Atualizando a versão do Laravel para 5.5

victorhugorch.github.io

Olá, DevZ.

Se você não acompanha com frequência as novidades do mundo PHP e do Laravel, você não estava sabendo que a algum tempo a documentação da nova versão do Laravel foi liberada para a comunidade. Alguns dias após a Laraconf 2017, o Taylor Otwell (Criador do Laravel, Forge, Envoyer…) disponibilizou a nova versão do framework.

Como sempre, toda a nova versão é acompanhada de um upgrade guide da versão antecedente para a atual. Lembrando que nem todas as alterações feitas são abordadas nesse artigo mas você pode facilmente visualizar as alterações entre as versões através da ferramenta de comparação do Github.


Vamos começar atualizando o composer.json do projeto. Iremos mudar a versão do framework para a “5.5.*”, a do phpunit para “~6.0”. A nova versão do Laravel agora também pede como versão mínima do PHP a 7.0, se o seu projeto ou equipe ainda não iniciou a migração para a nova versão a documentação oficial do PHP possui um excelente guia de migração que inclui tudo o que você precisa verificar antes de fazer o upgrade.

composer.json example

Após alterar o composer.json como no exemplo acima você precisa rodar o comando composer update no seu projeto. Após isso precisamos alterar alguns arquivos que variam de acordo com o que você está usando no seu projeto. Por exemplo, se você anda escrevendo testes para a sua aplicação, você pode rodar o comando vendor/bin/phpunit e descobrir exatamente onde a sua aplicação está falhando sem ter que testar manualmente todo o projeto.

No meu caso, os problemas foram diretamente nos testes. A nova versão do Laravel renomeou alguns métodos afim de criar um padrão de nomenclatura para todo o framework, as mudanças foram as seguintes:

  • seeIsAuthenticated => assertAuthenticated
  • dontSeeIsAuthenticated => assertGuest
  • seeIsAuthenticatedAs => assertAuthenticatedAs
  • seeCredentials =>assertCredentials
  • dontSeeCredentials =>assertInvalidCredentials

Após isso todos os meus testes voltaram a passar e no seu projeto? O Laracast disponibilizou uma série para você ficar por dentro das novidades dessa nova versão: What’s New in Laravel 5.5

Ps: Se você utiliza pacotes de terceiros o Leandro Henrique ensinou nesse ótimo vídeo como atualizar seu pacote através do composer.

Se você chegou até aqui não esqueça de deixar o seu clap e/ou um comentário. Se você tem interesse por Laravel ou gostou do meu texto você pode ler algum dos meus outros artigos, eu recomendo:

  1. PHP — Implementando adminLTE no Laravel
  2. PHP — Criando um CRUD com Laravel
  3. PHP — Relacionando Models e Tabelas no Laravel
  4. PHP — Escrevendo o seu primeiro teste no Laravel
See you, Space Coyboy!
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.