Dicas para novos(as) pupilos(as)

Quando estamos iniciando em nossas carreiras como desenvolvedores de software ficamos perdidos. São muitas tecnologias, muitos termos novos, muita coisa nova. Um mentor, um alguém para nos guiar, faz muita diferença em nossas vidas.

No Training Center temos um projeto para ajudar quem está iniciando, o Mentoria. Só que antes de começar uma conversa com um mentor ou uma mentora é importante estar preparado para ouvir as dicas, críticas e já ter algum tempo disponível para manter contato com essa pessoa e para estudar o que nos for indicado.

Tempo é precioso

O tempo é algo precioso em nossas vidas e você precisa ter tempo para treinar e estudar muito quando quer entrar ou mudar de área. Certifique-se de ter tempo para fazer uma reunião de vez em quando com seu mentor ou com sua mentora antes de entrar em contato com eles, pois isso lhe será cobrado.

Esse tempo, que muitas vezes dizemos para nós mesmos que não o temos, não nos é dado de bandeja. Nós precisamos nos planejar para disponibilizar tempo para cada coisa. Precisamos aprender a priorizar nossas tarefas antes de sair estudando sem planejamento.

Você também vai precisar priorizar tempos para descansar, afinal quem muito estuda e muito exercita e, por consequência, muito se cansa.

Esvazie seu copo

Quando entramos em contato com mentores(as) podemos já possuir algum conhecimento prévio. Caso deixemos o ego falar mais alto acabamos deixando de aprender algo novo com outras pessoas.

Mesmo que você ouça sobre algo que já sabe, outra pessoa pode te dar uma nova perspectiva sobre o assunto.

Antes de entrar em uma aula no seu curso, na faculdade ou antes de ouvir seu(sua) mentor(a) você precisa esvaziar sua mente, esvaziar o seu copo, uma mente cheia (ou você pensando que sabe tudo), não cabe mais nada.

Copo transbordando

Temos que ter a humildade de ouvir nossos professores e mentores de maneira que estejamos abertos ao que eles disserem.

A arte de aprender com as críticas

Quem te mentorar vai te criticar, isso é quase uma lei. Quando vemos algo errado, falamos. Quando vemos algo que não está com certa qualidade, falamos. Isso é extremamente comum e não fazemos isso para nos colocar por cima de um(a) pupilo(a), fazemos isso por que nos importamos com as pessoas que estamos ajudando e queremos o seu melhor.

É lógico que se alguém que te mentorar for rude ou agir com ignorância isso deve ser denunciado aos moderadores do projeto, pois não toleramos esse tipo de comportamento. Criticar de maneira construtiva é diferente de ser estúpido com alguém.

Sempre que receber um feedback negativo, tente entender o porque disso. Não fique sem entender o motivo pelo qual seu(sua) mentor(a) te falou que você errou e mais: pergunte como pode melhorar no que lhe foi criticado. Quase sempre dizemos como melhorar, mas podemos nos esquecer então questione.

Você também deve dar feedbacks

Mentores(as) não são robôs perfeitos ou os donos do conhecimento e sabedoria milenar. Nós precisamos de sua ajuda para melhorarmos também.

Sempre procure dar feedback de se estiver entendendo o que é passado, diga se achar ruim o comportamento de seu(sua) mentor(a).

Também aceitamos links de matérias legais sobre nossas áreas. Compartilhe conhecimento com seu(sua) mentor(a).

A comunicação é muito importante entre ambos.

Falando de comunicação, não suma

É bem decepcionante para um(a) mentor(a) preparar todo o estudo de um(a) pupilo(a) e essa pessoa sumir do mapa por semanas sem ao menos dar uma satisfação.

As vezes mandamos email diversas vezes e mesmo assim a pessoa não responde. Parece até querer evitar o(a) mentor(a) por medo do que lhe foi proposto a fazer. — Sendo que o mentor não deve te obrigar a nada do que você não queira fazer.

Conclusão

Lembre-se de se planejar antes de entrar em contato com os(as) mentores(as), mantenha-se humilde para aprender sempre mais, busque aceitar as criticas e aprender com elas e mantenha a comunicação com quem estiver lhe ajudando.

Essa é a formula do sucesso como pupilo(a) de alguém.

Se você acha que faltou alguma explicação nesse post, comenta aqui e vamos melhorar. Estamos sempre melhorando.

Siga o Training Center no Twitter para se manter atualizado(a) sobre nossas novidades: trainingcentr

Entre no nosso Slack para participar das decisões desse projeto e também para ver gifs engraçados!

Conheça nossas iniciativas.