Autonomia da tecnologia

Jacqueline Kruk
Tendências Digitais
2 min readJun 17, 2016

Uma das macro tendências encontradas entre os artigos da revista digital Tendências Digitais foi a tecnologia autônoma.

A internet das coisas, merece ser a primeira a ser destacada. A “Internet of Things” trata da comunicação entre uma máquina e outra, de forma a facilitar a vida do ser humano.

Essa tendência já nos leva a pensar em automação residencial, que se propõe a gerar o maior conforto ao morador, por intermédio de dispositivos e máquinas que interagem de forma facilitar tarefas ou mesmo realizá-las por conta própria dentro de casa.

Outra visão para o futuro da automação são rôbos autônomos. No artigo sobre robôs aéreos autônomos, há a aplicação dos rôbos para a “agricultura de precisão”, que consiste no mapeamento e análise da plantação em auxílio aos fazendeiros.

Os carros autônomos também renderam discussões, aparecendo em filmes como “Eu, Robô”, e já tem previsões de aparecerem nas ruas até a próxima década.

A automação pode vir para o bem ou para o mal, entretanto ela conseguiu provar seu potencial positivo através destas e outras aplicações, todas em função de auxiliar e facilitar as tarefas realizadas pelo ser humano, que é o usuário final do desenvolvimento da tecnologia.

--

--