O fim dos botões físicos

Galguyn G. Brancher
Tendências Digitais
3 min readMay 29, 2017

Se você parar para pensar quando foi a última vez que você utilizou um celular com teclado físico, você dificilmente lembrará e dependendo da sua idade provavelmente nem sequer teve contato com um. Isso porque a tecnologia tem se “aperfeiçoado”, eliminando a maioria dos botões físicos dos mais diversos aparelhos que utilizamos no dia a dia.

Touch screen

A tecnologia touch tem predominado em quase todos os aparelhos eletrônicos, alguns em maior ou menor grau. Como citado anteriormente, um dos maiores exemplos são os smartphones, que reduziram os botões físicos para 3 ou menos; e os demais todos são virtuais, utilizados através do touch screen.

Relógios, microondas, geladeiras, purificadores de água, computadores e fogões são alguns exemplos de aparelhos que foram “touchirizados” (desculpe por essa destruição que cometi com o português).

Até mesmo no cinema, temos os totens (aquelas telas que servem para comprar ingressos, mas a maioria das pessoas ainda preferem pegar a fila no caixa por algum motivo misteriosos que desconheço).

Voltando ao ponto, os botões físicos vem sofrendo uma grande diminuição em relação ao seu uso, creio que o motivo pelo o qual ainda não foram totalmente abolidos, se deve ao fato que ainda existem muitas pessoas que não se adaptaram muito bem aos aparelho ou interfaces touchs. Alguns estimam que o holograma será a nova interface do futuro, eliminando quase que por completo a interação com a parte física do aparatos, como explanado na publicação Interfaces Intangíveis.

Por alguns de nós (ou talvez muitos), termos vivenciado ou estarmos vivenciando essa transição entre os botões analógicos e digitais, podemos ter uma visão um pouco mais ampla dos benefícios e malefícios proporcionados por estes avanços.

Uma situação que pode ser presenciada é a de crianças que por estarem crescendo em um mundo em que tudo é touch, não possuem o discernimento de como interagir com algumas coisas analógicas, já que a grande maioria das interfaces estão se tornando digitais, como exemplificado no texto Um mundo de interfaces digitais.

Existe um vídeo que viralizou na internet, sobre uma criança usando um Ipad e depois, quando foi usar uma revista, tentou interagir da mesma maneira que interage com o a tablet. O vídeo talvez pareça um pouco exagerado, mas realmente é algo que vem acontecendo frequentemente. O touch se tornou algo natural, uma extensão do ser humano.

Fica claro como o touch screen influencia cada vez mais o comportamento dos cidadãos, tanto que já temos doenças e comportamentos compulsivos devido ã eles, como Lesão por Esforço Repetitivo, aumento de risco ã saúde por causa da proliferação de germes e a necessidade ou comportamento de ficar tocando as coisas ou pessoas a todo momento.

É touch?

Se o touch é algo favorável ou não para nós, é um outro questionamento que fica para outro momento, se os botões físicos vão ser abolidos totalmente ou não, só o tempo dirá, mas o fato é que tudo que temos hoje está direcionado a ser aprimorado para superfícies com esta tecnologia touch ao invés dos botões físicos.

--

--