Conheça os seis projetos que serão acelerados pela TODXS em 2019

Embaixadorxs e equipe da TODXS na Conferência de Jovens Líderes LGBTI+, em dezembro de 2018

Dar um impulso para concretizar um projeto que impacta positivamente a comunidade LGBTI+.

A missão do TODXS Impacto é linda assim! Começamos 2019 escolhendo seis iniciativas criadas para acelerar e tirar ideias poderosas do papel.


Para quem não conhece, o Impacto é um programa de aceleração de projetos da TODXS, apoiando os projetos sociais desenvolvidos durante o Embaixadorxs — nosso programa de formação de lideranças LGBTI+. Foram mais de 20 projetos apresentados ao fim do Embaixadorxs e que tiveram a chance de aplicar para o Impacto.

Embaixador apresentando seu projeto durante a Conferência

Ao longo dos próximos seis meses, as iniciativas selecionadas terão a chance de ir para a rua, contando com uma estrutura oferecida por nós: mentoria com especialistas, consultoria com uma pessoa LGBTI+, investimento de capital e workshops.


Vem conhecer os escolhidos:

ABRAPSI

O projeto tem a ambição de capacitar profissionais de Psicologia para acolhimento seguro e eficaz da população LGBTI+, através de um minicurso que aprofunda questões relacionadas à comunidade.

Atenta!

O Atenta! propõe a capacitação de agentes e/ou empresas de segurança para atendimento do público LGBTI+ em ambientes de festividades.

Casa LaFranco

A proposta da Casa LaFranco é criar um centro artístico e cultural LGBTI+, mostrando as vivências dessas pessoas através da arte e trabalhando com coletivos artísticos em toda a América Latina. O nome é uma homenagem a Marielle Franco ❤

Empodera!

Por meio de uma plataforma online, o Empodera! busca fomentar o empreendimento de pessoas LGBTI+, conectando-as com potenciais consumidores.

PocCast

PocCast consiste em um podcast voltado para a discussão de pautas sérias e relevantes à causa LGBTI+ de forma leve e cativante, trazendo convidados e experts em diferentes áreas para também ser uma plataforma de exposição para profissionais da comunidade.

RetificaTrans

O #retificatrans quer facilitar a retificação de nome e/ou gênero nos cartórios brasileiros por pessoas trans, por intermédio de uma parceria com advogades e através de um aplicativo de geolocalização.

Parabéns a todes ❤

O Caetano Oliveira, gerente do Impacto, explicou que, para escolher os projetos, foi levado em consideração a maturidade de projeto, escalabilidade, motivação dos líderes e diversidade de temáticas e pessoas.

“Buscamos diversidade tanto nos temas de projetos quanto nas pessoas líderes. Os projetos são de áreas muito distintas de atuação como direito, empreendedorismo, arte e produção cultural, psicologia e eventos. As pessoas líderes de projeto representam a população LGBTI+ na sua diversidade também, seja geográfica, social, racial e de gênero. Em relação aos projetos, avaliamos a maturidade atual, os objetivos para os próximos seis meses e buscamos o equilíbrio entre escalabilidade e qualidade de impacto. Entendemos que projeto de alta escala tem impacto menor de transformação na vida das pessoas, mas ele consegue levar e promover inclusão para várias pessoas. E projetos de menor escala, mas que transformam a vida das pessoas impactadas”

Próximos passos

Essa é a segunda edição da Impacto — em 2018, foram acelerados três projetos. Agora, com mais projetos acelerados, a ideia é trazer metodologias ágeis para ajudar na execução de cada iniciativa — uma novidade em relação à edição anterior. O grande desafio do Impacto é a implementação, a execução dessas iniciativas. Com o uso da metodologia ágil, esses projetos vão mais rápido para a rua, recebem avaliações e fazem as mudanças, se necessário. A ideia é começar a testar o mais rápido possível para ter um resultado melhor.

Neste ano, também temos consultores mais próximos aos líderes, pessoas da equipe da Todxs, que ajudam na criação do cronograma de cada iniciativa e no empoderamento dessas pessoas. Com o investimento que recebemos da Doritos Rainbow, quadruplicamos o investimento e agora ele é flexível: cada projeto solicita, dentro de um teto, quanto dinheiro precisa e uma banca avalia para liberar a verba.

Além disso, vamos realizar apresentações periódicas: cada projeto vai ter um espaço no mês para todas as pessoas da TODXS e para convidados externos para mostrar o progresso. Isso ajuda a divulgar o Impacto e os projetos desenvolvidos para pessoas de fora do programa.

Caetano resume bem o sentimento que é construir algo como a Impacto:

“Os projetos definem objetivos no início do programa, mas por muitas vezes os caminhos nos levam a outros resultados. Isso faz parte da execução de projeto, entendemos que todos nossos esforços precisam estar voltados à geração de impacto, por menor que ele seja, estamos caminhando para mudar o cenário LGBTI+ no Brasil”

Quero ajudar!

Ficou impactado com o Impacto? Quer ajudar o projeto de alguma forma, sendo mentor, ou quer conhecer melhor a iniciativa? Entre em contato pelo e-mail impacto@todxs.org e saiba como :)