Naudima Pintor e a arte de escrever

Jessica Kanematsu
Tendências Digitais
3 min readJun 30, 2016

Companheira do curso de Design Digital e de TCC, que reconheço e respeito o cuidado que sempre tem em suas pesquisas e em suas escritas.

“my precious”

Apaixonada em arte, pintura de aquarela e livros, livros, livros e livros. Por ler tanto começa assunto como:

“Caracaas sou misantropa achei a definição para minha visão de mundo, preciso ler sobre psicanálise” (07/06/2015), e por isso de vez enquanto não é compreendida pelos seus colegas.

A Naudima é uma referência de aluna esforçada e dedicada. Um dos trabalhos que mostra a dedicação e me inspira é o trabalho de animação do Sherlock Holmes que todos elogiaram pela criatividade e esforço.

https://www.youtube.com/watch?v=YboUOGm8eKQ

Os trabalhos divulgado no Medium de Tendências digitais são escritas com um estilo próprio, criativo e mostra cuidado pela pesquisa.

Um dos trabalhos que mais chamou atenção foi Computador que escreve poesias, que conectou com:

Computador que lê pensamento que de alguma forma são parecidas em questão do computador + humano, o computador lê a mente e obedece o ato, e o que a Naudima escreveu é capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado.

Medo da inteligência artificial, eu escrevi usando a referência o computador que escreve poesias, pois quando li de alguma forma senti que o texto da Naudima me deixou intrigada na questão que exista um computador nesse nível, que precisava pesquisar se tinha mais alguma coisa parecida e falar da inteligência artificial de como pode ser assustador.

Comando de voz Feito pelo Erick Gustavo, que comenta sobre assistente virtual encontradas nos produtos da marca Norte Americana Apple, chamado Siri. Muito em comum por estar comentando a inteligência artificial de duas formas, um que obedece e outro que ajuda.

Uma tendência que achei estranho não estar conectado em nenhum outro é o Thanatos Tecnologia que fala em seu texto sobre um novo tipo de serviço de legado digital oferecidos por empresas e redes sociais, tendo como finalidade a de conservar um memorial para o falecido usuário. Que achei algo curioso que poderia muito bem ser conectado com Adaptação de linguagem para o meio digital, Online Crowd Control 4 Dummies e A influência das redes sociais na vida das pessoas.

Psic Thinking Design, Transhumanismo em Serial Experiments Lain, como o Thanatos não estão conectados e acho que tinha potencial a ser influenciados, mas provavelmente não foram percebido pelo seu título complicado.

Psic Thinking Design que fala sobre o Design thinking que é uma matéria do curso do Design Digital é um texto muito interessante para as pessoas que querem fazer a eletiva(então fica a dica).

Acredito que as tendências que a Naudima escreveu tem um grande potencial de influências, todo o cuidado na escrita para as pessoas lerem, então indico que além dos que comentei veja os outros que não comentei também.

Espero que tenham gostado!

Misantropa: Misantropia é a aversão às más qualidades do ser humano e da natureza humana no geral. Um misantropo é alguém que está profundamente desapontado com a humanidade de uma forma generalizada. Também pode descrever pessoas com aversão à convivência social. A palavra vem do grego. (winkipédia)

Pisicanalise: 1. teoria da alma (‘psique’) criada por Sigmund Freud (1856–1939, neurologista austríaco).

2.método terapêutico criado por S. Freud, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.

--

--