Os tipos de diversidade que seu chefe vai gostar de descobrir

Bernard De Luna
Jellyfish Factory
Published in
3 min readDec 15, 2015

--

Há poucos meses atrás eu criei um post falando sobre O poder da diversidade! O post foi um sucesso e trouxe um pouco de curiosidade sobre os tipos de diversidade, assim criei esse artigo explicando e mostrando as qualidades de se trabalhar com a diversidade 2D (2 dimensões de diversidade) que explicarei a seguir.

Diversidade inerente: A diversidade Inerente é focada em suas características de nascença, ou seja, seu gênero, raça, idade, formação religiosa ou social, orientação sexual, necessidade especiais e região.

Diversidade adquirida: A diversidade adquirida é focada em suas características adquiridas, ou seja, sua cultura, influência familiar ou de região, sua experiência como geração, suas habilidades sociais, habilidade tecnológica, conhecimento, influencia global em decisões, idiomas, mudanças de hábitos e conhecimento intra e inter pessoal.

Sinceramente, acredito que a Diversidade Inerente e Adquirida são demasiadamente diferentes para serem abreviadas para simplesmente Diversidade. Porém, ambas trazem benefícios muito claros para organizações, desde liderança, motivação e resultados. Em um relatório de 2013, a organização sem fins lucrativos Center for Talent Innovation mapeou grandes organizações (1.800 entrevistados, 40+ Fortune 500 estudos de caso e mais 100 inovadores) para levantar a diferença entre empresas que possuem lideranças com Diversidade 2D e as que não possuem. Vale a pena baixar o report deles.

Benefícios

Fica comprovado que os líderes 2D tendem a valorizar a diferença, abraçar ideias disruptivas, e fomentar um espaço aberto para opiniões. Esses líderes defendem a inovação, potencializando sua força de trabalho inerente a diversidade, levando soluções revolucionárias para o mercado. A pesquisa do CTI mostra que os trabalhadores das empresas com diversidade 2D são 70% mais propensos a ver a sua organização entrar em um novo mercado, e 45% mais propensos a ver a sua organização ampliar seu market share, do que aqueles sem essa diversidade.

E por que a diversidade é importante para a empresa conseguir inovar? Porque indivíduos 2D são mais sintonizados com as necessidades não satisfeitas de clientes. Ter uma equipe uniforme significa que vocês tem um alcance de ideias muito baixo, ou se preferir de forma mais agressiva, um alcance de ideias muito pobre.

Por isso compensa criar uma diversidade 2D dentro da cultura da sua empresa. Organizações com Diversidade têm uma capacidade de trazer mais paixão, criatividade e abertura para ideias disruptivas e transformadoras.

Como criar uma cultura diversificada

Como sabemos, cabe a um líder gerar uma cultura aberta para uma força de trabalho diversificada, por isso, uma das melhores maneiras de iniciar uma Cultura 2D é contratar a diversidade inerente como força de trabalho e colocar uma diversidade adquirida na liderança, assim a liderança criará uma base para uma cultura aberta, inclusive, que potencializa a inovação dos funcionários de diversidade inerente. Com o passar do tempo, diversidade estará no DNA da sua empresa e outros cargos de liderança surgirão.

Se você gostou desse conteúdo, recomendo ler o meu outro artigo O poder da diversidade! Ele te dará mais base para promover cada vez mais a inovação nas empresas. Não esqueça de pedir para o seu chefe ou dono da empresa ler esse post, eles já se tornarão pessoas melhores só por se interessar pelo assunto.

Afinal, nenhuma cultura é criada da noite para o dia.

--

--

Bernard De Luna
Jellyfish Factory

Head de Produto na ThoughtWorks e Fundador do Curso de Produtos Incríveis — https://www.instagram.com/bernarddeluna