Jogos Indies de Terror

Jaíne Zambanini
Tendências Digitais
4 min readNov 17, 2017

Jogos independentes, ou jogos indies como são chamados, são jogos que passam por um processo de criação que possui pouco suporte financeiro e, geralmente são desenvolvidos por uma única pessoa ou por uma equipe pequena. É também caracterizado pelo alto grau de envolvimento entre o criador e a criatura (o jogo que está sendo desenvolvido).

Este tipo de jogo começou a ganhar força em 2009, quando atraiu grande visibilidade com o jogo Minecraft. Atualmente esse estilo de jogo já possui grande visibilidade devido às suas histórias criativas e sua dinâmica diferenciada.

Jogo Minecraft

Os jogos independentes vêm em contraponto aos jogos AAA (Triple-A), que são jogos feitos por grandes empresas com um alto investimento financeiro para a criação e ações de marketing. Como por exemplo o jogo Assassin’s Creed, que foi lançado por uma grande empresa e com um grande movimento na divulgação em torno do seu lançamento.

Jogo Assassin’s Creed

Como mostra o artigo do site Joguinde, os jogos indies fincaram raízes dentro da indústria de jogos provando seu valor ao tocar corações. Estes jogos atraíram olhares por conseguirem explorar algumas fragilidades humanas, as quais os jogadores se identificam e, além de se divertirem com os jogos, eles paravam para refletir sobre um conjunto de elementos sinceros que são transmitidos dentro da proposta do jogo.

Exemplos desses jogos podem ser vistos no texto Jogos Contemplativos que retratam estilos de jogos específicos dentro do universo dos jogos indies; jogos onde se deve reparar nas sensações, nos cenários, na narrativa e na mensagem, pois o foco principal do jogo é a experiência que o jogador terá ao jogá-los.

Há várias temáticas que são abordadas nos jogos independentes; alguns são caracterizado pela mecânica, como é o caso do jogo Cuphead que possui uma mecânica de bullet-hell e o objetivo é atirar e derrotar chefões. Outras temáticas vão para o lado emocional, que geralmente são jogos para demonstrar como é conviver com algum trauma, assim como temas que abordam suicídio e outros riscos da vida cotidiana através da narrativa do jogo, como visto no texto Jogos para mostrar como a vida é com uma doença,. Um dos temas de jogos indies que tem se tornado tendência são os games de terror.

Jogo Perception

Os temas de terror dos jogos indies ganham notoriedade por explorarem diferentes tipos de terror, podendo variar do terror mais leve, onde a mecânica do game é apenas de susto à terrores psicológicos, além de envolverem puzzles e charadas que o jogador precisa resolver para seguir adiante com o game.

Jogo Five Nights at Freddy’s
Jogo Haunted Investigations

Estes tipos de jogos também impressionam e enganam pelo visual, como é o caso do jogo Neverending Nightmaresque quando visto pela primeira vez não parece nada assustador, mas ao explorar o jogo passando pelos cenários de pesadelo do personagem, o clima vai ficando cada vez mais tenso e os acontecimentos mais bizarros com criaturas estranhas que aparecem no momento de tensão absoluta.

Jogo Neverending Nightmaresque

Um indie de terror que fez muito sucesso recentemente foi Friday The 13th: The Game, um jogo inspirado no filme homônimo, onde o jogador pode jogar com um dos setes monitores e tentar sobreviver ou com o vilão da trama, onde sua missão é eliminar a todos para que não haja sobreviventes. Atualmente o jogo está sendo desenvolvido para Android e está disponível em uma versão BETA.

Friday The 13th: The Game

Os jogos independentes de terror tem alcançado cada vez mais notoriedade e espaço nas indústrias pela liberdade de tentar coisas inovadoras e arriscadas; e adeptos no público, por impressionar pelo visual e pelas diferentes mecânicas, o que garante uma experiência inusitada para os jogadores. Os jogos indies abrem novas portas para novos desenvolvedores e novas possibilidades e experiências para os usuários.

--

--