Game Theories

Victor Gabriel
Tendências Digitais
5 min readNov 13, 2018

Teoria de jogos é um gênero de vídeos que vêm se popularizando na plataforma de streaming de vídeos Youtube. Pessoas gostam de contemplar ideias e pensamentos sobre suas histórias favoritas; por exemplo, se os filmes da produtora “Pixar” estão todos conectados por causa de diversos elementos similares encontrados em cada filme, como a marca de um produto fictício. Para alguns, são tais especulações que tornam uma série mais interessante do que o normal, e é por isso que o gênero cresceu rapidamente nos últimos anos — especialmente quando centrado em jogos, onde games antigos acabam deixando certos elementos da história de lado devido a limitações técnicas; ou quando certas coisas acabam sem explicação.

O primeiro video de teorias de jogos do canal de MatPat, publicado em 2011.

Enquanto teorias de jogos começaram fora do youtube, sendo explicadas através de posts em fóruns ou redes sociais, a passagem para uma rede social focada em vídeos não foi difícil. Um dos canais mais famosos “The Game Theorists”, antigamente era o canal pessoal de Matthew Patrick, apelidado de “MatPat” , que em 2011 finalmente decidiu fazer o primeiro upload de um dos vídeos que, futuramente, traria diversos subscribers para o canal. O vídeo em sí não tenta explicar uma teoria já existente, mas tenta explicar como as viagens no tempo do jogo “Chrono Trigger” funcionam a partir de conceitos da física quântica. A maioria de seus vídeos segue no mesmo estilo: analisando jogos com matemática, física e ciências para ver se as ações realizadas por um personagem no jogo podem ser recriadas na vida real, sem consequências.

Entretanto, enquanto a maioria de seus vídeos pretende analisar teoricamente certos elementos de jogos, outros acabam especulando sobre a história do jogo — foco de outros canais que também seguem o gênero de Teorias de jogos, procurando analisar elementos sobre a lore ou puramente especulativos dentro de um jogo.

O gênero continua popular, e dentro do mesmo é possível perceber diversas tendências. Devido ao fato da categoria ter explodido com conteúdo, é difícil se sobressair quando existem muitos outros canais maiores que o seu; porém ainda é possível chamar a atenção de pessoas através de uma thumbnail. Uma thumbnail, como citado no artigo de Heloa Michelin (2017), em geral, é uma imagem reduzida para encaixar dentro de um layout — porém, na plataforma Youtube, serve como uma pequena miniatura do vídeo; quase como uma capa de um livro. Recentemente, a rede disponibilizou “thumbnails animadas”, que quando o usuário deixa o mouse em cima dela por algum tempo, começa a tocar certas partes do vídeo, quase como um preview.

Thumbnails acabam sendo importantes para o gênero de Teoria de Jogos devido ao fato de que permitem aos usuários da plataforma diferenciarem canais uns dos outros; afinal, cada canal tem uma “marca” única em sua thumbnail — as vezes é uma logo colocada em algum canto, uma cor e fonte, ou simplesmente um desenho que representa a pessoa por trás do canal. Por exemplo, o canal “The Game Theorists” utiliza como cores principais o verde e o preto, uma frase de efeito, e posicionam a logo do canal em um dos cantos da imagem. Outros canais utilizam métodos diferentes — “Noir Ascii” utiliza um desenho baseado em si mesmo como uma constante, porém o estilo da thumbnail em geral muda dependendo do jogo sendo analisado.

Thumbnails dos canais “The Game Theorists” e “Noir Ascii”, respectivamente.

Outra tendência identificada é a análise de jogos digitais: devido a natureza do gênero de Teoria de Jogos, é impossível não realizar uma análise do jogo quando é necessário falar sobre a teoria. MatPat cita, em sua entrevista:

“Eu tenho um quadro branco no meu escritório onde, literalmente, tem todos esses detalhes e fatos todos juntos, e você pode ver lã conectando todos esses elementos” MatPat brinca. “É típico de algo que você veria em uma série de investigação.”

Representação figurativa de como é o processo criativo de um dos videos do canal “The Game Theorists”.

Coincidentemente, a análise da tendência realizada por Vitor Cit (2018) também aborda o mesmo assunto, citando sobre a importância da pesquisa e fundamentação teórica por parte dos criadores de conteúdo para o processo de criação de um vídeo de análise de jogos. Seu artigo cita a análise de um elemento de história ou gameplay, que, mesmo não sendo o foco de teorias de jogos, definitivamente tem sua parte durante a pesquisa realizada pelo criador — afinal, não é possível entender e especular sobre um game se não é possível discernir o que é um fato e o que ainda está no ar. Um dos canais mais famosos que procuram fazer análises de jogos, focando especialmente no quesito de história e lore, é o canal “VaatiVidya”, onde seu criador narra a história de personagens de jogos criados pela desenvolvedora “FromSoft”, mais conhecida por jogos como Dark Souls e Bloodborne.

A página do canal VaatiVidya.

Por esse motivo, criadores que focam em especular sobre teorias acabam realizando uma análise da história do jogo indiretamente na tentativa de explicar e abordar o tópico do vídeo. Por exemplo, se um youtuber procura falar sobre uma teoria envolvendo um personagem da série “Legend of Zelda”, é necessário que ele entenda a história do personagem, qual a importância dele para o “plot”, e entre outros elementos que possam ajudar a descobrir o que são fatos, e o que podem servir de conteúdo para uma possível teoria.

Teorias de jogos já são um gênero grande na parte nerd do youtube, e devido ao fato do público gamer estar crescendo cada vez mais com o tempo, é possível que continue dessa maneira por algum tempo pelo futuro. MatPat explica em sua entrevista o motivo pelo qual esse estilo de vídeo é tão popular, comentando que o conteúdo abordado dá aos jogadores uma experiência de jogo nova e fresca, permitindo que o jogo possa ser experienciado com um olhar ou perspectiva diferentes, fazendo com que um game velho possa se tornar novo mais uma vez. Então, cita o exemplo de uma de suas teorias, onde a personagem Rosalina, da série Mario, seria filha do personagem iconico, ou da Princesa Peach.

Além de teorias de jogos, porém, também existem teorias de filmes, séries e até mesmo comics, apontando que existe um público para tal conteúdo. Enquanto jogos continuarem a serem lançados e desenvolvidos, videos especulando sobre teorias continuarão sendo criados e publicados.

--

--