O que aprendi Jogando Futebol (mal)

Ian Romano
Jellyfish Factory
Published in
4 min readAug 10, 2015

--

Certamente não foi Futebol :)

A Verdade dói…

É verdade, nunca fui nenhum talento no futebol. Na verdade eu era muito ruim mesmo, lembro da minha irmã me apurrinhando quando chegava da escolinha de futebol: “E aí, fez algum gol contra hoje?! :)”. Sim, nesse nível.

Mas a verdade que não dói é a seguinte: sempre gostei de jogar futebol, embora fosse sempre o último a ser escolhido… Gostava de estar com meus amigos, pela garra que tinha que ter no jogo e principalmente por ser um desafio para mim. Principalmente por ser um desafio. Mas depois de um tempo acabei parando de jogar por ter de fazer muitas outras coisas, mesmo assim continei jogando FIFA (sempre amei :P), como era uma um desafio para mim não fazia tanto esforço assim para achar uma pelada para jogar.

Até que há mais ou menos 3 anos atrás em uma viagem com alguns amigos e amigos de amigos que não conhecia bem, todos estavam com muita vontade de jogar bola e resolvi jogar também e como não conhecia a maioria das pessoas passei a não ligar se ia jogar mal ou não, e sem pretensão nenhuma consegui logo no inicio da partida driblar o time adversário e fazer um gol sozinho! Saí com um saldo de 3 gols na pelada e ainda jogando ativamente!

1 ) Não ligue para o que os outros pensam.

Acabei percebendo nesse dia que o que mais me travava no futebol era o que os outros pensavam e não eu mesmo. Muitas vezes fugia de receber a bola pensando no que os outros iam achar quando eu errasse, o que era meio idiota já que estava ali para jogar bola… Passei a ter mais confiança em mim mesmo, já que eu presumia que iria errar pelo menos errava com confiança, errava bonito! Muito melhor errar com confiança do que com o medo, o que me levou a ver que passei a errar bem menos. Até porque se nem eu confiasse em mim mesmo quem iria confiar?

2) Aproveite quem sabe jogar!

Antes desse dia eu sempre me sentia intimidado por quem jogava melhor do que eu (o que era quase todo mundo) mas resolvi me inspirar neles ao invés de me colocar para baixo por não ser tão bom quanto todo mundo. É importante ter a humildade de saber se joga bem ou não, mas isso não é se humilhar. Aproveite a oportunidade de aprender sempre com quem sabe mais e isso não é nenhum demérito. Aprendi a me desculpar quando errava e a resposta sempre foi bem positiva no time, sempre traz um pouco mais de união quando as pessoas se entendem.

3) Treine muito.

Depois daquele dia passei a gostar ainda mais de jogar futebol e me comprometi comigo mesmo a não fugir mais da bola. Um pouco depois disso consegui jogar por 3 meses toda semana e o resultado foi impressionante, consegui melhorar muito o meu domínio e passei a ter bem menos medo de receber a bola. É a mesma coisa que dizem sobre ilustradores e grandes desenhistas, eles somente não pararam de desenhar quando cresceram. A prática sempre leva a perfeição, tudo bem que algumas pessoas como eu precisam de um pouco mais de prática do que as outras mas isso não deve nos impedir de fazer o que gostamos. Por isso existem Cristianos Ronaldos, Messis e Neymares da vida, eles simplesmente fazem o que gostam e não deixam o que os outros pensam impedir de fazer o que são apaixonados. Claro que o talento deles ajuda muito mas com certeza jogaram muita bola para chegar onde chegaram.

“Não deixe o medo jogar impedir que você Jogue.” @raphamorim

E é com essa citação do post do nosso querido Dare Dev da 3days, @raphamorim que encerro este artigo. Nunca ligue para os seus medos quando eles te impedem de fazer alguma coisa que gosta. Saiba aproveitar a oportunidade de estar com outros que sabem mais do que você e aprenda, nunca se diminua por causa disso. Treine bastante e erre muito, isso vai fazer com que cresça mais rápido. Depois que percebi isso comecei a melhorar muito em vários aspectos e o mais importante de tudo passei a me divertir muito mais do que antes!

Eu levei esses aprendizados para a minha vida e não só para o futebol, porque na verdade eram alguns problemas que tinha e só percebi jogando bola. São 3 coisas que discutimos muito na 3days, são atitudes mentais importantes para aprender sempre e com isso se melhorar seja no futebol, no trabalho ou principalmente na vida pessoal.

--

--