Bemacash
A TOTVS comprou a Bematech em 2015. Na época, a TOTVS já estava consolidada como a maior e mais completa empresa de software do País e a aquisição da Bematech ampliou a presença no segmento de varejo.
O acordo permitiu unir tecnologia e inovação com conhecimento, portfólio integrado e grande capilaridade de distribuição da Bematech, como informou o anúncio da época.
A compra da Bematech resultou no Bemacash. Hoje, totalmente incorporado à TOTVS, o Bemacash se tornou um poderoso sistema de gestão, controle de estoque e adequação fiscal totalmente preparado para as legislações. um sistema de gestão, controle de estoque e adequação fiscal totalmente preparado para as legislações. A capacidade de negócios com o Bemacash é tão grande que o sistema se tornou uma linha de produtos. São eles:
- Bemacash Gestão Financeira
- Bemacash Frente de Caixa
- Bemacash Maquininha Inteligente
Toda linha de produtos tem o foco no pequeno empresário e empresas de pequeno porte. A plataforma Bemacash serve como espinha dorsal para agregar os mais diversos módulos.
O Gestão Financeira, por exemplo, é um Mini ERP (Sistema integrado de Gestão Empresarial). Ele tem o conceito de fazer toda a gestão de uma empresa. É possível executar e registrar desde a entrada de mercadorias em um estoque até a emissão de uma nota fiscal após a venda de um produto ou, até mesmo, após a prestação de algum serviço.
Rafael Fraga da Silva, Coordenador de Produtos TOTVS e Luan da Cruz Silva, Analista Sênior de Produtos TOTVS, dizem que, atualmente, o Bemacash tem um público bem variado. Com ele, é possível atender desde o prestador de serviço que instala um ar condicionado, o prestador que organiza um evento, até alguém que vende um celular no varejo, utilizando o Gestão Financeira. E ainda é possível atuar como ponto de venda (PDV), junto com os produtos Frente de Caixa e Maquininha Inteligente.
Na prática
A seguir, um exemplo de como o Bemacash poderia ser utilizado:
Ao ser um prestador de serviço e vender um ar condicionado em uma loja, oferecendo, também, a instalação do equipamento, um cliente poderia ligar para a loja e solicitar a cotação desse produto.
Se esse orçamento fosse aprovado, incluindo a venda do produto e a prestação do serviço (instalação), seria possível fazer um agendamento através do módulo de ordem de serviços. Tudo por meio do Bemacash.
Com esse agendamento, os funcionários que estão na rua, por meio de um smartphone ou tablet, saberiam para onde eles teriam que ir e o que precisariam fazer. Quando o funcionário acionasse o sistema no local agendado, a plataforma avisaria a central da empresa, alertando que o serviço já estaria em execução.
Ao final do processo, depois da instalação, a ordem de serviço geraria três itens:
- Uma “conta a receber” para a empresa, por meio do módulo financeiro do produto.
- Uma “nota fiscal do serviço e do produto”, que seria gerada pelo funcionário da empresa presente no local.
- Uma operação remota de toda a “movimentação do estoque”, que o funcionário poderia operar. Este é o caso em que o funcionário precisa acrescentar itens que não estavam previstos, como o uso de fios para a instalação. Todos esses itens poderiam ser adicionados na nota fiscal de produto.
Essa é apenas uma das possibilidades. E “o público alvo tem sido prestadores de serviço e varejo, em geral”, diz Rafael, que acrescenta:
“A TOTVS é a maior fornecedora de ERPs do mercado nacional. Só que ela não tinha, até a criação do Bemacash Gestão Financeira, nenhum ERP para o micro e pequeno empresário”
O “Frente de Caixa” foi agregado à TOTVS junto com a aquisição da Bematech. Alguns clientes tinham a necessidade de ter um controle financeiro maior. Daí, surgiu a ideia de construir o “Gestão Financeira”, um produto novo, que tem cerca de um ano e meio e está em constante construção.
“A TOTVS sempre trabalhou com um público maior, private, que faturava mais e podia investir em produtos maiores, para grandes empresas. Portanto, a TOTVS sempre teve o desejo de poder acompanhar todo o tipo de cliente. É o sonho da empresa estar ao lado o pequeno negócio, fazê-lo dar certo, acompanhá-lo desde o início, ajudá-lo no controle financeiro e facilitar a vida desse cara, para que ele deixe de ser pequeno e vire private”, explica Luan.
