Scrolling Input

João Vítor Miguel
Tendências Digitais
3 min readJun 19, 2017

Scrolling, ou rolagem, é uma das mecânicas mais antigas no âmbito das interfaces. Ela consiste no controle da janela (site, aplicativo, etc) para visualização de seu conteúdo aos poucos. Em computadores desktop, o controle é feito através de uma barra de rolagem, que o usuário move utilizando o mouse ou o teclado. Já em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o usuário navega arrastando a janela com os dedos, através da tecnologia touch screen.

A mecânica por si só não é uma tendência. No entanto, recentemente, novas maneiras de utilizá-la para mais do que somente a rolagem da página vêm sendo implementadas, pois ela fornece informações sobre a interação do usuário com a interface que algoritmos são capazes de ler e transformar em novas interações.

A reprodução de automática de vídeos é uma das aplicações mais atuais e evidentes das informações de scrolling. Isso acontece no Facebook, por exemplo, desde fevereiro de 2017. A linha do tempo da rede social é uma só, vertical, que se atualiza automaticamente e gera uma rolagem “infinita”. Durante essa rolagem, todo conteúdo de vídeo que houver na linha do tempo só começará a ser reproduzido quando ele estiver na tela.

Reprodução automática no Facebook.

Para aqueles que geram conteúdo de vídeo para o Facebook, é essencial considerar essa funcionalidade, pois o tempo que o usuário leva para “rolar o vídeo” para fora da tela é o mesmo que se tem para convencê-lo, nos segundos iniciais do vídeo, a não fazer isso e assistir ao vídeo todo. Sem contar que hoje, mais do que nunca, o ser humano é incapaz de prestar atenção por mais do que alguns segundos quando não há necessidade.

Outra aplicação da mecânica de scrolling é a criação de sites imersivos, que contam uma história à medida que o usuário navega pela página. Esses sites seguem a tendência de long scroll, que ganhou bastante popularidade entre 2015 e 2016, e consiste em sites que concentram todo o seu conteúdo em uma página só. Nesse tipo de site, navega-se por todo o menu, e todo o conteúdo do site, utilizando-se apenas o scroll.

Site long scroll. Navega-se por todo o menu apenas através da rolagem.

Para desenvolvedores, já existem várias opções de códigos prontos e frameworks que interpretam as informações da rolagem do navegador para criar novas interações. Por exemplo, o site codepen.io tem disponível um conjunto de códigos HTML, CSS e javascript que juntos adicionam a uma página a seguinte funcionalidade: um vídeo é exibido inicialmente, e o scroll down faz com que o vídeo seja exibido no canto e dê espaço para um conteúdo de texto; no caso do exemplo exibido no site, as letras de uma música.

Unobtrusive Video. Código disponível em codepen.io.

Enquanto dispositivos portáteis permanecerem populares, páginas novas funcionalidades envolvam a mecânica de scrolling continuarão surgindo, fazendo com que permaneça uma das principais formas de interação, se não a principal, do usuário com o meio digital.

--

--