Reinventando a interação dentro de casa

Luís Felipe Tissot
Tendências Digitais
2 min readJun 17, 2016

--

A maneira com que interagimos com nossas casas se manteve muito similar por muito tempo. Contudo, existem inúmeras ficções em desenhos e filmes que mostram as várias possibilidades de reinventar essa interação, tornando-a mais inteligente e facilitada. O fator limitante para essa mudança era o desenvolvimento da tecnologia e o preço de venda destes produtos.

Hoje o quadro é diferente, os custos baixam cada vez mais e sites como o Kickstarter permitem que projetos assim se tornem sucessos de vendas. O lançamento de projetos de hardware no formato de Crowdsourcing tem se tornado uma tendência e um bom nicho de mercado. Projetos como o Lockitron, Blink e outros do gênero se tornaram tendências. Houve, nestes sites, um cadastramento em massa de projetos do gênero e vários deles entraram em processo de produção.

No artigo “A Casa Inteligente” de Erick Gustavo, foi mencionada a interação por voz como parte central da interação com a casa. Embora ainda não tenha sido implementada em nenhuma plataforma de automação residencial, aponta a ser o próximo grande passo já que empresas como a LG e Samsung integraram esse recurso a suas SmartTVs e a Apple vem desenvolvendo tecnologias nesse sentido ao apresentar o HomeKit. A integração com sua eficiente tecnologia de reconhecimento de voz é algo que faz todo o sentido para o tipo de solução.

Conforme mencionado pela Thábata Cardoso em seu artigo Automação Residencial, com os eletrodomésticos todos conectados, começa a surgir o conceito de Internet of Things, mencionado no artigo de Matheus Nakamura. No mercado internacional, até o momento, eletrodomésticos conectados à rede (para além do consumo de conteúdo) estão se tornando tendência entre as grandes companhias que atuam neste ramo ao permitir o controle e acompanhamento remoto das funções do mesmo bem como a integração a sistemas centrais inteligentes.

A interação dentro de casa, devido a presença da automação residencial, tem mudado e tende a poder ser controlada à distância e por vezes ser reduzida por conta da inteligência que é aplicada.

--

--