Transformação cultural: mude o sistema em vez de tentar mudar as pessoas

Cali (Renato Caliari)
Tentaculus
Published in
2 min readAug 20, 2020

--

Não espere que a cultura da sua organização mude apenas com valores nas paredes ou treinamento de liderança.

Também não acredite que o que sua empresa mais precisa é simplesmente de mais inovação de produto. Inovação começa na forma de gestão e organização da empresa. Será difícil inovar em produto sem uma estrutura que permita isso.

Também desconfie da ideia de transformação cultural radical planejada e detalhada com data de início e fim, tentando mudar tudo e todos como se fosse algo previsível e possível.

Tanto se fala em agilidade atualmente e ainda acreditamos em algo tão cascateado, controlador, e ilusório, quando se fala de transformação cultural.

Tá, mas como transformar?

Não tente mudar as pessoas. Mude o sistema com a ajuda das pessoas e, o comportamento e resultado esperado será potencializado até se tornar o mais provável de acontecer.

Conserte o ambiente, não as pessoas — David Marquet

As pessoas não resistem às mudanças, elas resistem serem mudadas e controladas. Elas desejam ser escutadas, entender o propósito da mudança e participar dela.

Intervenha na estrutura organizacional (práticas, processos, acordos e ambiente físico e virtual). Experimente, aprenda e adapte continuamente.

A foto acima é um labirinto contendo pessoas andando dentro dele. Crédito da foto: https://unsplash.com/photos/Ctaj_HCqW84

Exemplo de intervenção no sistema para mudança de comportamento

Abaixo está um caso legal para exemplificar como potencializar mudança de comportamento através de uma mudança no sistema:

Resumo do experimento: a polícia instalou medidores de decibéis em cima de postes de sinalização em certas partes da cidade para verificar a poluição sonora. Quando os decibéis nos sinais ultrapassavam a marca de 85 db, o sinal vermelho reiniciava em 90 segundos, com os medidores exibindo a mensagem “buzine mais, espere mais”.

Aqui está uma notícia de janeiro/2020 falando sobre o assunto: Honk More, Wait More: Mumbai Traffic Police Introduce the Punishing Signal to Curb Noise Pollution.

Veja também outro exemplo que o autor sobre liderança, David Marquet, dá sobre esse tema:

--

--