Exercício físico com videogames

Os videogames podem deixar de ser sinônimo de sedentarismo

Paula Konno
Tendências Digitais
2 min readJun 13, 2017

--

As reclamações de como os videogames estão tornando os jovens cada vez mais sedentários por passarem horas e horas na frente de um computador ou televisão jogando videogames são muito comuns. Porém recentemente parece que esta visão está mudando gradualmente conforme novos tipos de tecnologia surgem.

Uma das primeiras tecnologias para jogos a se mencionar é a captura ou sensores de movimento, onde os jogadores tem de se movimentar para jogar. A primeira empresa a investir na captura de movimentos foi a Nintendo, que criou o Nintendo Wii, o mesmo conta com um controle remoto que se comunica via bluetooth com o console, permitindo que o jogador se movimente livremente durante o jogo. Venho então a Sony, com o Playstation Move, que também conta com um controle remoto que funciona semelhantemente ao do Nintendo Wii.

Controle remoto bluetooth do Nintendo Wii e do Playstation Move.

Já a Microsoft, apresentou o Kinect para Xbox 360, ele não necessita de nenhum tipo de controle remoto, ao contrário de seus concorrentes, ele utiliza apenas o movimento do corpo do jogador. Existem diversos jogos lançados para estas plataformas que podem muito bem servir como exercício físico como o Wii fit, Wii sports, Kinect Sports, Kinect adventures, Dance Central, Just Dance, etc.

O kinect captura o movimento dos corpos dos jogadores.
O popular jogo “Just Dance”

Além da captura de movimentos existe também o surgimento da realidade virtual em jogos, que permitem uma imersão ainda maior do jogador, além de fazê-lo se movimentar.

O Ícaros por exemplo, é um aparelho que consegue unir jogos, exercícios físicos e realidade virtual tudo ao mesmo tempo, ele permite que a pessoa pratique exercícios enquanto joga sem mesmo perceber.

A realidade virtual vem sendo utilizada não só para exercícios mas também para tratamento médicos, mostrando que não se trata de uma tecnologia que chegou apenas para o entretenimento mas que também pode ajudar em nossa saúde, ou como visto, consegue juntar a diversão dos jogos com o cuidado de nosso bem estar.

--

--