Planejando a carreira em programação

Evandro F. Souza
Training Center
Published in
8 min readJul 19, 2018

A área de TI está sempre em constante transformação e evolução. A cada momento que passa, algum framework novo está sendo criado, alguma arquitetura nova está sendo desenvolvida, alguma metodologia nova está sendo aplicada. Assim como as empresas precisam estar em constante evolução e acompanhar este crescimento exponencial para se manterem competitivas, os profissionais de TI compartilham da mesma responsabilidade. Para se manter competitivo no mercado de trabalho é necessário manter um aprendizado contínuo. Mas sabemos que na realidade de alguns é difícil acompanhar este ritmo da TI. Nem todas as empresas são iguais, por exemplo, o dia a dia das pessoas que trabalham em ambientes de startups normalmente é diferente daquelas que trabalham em ambientes corporativos.

Nas startups a inovação é abordada naturalmente — muitas vezes até faz parte do negócio — , logo, a maioria dos profissionais de startups conseguem acompanhar a evolução do mercado de TI com certa naturalidade.

Já nos ambientes corporativos, a prioridade é outra, estes ambientes geralmente vem acompanhados de sistemas legados, processos bem estruturados e politicas internas. Características que podem atrasar um pouco quando o assunto é inovação.

Independente de onde você trabalha, a necessidade de aprender constantemente é a mesma. E isso leva a algumas questões:

  • Como manter-se atualizado com esta constante evolução?
  • Como manter-se motivado?
  • Como organizar seus estudos?
  • Existe alguma formula mágica?

Desde que comecei a postar aqui no Medium, este é o primeiro post que o assunto não é técnico. O objetivo deste post é refletir sobre as questões citadas acima e comentar o que eu faço em relação a elas.

Este post é fortemente baseado no livro “Soft Skills The software developer’s life manual”. Este foi o livro que me fez começar a refletir sobre estes assuntos. Por isso, eu recomendo muito a leitura.

Definindo objetivos para sua carreira

Eu gosto de tratar a minha carreira como uma empresa, a minha própria empresa. É uma empresa no qual eu tenho que cuidar da imagem dela, tenho que manter os serviços oferecidos atualizados e compatíveis com o mercado. Agora, pensando neste link (carreira == empresa), eu pergunto, existe alguma empresa sem objetivo? Eu acredito que não, todas as empresas que eu conheço possuem algum objetivo bem definido. Sendo assim, fica claro a necessidade de uma carreira ter um objetivo.

Quando falamos de objetivos, falamos de futuro. Falar de futuro é sempre difícil. Queria que hoje fosse simples igual quando éramos crianças e sonhávamos com uma profissão — eu lembro que com 6 anos de idade eu queria ser piloto de avião. Era tão simples almejar um futuro.

Reflita: Onde você quer estar daqui a 5 anos?

É uma questão difícil de responder, né? Mas ao mesmo tempo é uma questão muito importante de se responder, o quanto mais cedo você responder, melhor. Para ilustrar a importância, vamos fazer uma analogia, comparar a carreira profissional com um barco a velas:

Photo by Bobby Burch on Unsplash

Imagine que você está navegando pelo oceano em um barco a velas. Você pode içar as velas e começar a navegar, como a maioria das pessoas faz. Mas se você não tem um destino claro escolhido e você não toma as medidas necessárias para guiar o barco nessa direção, você simplesmente sairá à deriva no mar. Talvez com o tempo você encontre alguma ilha, mas você nunca fará um progresso efetivo enquanto não definir onde deseja ir. Uma vez que você souber o destino, você poderá usar todas as ferramentas à sua disposição para orientar ativamente o barco na direção que o levará até lá.

Certo, mas falar é fácil né. Você deve estar se perguntando: Mas como faço para definir objetivos? Infelizmente, não existe formula mágica ou resposta fácil. Abaixo eu vou comentar algumas reflexões que me ajudam:

Primeiro, pense somente no objetivo principal (o objetivo de longo prazo). Este objetivo não precisa ser algo muito especifico, mas precisa ser claro o suficiente para você saber se está indo na direção certa ou não. Pense no que você deseja fazer na sua carreira. Você quer se tornar um gerente de uma empresa? Você quer começar um negócio próprio de desenvolvimento de software? Você quer ser engenheiro de software em alguma empresa famosa? Tire um momento para si e pense: No que você quer estar trabalhando daqui a 5 anos?

Segundo, imagine e defina o caminho que você precisa trilhar para chegar no objetivo principal. Crie uma lista de objetivos secundários, que quando concluídos resultarão em um progresso no objetivo principal. Por exemplo, vamos supor que o seu objetivo principal é:

Objetivo principal: Ter um negócio próprio .

Possíveis objetivos secundários:

  • Neste ano, ler o livro X sobre empreendedorismo.
  • Neste ano, ler o livro Y sobre Startups.
  • Neste ano, ir a X meetups sobre empreendedorismo.
  • Neste ano, tirar a ideia Z do papel.

Os objetivos secundários servem para manter você no caminho certo e motivado para que continue indo na direção do seu objetivo principal.

E não se preocupe, nada é escrito em pedra. O objetivos secundários podem mudar conforme o tempo, o importante mesmo é saber para onde está indo e onde quer chegar.

A motivação para estudar

Agora, você deve estar se perguntando:

Qual a relação entre objetivos de carreira e se manter atualizado nos estudos?

