Mentalidade de rebanho no design

Paulo Ximenes
Tendências Digitais
2 min readNov 22, 2016

Ontem era Flat Design, hoje é Material Design amanhã é Design minimalista. O design sempre está passando por fases, modas cíclicas, geralmente criadas pelas grandes empresas e muitas vezes, sem escolha, os profissionais da área são obrigados a seguir a moda, até ela se tornar velha e então se adaptar a nova, continuando o ciclo eterno.

Flat Design
Material Design
Minimalist Design

Com o avanço da internet, esses ciclos foram se espalhando cada vez mais, até um ponto onde se tornou algo homogêneo no mundo todo. 2014 foi o ano do Flat Design, 2015 foi o ano do Material design, 2016 está sendo o ano do Design Minimalista.

Assim como no mundo da moda, há um ciclo porque a maioria dos designers se inspiram com o conteúdo dos mesmos sites e empresas. Isso acaba criando um certo tédio no mundo do design, onde tudo acaba ficando igual, e ninguém se atreve a sair do molde, pois se arriscar, ás vezes, pode significar problemas em sua carreira.

Porém, muitos designers mais famosos na área são justamente conhecidos por quebrar esse molde e tentar fazer algo diferente, pessoas como Karim Rashid conhecido principalmente no design industrial por seus “blobjects”, o redesign da Moeda norueguesa, baseada em pixel art feito pela agência Snøhetta Design, Stefan Sagmeister e seu trabalho com a intersecção de tipografia, corpo humano e fotografia demonstram que pensar fora da moda é mais importante do que ser o melhor no ciclo atual.

Redesign da moeda Norueguesa

--

--