Sete canais de pessoas negras e LGBTI+ para conhecer no mês da Consciência Negra

Bia Avila
TODXS
Published in
3 min readNov 22, 2018

Falar de racismo no Brasil não é fácil. Falar de racismo e LGBTIfobia, simultaneamente, é mais difícil ainda! Diariamente, YouTubers e criadores de conteúdo pautam essas vivências. No mês da Consciência Negra, separamos uma lista de influenciadores que falam sobre a questão racial e são LGBTI+. Que tal aproveitar para conhecer e prestigiar o trabalho dessas pessoas?

Nátaly Neri [Afros e Afins]

Nátaly é uma mulher cis negra que se define como pansexual. Atualmente, está em um relacionamento com Jonas, um homem trans. Em seus vídeos no canal Afros e Afins, a YouTuber aborda os dois universos onde está inserida: ser uma mulher negra e ser LGBTI+, além de outros tópicos como beleza, alimentação vegetariana/vegana e moda. Seus vídeos são sempre muito didáticos, com embasamento político e são incríveis para desconstruir e construir novos conceitos. Para o mês da Consciência Negra, ela também escreveu, idealizou e dirigiu um documentário que está disponível em seu canal, falando sobre identificação racial no Brasil.

Murilo Araújo [Muro Pequeno]

Bicha negra cristã e militante: é assim que Murilo, do canal Muro Pequeno, se define. Um dos palestrantes do Conecta deste ano usa a sua plataforma para trazer questões relacionadas à negritude, ser LGBT e também sua relação com a religião. Já falou também de poesia negra, sobre pessoas com deficiência e LGBT e militância. Murilo também tem um perfil aqui no Medium: vale a pena seguir para acompanhar seus textos.

Spartakus [Spartakus Santiago]

Nordestino, LGBT e negro, Spartakus usa seu canal no Youtube para trazer vídeos geralmente mais curtos e provocativos sobre a questão racial, política e também sobre LGBTIfobia. Ele não tem medo de abordar temas polêmicos como apropriação cultural e masculinidade.

DaCota Monteiro [DaCota]

DaCota Monteiro é drag e negra! Também uma das participações especiais do Conecta, Caio Rodrigues traz o universo drag em seus vídeos, com tutorias de maquiagem, muito comentário e resumão de RuPaul Drag Race, há também vídeos incríveis comentando sobre blackface, vivência drag e homofobia.

Valtinho Rege [Valtinho Rege]

Valter é cineasta e, em seu canal, aborda a negritude, homossexualidade e cotidiano na favela. Seu curta-metragem “Preto no branco”, disponível no canal, foi um dos filmes selecionados para o Toronto Black Film festival no Canadá. Depois de fazer uma vaquinha online, Valter foi ao festival e lançou um documentário sobre sua viagem ao Canadá, chamado “O cinema me trouxe aqui”.

Mayara Christina e Yasmin Falcão [Marias do Brejo]

Mayara e Yasmin são um casal de mulheres negras que dividem suas experiências e vivências no canal Marias do Brejo. Já falaram sobre padrão de beleza, saúde da mulher lésbica e visibilidade bissexual. Pelo canal, entrevistaram Marielle Franco em 2017.

Rosa Luz [Barraco da Rosa]

Transexualidade, raça, música e classe: Rosa fala sobre tudo. Além de Youtuber, é rapper e também já participou de um comercial para a Avon junto com a jogadora de futebol Marte e a atriz Paola Oliveira.

--

--