Machine Learning

Fabio Furtado
Tendências Digitais
8 min readJun 14, 2018

As máquinas estão aprendendo através de um método de análise da estrutura de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, e estão desenvolvendo a habilidade de tomar decisões sem a necessidade de alguma interferência humana. Será que a era cognitiva dos computadores chegou?

Já imaginou você chegar em casa e a televisão ligar automaticamente no canal em que você costuma assistir naquele horário específico? Ou então quando você não está se sentindo muito bem, com dores de cabeça e tosse, poder fazer um diagnóstico rapidamente através do seu smartphone com um resultado confiável? Ou que tal resolver rapidamente um processo judicial, ou poder andar em um carro sem a necessidade de um motorista, ou então conseguir prever os altos e baixos do mercado de ações e ficar sabendo onde é melhor colocar o seu investimento? Todas estas vantagens para a sua vida provavelmente já são possíveis e vão tornar-se realidade em pouco tempo por conta do avanço na tecnologia do Machine Learning.

Mas o que é o Machine Learning?

É basicamente um método de aprendizagem de máquinas que se baseia no reconhecimento de padrões, sem a necessidade das máquinas serem programadas para realizarem apenas tarefas específicas. O Machine Learning surgiu do interesse de pesquisadores e cientistas que queriam investigar a possibilidade dos computadores adquirirem aprendizado através de dados, um aspecto importante nesse método de aprendizagem é a interação, onde a máquina é exposta a novos dados a aprendem com eles adaptando-se independentemente. No Machine Learning o computador assimila os novos dados com os cálculos realizados anteriormente com o objetivo de tomarem decisões e obterem resultados mais confiáveis, podemos considerar que a principal função do Machine Learning é a compreensão da estrutura de dados através de algorítimos. Uma das linguagens de programação que está sendo bastante utilizada na criação de algorítimos para Machine Learning é a Python, você pode ler mais sobre essa linguagem nesse artigo escrito por Matheus Kuhnen.

“Seres humanos normalmente conseguem criar um ou dois bons modelos por semana; machine learning pode criar milhares.” Thomas H. Davenport.

O vídeo a seguir traz uma definição rápida e descontraída do conceito de Machine Learning pelo apresentador Marcelo Tas:

Essa tecnologia não é novidade, mas recentemente vêm ganhando mais força, muitos algorítimos de Machine Learning existem há um bom tempo, mas segundo o artigo sobre Machine Learning do SAS, o que está se tornando um diferencial nesse método de aprendizado de maquinas atualmente é a capacidade de “aplicar cálculos complexos automaticamente ao big data — de novo e de novo, mais rápido e mais rápido”.

Para simplificar o compreendimento do que é Machine Learning vou citar algumas funcionalidades presentes no nosso dia-a-dia que utilizam essa tecnologia:

  • Recomendação de vídeos no YouTube de acordo com os seus gostos;
  • Sugestões de filmes no Netflix;
  • Preenchimento automático na digitação em aplicativos de mensagem, ou em buscadores online;
  • Reconhecimento automático de rostos, lugares, comidas, objetos e animais no Google Fotos e no Facebook;
  • Carros autônomos do Google;
Exemplo da aplicação do Machine Learning na digitação em smartphones.
Carro autônomo do Google que aprende a locomover-se pelas estradas através do Machine Learning.

O grande interesse por Machine Learning aumentou muito nos últimos anos por conta da abundância de dados disponíveis e de fácil acesso, e também por conta do desenvolvimento de processadores, que tornaram os computadores mais baratos e potentes. Muitas áreas industriais e comerciais que trabalham com grandes quantidades de dados já estão investindo nessa tecnologia que possibilita uma eficiência significativa no trabalho, e assim estão construindo uma vantagem sobre a concorrência. Algumas áreas que já estão trabalhando com o Machine Learning: Serviços Financeiros, Governo, Medicina, Marketing e Vendas, Petróleo e Gás e o Transporte.

O Machine Learning também possui um impacto na área de desenvolvimento de interface, ele pode ser muito bem aproveitado na concepção de Apps, para mostrar as publicidades certas para o usuário de acordo com os gostos e costumes detectados através da tecnologia. Sendo assim podemos apontar que o Machine Learning traz muitas vantagens para o marketing digital em geral.

IBM Watson

O IBM Watson é uma plataforma de serviços cognitivos desenvolvido em 2007 pela empresa de informática americana IBM (International Business Machines), que a princípio tinha a função de realiza diagnósticos clínicos, posteriormente em 2011 a plataforma foi evoluída com objetivo de auxiliar os profissionais das mais diversas áreas ao redor do mundo.

Esse é o IBM Watson.

O vídeo publicitário a seguir apresenta o conceito geral do IBM Watson:

Também em 2011 o IBM Watson foi convidado para participar do programa de quiz da televisão norte-americana chamado TV Jeopardy, onde concorreu com os dois melhores jogadores humanos até então, e a inteligência artificial desenvolvida pela IBM venceu o programa, e já é considerado por alguns como o computador mais inteligente do mundo.

Segue o vídeo mostrando essa competição no programa norte-americano:

Segundo a IBM, no Watson “Mais de 100 técnicas diferentes são utilizadas para analisar a linguagem natural, identificar origem, localizar e gerar hipóteses, localizar e marcar evidências e juntar e ranquear hipóteses.”

Segue um vídeo de uma palestra muito interessante sobre inteligência artificial, Machine Learning e IBM Watson, realizado pela Stéfany Mazon que trabalha na função de Developer Advocate na IBM.

O IBM Watson também já está presente no Brasil, ele já foi aplicado em diversos meios, como por exemplo a IBM fechou parceria com um hospital em Porto Alegre onde o Watson vai auxiliar no tratamento de câncer. Se quiser ler mais sobre o IBM Watson no Brasil leia essa matéria do TecMundo. Em 2014 a IBM divulgou que a plataforma vai ter uma versão em português, o que vai ser muito bom para os brasileiros que querem explorar essa tecnologia.

O popular canal brasileiro do YouTube Jovem Nerd, foi convidado pela IBM para mostrar ao seu o público a inteligência artificial na prática, eles forneceram dados do visual de diversos super-heróis para a plataforma que através do Machine Learning analisou a estrutura dos dados e foi colocada em teste com os cosplayers desses super heróis, para verificar se o Watson conseguiria identificar a caracterização do cosplay e indicar qual super herói ele estava representando, apresentando também uma porcentagem do quão fiel estava a caracterização em relação ao original.

Imagem que mostra como é o teste com os cosplayers realizado pelo canal Jovem Nerd.

Segue o vídeo em que foi mostrado o teste do IBM Watson:

No artigo de Renato dos Santos Leal é apresentado uma visão geral de como é feito o treinamento do IBM Watson através do Machine Learning. Recomendo para quem quer aprofundar-se no assunto também a leitura dessa entrevista realizada pela revista EXAME com um dos criadores do IBM Watson.

O IBM Watson mostra como o Machine Learning pode se desenvolver de muitas formas, e reforça esse tema como uma macrotendência para futuros projetos na área tecnológica, com a intenção de beneficiar a humanidade. Muitas pessoas sentem medo ao ver a capacidade que tecnologias como o Watson possuem, por conta de diversas narrativas que exploram um futuro distópico através de temáticas de inteligências artificiais, mas acredito que isso não será um problema se o ser humano souber explorar corretamente as vantagens que a tecnologia pode nós proporcionar.

Referências:

--

--