O que designers tem a aprender com desenvolvedores?

Pedro Marques
Thoughts in design and development
3 min readNov 20, 2014

--

Por incrível que pareça, não tem nada a ver com código.

tl;dr

Senso coletivo.

"E aí cara, o que vai fazer esse fim de semana? Vamos no Front In BH?” A primeira vez que ouvi essa frase foi em 2011, mas acabei não indo na ocasião mas após o evento meu amigo me contou sobre as palestras e tudo mais. Fiquei em estado de choque minha reação foi meio que:

Como assim? Um monte de desenvolvedores foram lá pra ver palestras de outros desenvolvedores? E geral se conhecia? Não pode ser.

Na época eu ainda engatinhava em desenvolvimento Front End, afinal de contas, sou Designer e fui entrar nessa até que bem tarde, mas isso não vem ao caso.

Como eu entrei nessa

Foi em 2013, após retornar do Google Developer Bus, e trabalhava na Plan B Comunicação esta que seria palco para o Dev In Company e eis que me predispus a dar uma palestra, coisa que nunca tinha feito (apesar de eu sempre ser o cara do grupo que apresentava o trabalho). O evento era sobre desenvolvimento, com palestras sobre Ruby, PhoneGap e até um desenvolvedor do Google falando sobre GoLang e eis que minha palestra sobre Experiência de Usuário teve uma ótima repercussão, tanto que no final do evento o tema foi escolhido para ser discutido por todos em uma mesa redonda.

Lá estava eu, designer (com algum conhecimento de desenvolvimento) numa mesa redonda discutindo sobre design com uns 30 desenvolvedores.

Mesa redonda sobre UX no Dev In Compay

e desde então já palestrei em vários eventos em BH, SP, RJ, todos voltados para desenvolvimento e o interessante é ver que designers estão começando a ver a necessidade desta movimentação e estão cada vez mais presentes em eventos do gênero.

Por que isso é bom?

A melhor coisa sobre comunidades são as pessoas. Todas tem um único propósito que é fazer algo significativo, algo bom pra todos. As pessoas que organizam os eventos, meetups, criam conteúdo, que criam e mantém projetos open source são as mesmas, são pessoas que sentem prazer em ajudar o outro e também sabem que o melhor jeito de aprender é ensinando.

Com todos estes eventos acontecendo, pessoas se destacando, pessoas se interessando pela área o mercado melhora como um todo, empresas grandes como a Globo.com, SendGrid, Twitter, entre outras, investem nestes eventos e no fundo elas querem mesmo é ver a galera que está lá, que está interessada e envolvida na comunidade.

Front In Maceió

Mas e aí?

Aí vemos que nós designers não temos um espaço democrático onde todos tem voz para podermos discutir sobre a situação do mercado, novos jeitos de projetar, como as coisas estão sendo feitas na empresa que você trabalha, o que você leu de interessante. Não temos um evento legal como os Front In's onde a própria comunidade organiza e faz acontecer, e como dito no texto sensacional do Leo Beto sobre as comunidades terem vida própria nós temos que nos movimentar e fazer as coisas acontecerem e a culpa é de quem por não termos uma "cena"?

Nossa.

Não vejo uma conclusão melhor pra este texto do que a conclusão do texto do Leo Beto

Não quero te magoar, mas repense o seu papel na comunidade. Você e nós, a comunidade inteira, só temos a ganhar com isso. Crie eventos. Dê palestras. Organize meetups. Isso é saudável. Mas não esqueça que você é só a maneira que a sua comunidade encontrou de se movimentar. Poderia ter sido outro e, provavelmente, no futuro outros te substituirão.

O problema de não termos uma iniciativa interessante de compartilhamento de conteúdo é totalmente nosso, e de mais ninguém.

Eu fiz minha parte, criei o Ux Belo Horizonte mas sozinho a roda não roda, que tal você vir sujar as mãos comigo e fazer algo acontecer?

--

--

Pedro Marques
Thoughts in design and development

I think fast, I talk fast, I solve problems. Director of Product Designat Booking.com