“Nosso desejo é que nossos clientes cresçam tanto com a nossa ajuda, que se tornem, no futuro, clientes de Protheus e outros grandes ERPs da TOTVS”, completa Rafael.
Tecnologia por trás do Bemacash
Para uma plataforma desse porte poder funcionar corretamente, é preciso usar tecnologias de ponta. Atualmente, o Bemacash Gestão Financeira trabalha com algumas linguagens de software. No quesito back-end são usados .NET, com C-Sharp e Node JS. Na parte de front-end, a estrutura usa HTML, CSS, JavaScript e JQuery.
A plataforma tem uma estrutura chamada internamente de barramento, onde aplicativos (módulos) são instalados nele. Para se ter uma ideia, o Gestão Financeira é um produto composto de cinco aplicativos, que são instalados na plataforma do cliente, de acordo com as necessidades dele. O que o torna adaptável. Ou seja, para um dos clientes pode haver, por exemplo, os módulos “compras” e “estoque”. Para outro, haverá “faturamento” e “financeiro”. Já para um terceiro, pode haver tudo isto junto.
O Gestão Financeira é o primeiro ERP da TOTVS totalmente SaaS. Esta é a sigla em inglês para a expressão “Software como serviço”. Ou seja, o cliente, com aproximadamente três minutos (ou até menos, segundo Rafael Fraga), consegue entrar na TOTVS Store, adquirir o produto e navegar nele.
É um processo extremamente rápido. E isso só é possível porque todo o sistema está hospedado em serviços de alto desempenho. Outra característica é com relação ao desenvolvimento dos módulos. É possível criar um módulo com uma tecnologia (C-Sharp, por exemplo) e criar outro módulo totalmente diferente, com outras tecnologias. Tudo isso, graças ao barramento que consegue “conversar” com diferentes tecnologias e trocar informações entre elas.
Ou seja, não importa com qual tecnologia um módulo será desenvolvido. Todos serão obrigados a se comunicar com o barramento para que funcionem. Eles são independentes entre si, mas dependentes da plataforma para funcionar.
“A gente não fica preso a uma tecnologia. Temos diversidade até nas estruturas de dados armazenadas. De acordo com a nossa necessidade, a gente analisa qual é a tecnologia que será usada”, afirma Rafael.
E se surgirem novos produtos e serviços para serem oferecidos, não será necessário desenvolver uma nova plataforma. Basta desenvolver um novo módulo e plugá-lo à plataforma.
Bemacash e Fluig
Há quem diga que o Bemacash e o Fluig são parecidos. Podem até ser. Mas não são iguais. Na verdade, o ideal é que eles sejam complementares. O desenvolvedor Diego Pinho publicou no TOTVS Developers um artigo muito interessante, chamado “Conheça o fluig por debaixo dos panos”.
Nele, Diego escreve que o fluig é a evolução das soluções de produtividade e colaboração integradas em uma só plataforma. Ela permite a criação e a viabilização dos projetos de inovação das empresas dos clientes TOTVS, independentemente do seu legado. Com ele, os clientes são capazes de unificar processos, pessoas e sistemas em uma experiência única mais fluida e intuitiva.
Por dentro do Bemacash
A seguir, você pode ver algumas telas de funcionamento do Bemacash Gestão Financeira.
- Cadastro e Produto: Visão da listagem dos produtos.
- Extrato Bancário: Visão consolidada do extrato bancário. Aqui, podemos ter uma visão de todas as contas ou somente de uma, de acordo com a vontade do cliente.
- Fluxo de Caixa: Uma das principais visões para toda empresa. Aqui, temos uma visão clara de como estão os “números” da companhia. A tela mostra contas a pagar, valores a receber e saldos atual e projetado.
- Indicadores Contas a Receber: A ideia é trazer uma visão simples, mas objetiva para os clientes. Os indicadores mostram dashboards de diversos itens do sistema, como status, formas de pagamento e categorias.
- Manager — Plataforma: Módulos — Tela inicial de acesso à plataforma Bemacash. Aqui ficam consolidados todos os aplicativos/módulos que os clientes possuem contratados na plataforma. Ela é adaptável à necessidade dos clientes. Para um deles pode haver, por exemplo, os módulos “compras” e “estoque”. Para outro, haverá “faturamento” e “financeiro”. Já para um terceiro, pode haver tudo isso junto, como mostra o exemplo a seguir.
- Visão Geral Estoque: Aqui temos uma visão consolidada do Estoque, com informações de produtos mais vendidos, menos vendidos, saldo etc.