Como foi a GDG — DevFest Rio de Janeiro 2017

Victor Hugo Rocha
Training Center
Published in
3 min readDec 14, 2017
GDG Rio 2017

Olá, DevZ.

Nesse sábado, 25 de novembro, rolou a GDG (Google Developers Group) DevFest. A versão carioca do evento trouxe várias palestras com temas muitos variados: Go, Rust, Scala, Machine Learning, Agile, entre outros.

A ideia desse post é compartilhar todo o material que me interessou do evento com outros desenvolvedores e fazer um apanhados dos perfis e slides das palestras que eu curti. O evento contou com duas salas e haviam palestras simultâneas então não deu pra conferir tudo.

Fica a recomendação para vocês darem uma olhada no material e procurarem os palestrantes para trocar ideia sobre os assuntos que gostaram!

  1. Arte para Robôs

Nessa talk a Isa Silveira falou sobre como foi o processo de ensinar a máquina a gerar novas obras de arte a partir de um banco com algumas obras, além de falar sobre o processo ela abriu uma breve discussão sobre o que é arte?

2. Mantenha o Usuário no seu site Offline

Excelente palestra do Matheus Mesquita que mostrou pro pessoal alguns cases de empresas que já utilizam o conceito de uma PWA (Progressive Web Apps) em produção além de passar um pouco da teoria. Posso dizer que a talk foi inspiradora pra mim. Sai do evento no mesmo dia refatorei o meu site pessoal para uma PWA com VueJs e recomendo a todos que também o façam.

3. Web Assembly and Rust

Nessa talk o Raphael Amorim tentou simplificar dois assuntos que costumam assustar a galera que escuta a palavra Assembly. Criada com foco em performance ele apresentou Rust e Assembly pra muita gente, pelo menos pra mim que só tinha ouvido falar. Se você curte desempenho, vale ler mais sobre o assunto.

4. Building Reactive Systems

Confesso que vi o nome dessa palestra na programação e fui achando que ia aprender alguma coisa de React. Felizmente, era muito mais que isso. O Eduardo Costa apresentou para gente o manifesto reativo e um pouco do conceito de programação reativa X desenvolver um sistema reativo.

Infelizmente não consegui achar a talk de alguns palestrantes e nem o contato de todos, por isso algumas talks ficaram de fora mas você pode ver o que rolou no evento no site oficial. Keep Learning!

Se você chegou até aqui não esqueça de deixar o seu clap e/ou um comentário. Se você tem interesse por Laravel ou gostou do meu texto você pode ler algum dos meus outros artigos, eu recomendo:

  1. PHP — Implementando adminLTE no Laravel
  2. PHP — Criando um CRUD com Laravel
  3. PHP — Relacionando Models e Tabelas no Laravel
  4. PHP — Escrevendo o seu primeiro teste no Laravel
  5. PHP — Atualizando a versão do Laravel para 5.5
  6. PHP — Salvando imagens no Laravel 5.5

See you, Space Cowboy!

--

--