Vídeos ao vivo

Laíssa Isabele
Tendências Digitais
5 min readNov 12, 2017

O recurso de transmissão ao vivo, conhecido mais popularmente como live entrou no campo virtual para transmitir ao vivo nas redes sociais vídeos em tempo real, o que erá antes disponível apenas a páginas especificas que geravam conteúdo ou a artistas. Hoje está aberta a usuários comuns.

Com o mundo cada dia mais multimídia, estamos falando da insatisfação dos textos para se expressar. Assim a internet vem com um plataforma mais audiovisual ganhando espaço a cada momento, suas ferramentas entretanto devem ser mais simples com o objetivo de transmitir os vídeos diretamente nas redes sociais Facebook, Twitter, Google e Instagram são alguns dos serviços da internet que oferecem ferramentas altamente eficazes para esse tipo de transmissão.

Por que transmitir ao vivo?

Com a facilidade de expressar seus pensamentos e ideias, assim como cobrir algum evento ou bastidores esse recurso permite interagir, integrar e aproximar cada dia mais os usuários do público.

Os usuários do Facebook Live já ultrapassam mais de 1,6 bilhões de usuários desde o seu lançamento em janeiro deste ano. Os usuários recebem nas suas transmissões cada vez mais comentários do que em publicações normais ou simplesmente em vídeo publicados.

O fundador da empresa, Mark Zuckerberg, fez um Facebook Live no mesmo dia que lançou a live , parou para falar das novidades da ferramenta, que só está disponível para acessos por meio de tablets e celulares.

Nesta transmissão com pouco mais de 16 minutos a quantidade de perguntas e interações que ocorreram em tempo real comprovou que essa ferramenta gerava momentos mais espontâneos nas pessoas envolvidas com a publicação.

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a fazer uma transmissão pelas redes sociais, mas algumas delas esclarecem o quanto essa ferramenta pode ser valiosa.

1) Interação em tempo real

Por ela ser simples, intuitiva e com práticas cross-plataform ( sistema que pode ser executado em mais do que uma plataforma) ele te permite começar uma transmissão em seu celular por meio de aplicativos sejam eles smartphone iOS ou Android.

Pensando nisso esta ferramenta torna-se um excelente meio de envolvimento com o público, já que seus consumidores requerem métodos com mais interatividade e em tempo real dos produtos que adquiriram. Esse canal de comunicação abre portas para que as empresas compartilhem seus eventos, envolvam enquetes assim como anunciem serviços em tempo real.

Nesse texto a BuzzFeed faz uso das redes sociais e da live afim de tornar seus vídeos mais virais , sendo vistos por mais pessoas gerando entretenimento com um refinamento do seu conteúdo.

2) Portas abertas para uma nova audiência

As principal base de desenvolvimento da ferramenta estava baseada na linguagem de utilizada mundialmente, através de geração de dados nas redes foi constatado uma grande demanda dos consumidores que aderiram os conteúdos com transmissões ao vivo.

Após esse levantamento de dados e o sucesso garantido através dos usuários pelo contato real aumentaram os acessos orgânicos ou seja sem patrocínios pagos , permitiu que empresas ampliassem a audiência da marca o que gerou mais interesse na nova ferramenta.

3) Notificação de novas transmissões

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já demonstrou um forte investimento da transmissão ao vivo.

O seu objetivo foi chegar a uma quantidade em massa dos usuários adeptos a nova ferramenta de transmissão, afim de que estes também viessem a curtir a página em que estava ocorrendo a Live e assim receber notificações quando houvera novas transmissões acontecendo, isso também tornaria o usuário mais fiel a página vinculada.

Hoje o Facebook conta com um rankeamento para priorizar as transmissões ao vivo sobre os vídeos tradicionais, tornando o método mais efetivo perante a outras publicações.

4) Uso de ferramentas criativas

Esse lado criativo acompanha ao marketing da rede social o qual leva o usuário a pensar em uma pauta antes de ingressar em uma transmissão ao vivo. Com esse intuito a ideia cria uma aproximação gerando autoridade na empresa atuante. Algumas práticas são adotadas como receita de bons modos:

  • Espaço para perguntas e respostas;
  • Conhecimento do público atuante, assim como os gostos;
  • Atuação da transmissão com regularidade e em horários determinados;
  • Conteúdos inovadores ;

Nesta publicação a geração de novas alternativas na internet quanto a novos conteúdos, gostos dos usuários se define muito bem quando os canais de televisão pagos foram transformados em entretenimento nas redes sociais levando uma maior quantidade de usuários do que os canais privados da televisão.

Por isso mesmo a ferramenta de vídeo ao vivo traz vantagens ao comércio principalmente como ferramenta para entender melhor público para quem vende ou presta um serviço, mas não fica somente nesse meio, artistas também recebem o feedback sobre seu público, podendo assim entender qual faixa etária esta alcançando, reações deles quanto a sua postura na publicação, local de maior audiência e assim por diante.

Um pequeno adendo sobre meu uso da ferramenta

Comecei a utilizar ela quando entrei na Rádio São José FM 98,5 , a live recém tinha começado nos Smartphones, o comunicador da rádio já vinha fazendo a live em seu perfil pessoal, mas não tinha noção da ferramenta que possuía. Como utilizamos músicas de terceiros, o perfil fora bloqueado por não conter permissão de uso.

Quando comecei a utilizar na página da Rádio, a repercussão foi enorme, considerada como novidade entre as rádios do Paraná, mais ainda pelo público São joseense, passando alguns dias e começando a atingir as expectativas mínimas de visualização, o programa foi tomando outros rumos, definindo muito mais o público e entendendo quem eram os ouvintes.

Hoje todos os locutores utilizam a Live, porém, entende-se que muitos não são adeptos a nova geração nem as tecnologias. Houve uma significativa mudança dos programas pela simples visualização do público que interage nas transmissões ao vivo.

Entendendo o público fica mais fácil para ajustar detalhes de engajamento, planejamento e expectativas. A ferramenta veio em boa hora principalmente para os apaixonados por rádio e que gostam de saber o que acontece por traz da voz que sai naquele momento.

--

--