produção industrial e estimular o consumidor a trabalhar em seu próprio produto, provavelmente obrigou a indústria a reinventar seus produtos e métodos para atrair o consumidor.

Essa volta de coisas handmade têm perdurado à algum tempo dentro da indústria gráfica, digital e principalmente de cunho criativo. Talvez pelo aspecto relaxante, é notório o interesse no desenvolvimento da técnica e provavelmente ainda vai perdurar por algum tempo.

Fonte: Portal Amazônia

--

--