Aparelhos com 4k

Rayane Mendes
Tendências Digitais
4 min readNov 24, 2018

Para chegar no atual nível de resolução, conhecida como ultra alta definição ou 4k, as televisões passaram por um processo evolutivo para atingir a excelência que são hoje. Com o surgimento desta resolução, fez com que diversos aparelhos eletrônicos adquirissem à nova tecnologia, para otimizarem suas interfaces e expandirem o desenvolvimento de produtos para os meios digitais. Entretanto, é interessante saber das capacidades que o 4k tem a oferecer para atrair tanto o consumidor.

O termo 4k refere-se a um padrão de resolução de tela e dispositivos de gravação, como câmeras e smartphones, no qual estão relacionados ao total de pixels que são exibidos na tela, quase 4 milhões. A sua resolução de 3840 x 2160 pixels chega a ser o dobro da tela Full HD, ou seja, uma quantidade maior de pixels possibilita imagens com mais detalhes e nitidez.

A imagem de uma pessoa, por exemplo, mesmo não sendo capturada de perto, mostra detalhes da pele, cabelos e roupa, difíceis de serem notados em uma TV com resolução comum. Em transmissões de partidas de futebol, até o gramado ganha em riqueza de detalhes.(techtudo)

No quesito das gravações, as câmeras possuem sensores e um potencial de processamento altíssimo.

Com essa alta definição, muitas empresas começaram a fabricar seus produtos com a resolução 4k. Assim oferecendo produtos com qualidade e processamento altíssimos, no qual desperta o interesse dos usuários que têm interesse de usufruir da tecnologia. Segue-se alguns exemplos de tecnologias que têm a resolução 4k.

O xbox one x tem a resolução 4k que possibilita que rode jogos e filmes com qualidades altíssimas, assim podendo visualizar detalhes dos personagens e animações mais suaves.

O iphone X é outro aparelho que utiliza a resolução 4k para gravações de vídeos, a sua potência é tão alta que chega a se comparar com outras câmeras profissionais no mercado.

Além disso, alguns produtos dos meios digitais também começaram a otimizarem seus produtos com qualidade 4k, para que os consumidores pudessem ter uma imersão maior com alta qualidade. Como é o caso de alguns jogos, como The witcher 3. Ele foi otimizado para ser rodado em consoles que possuam o processamento 4k, e assim, o jogador possa ter uma experiência imersiva com o universo mágico que o jogo proporciona, se encantando com os detalhes dos personagens e ambientação que chega a aparecer um filme.

Outras diversas plataformas aderiram a essa tecnologia como Felipe furtado menciona em seu texto:

A partir de 2014 a maior plataforma de vídeos da internet, o Youtube começou a disponibilizar a compatibilidade com vídeos de resolução 4K, isso aumentou significativamente a quantidade de material gerado, além do Youtube, o Netflix e Vimeo também aderiram a resolução em suas plataformas.

Mesmo com tudo isso disponível para o consumo, as inovações não param e já tem planejamentos para o futuro como a criação de telas 8k de resolução que foi exibido na maior feira mundial de eletrônicos.

Dessa forma, a resolução 4k já é uma grande tendência no mercado eletrônico, no qual possibilita que diversas empresas utilizem da capacidade dessa tecnologia para inovar em seus produtos. Além de plataformas aderirem também essa tendência para proporcionar melhor qualidade para os usuários. Entretanto, já existem protótipos de futuras resoluções que são maiores que o 4k, como o 8k e 10k, porém até lá o 4k ainda está em alta e sendo utilizado em diversos meios tecnológicos.

Referencia:

--

--