Bom, na minha opinião tem TUDO A VER. A partir do momento que está definido um objetivo principal e ele está bem claro para você. Na medida que os objetivos secundários vão sendo concluídos, você começa a ter o sentimento de progresso e controle na sua carreira. Este sentimento de progresso e controle se torna uma motivação. Quando estudamos por conta própria, o maior desafio é a motivação para continuar.

Além do mais, a partir do momento que você define objetivos secundários, muitos deles serão relacionados a estudos. Por exemplo, vamos supor que você defina como objetivo principal ser Desenvolvedor Front end Sênior até o final do ano que vêm. Certamente, a maioria dos objetivos secundários serão iniciativas relacionadas a estudos de tecnologias emergentes desta área específica.

Organizando os estudos

Certo, você já possui seus objetivos, já está motivado e estudando. Agora como faz para não enlouquecer?

Este ano eu lancei um desafio para mim mesmo. Um dos meus objetivos secundários é: Aprender no mínimo três tecnologias novas por mês. Até o momento que escrevo este post tem dado certo, já se passaram 6 meses que estou com este desafio e eu ainda não endoideci (pelo menos eu acho). Aqui eu vou explicar a metologia que estou utilizando — retirada e adaptada do livro que eu citei no inicio do post.

Defina acordos consigo mesmo

Este eu considero o primeiro passo e o mais importante. Defina acordos consigo mesmo sobre as regras e expectativas para os seus estudos, reflita nas questões abaixo:

  • Quantas horas você vai investir em seus objetivos por dia?
  • Quantas horas você vai investir em seus objetivos por semana?
  • Quantas horas você vai investir em seus objetivos por mês?

Note que eu deixei em negrito a frase: “você VAI investir em seus objetivos”. Isso foi proposital, pois uma vez definido, você deve cumprir com o prometido não importa a razão. Você deve se esforçar para não quebrar essa promessa consigo mesmo. Isso é importante, pois se você falhar uma vez, este acordo deixará de ser algo importante no seu mindset e possivelmente você não criará um hábito.

Sendo assim, para que você consiga cumprir com acordo prometido, é importante que você…

Seja flexível consigo mesmo

Este acordo não deve ser algo impraticável e nem algo exagerado. Pelo contrário, deve ser algo flexível e que não impeça você de viver sua vida normalmente. Na verdade, este acordo serve para duas coisas:

  • Dar a sensação de controle e andamento nos seus objetivos.
  • Criar o hábito de investir tempo nos seus objetivos.

Qual é o meu acordo comigo mesmo?

Eu acordei comigo mesmo que eu DEVO investir no mínimo 7 horas por semana nos meus objetivos. E é realmente bem flexível. Por exemplo, ontem eu acabei investindo só 30 minutos. Agora eu sei que algum dia da semana eu terei que estudar por 30 minutos a mais.

Investindo em média 8 horas por semana (a maioria das semanas eu me empolgo), eu estou conseguindo estudar um assunto novo por semana.

Agora que você já fez o seu acordo, é importante que você…

Utilize as ferramentas a sua disposição

Existem muitos artigos bons sobre produtividade, por exemplo, no artigo da Fernanda Bernardo ela falar sobre duas ferramentas/técnicas que eu considero muito importantes para organizar seus estudos:

  • Kanban. É aquele quadro que divide em colunas , o mais comum é utilizar 3 colunas: Para fazer, fazendo e feito. Mas na verdade você pode utilizar da maneira que quiser. Eu por exemplo utilizo uma coluna por dia da semana.
  • Pomodoro. Esta técnica consiste em organizar o tempo que trabalhará nas tarefas. Com esta técnica você divide o seu tempo em pomodoros (também chamado de 25 minutos). Cada vez que você iniciar um pomodoro, você deverá ficar 25 minutos concentrado naquela tarefa (e somente ela). Ao término de um pomodoro, você terá 5 minutos de intervalo. Após 4 pomodoros consecutivos, o intervalo será maior, de 15 a 30 minutos.

Existe várias ferramentas para Kanban e pomodoro. Eu gosto de utilizar a KanbanFlow. O que eu mais gosto dela é que ela possui um pomodoro embutido. Na Figura 1 abaixo é possível ter uma visão do meu Kanban nesta semana:

Meu querido Kanbanzinho

Algumas coisas para notar:

  • Além da coluna do backlog e done, eu possuo uma coluna para cada dia da semana. No inicio de cada semana, eu defino todas as tarefas que farei naquela semana.
  • Junto com a criação da tarefa eu faço uma estimativa de quantos pomodoros (meia hora) esta tarefa levará. Por exemplo, a tarefa que eu estou trabalhando neste momento (ilustrada na figura), já foram concluídos 2 pomodoros (1 hora) e eu estimei que ela levará um total de 2 horas. Observação: No inicio, quase todas as estimativas eu errava. Com o tempo eu fui tendo cada vez mais noção do que é 30 minutos do meu tempo. Atualmente estou errando menos.
  • Após estimado cada uma das tarefas, eu organizo as tarefas e predefino qual tarefa farei em cada dia da semana. Desta maneira, somente olhando o Kanban eu tenho a ideia que eu devo estar terminando este post entre sexta e sábado.

Conclusão

O mundo de software está sempre mudando. Parece que todos os dias uma nova tecnologia está surgindo e o que aprendemos ontem é irrelevante.

Nesse mundo de mudanças rápidas, a capacidade de aprender é extremamente importante. Desenvolvedores de software que optam por permanecer estagnados e negligenciam o desenvolvimento de suas habilidades são logo deixados para trás, perdem oportunidades futuras e são relegados a trabalhar em sistemas legados do passado. Se você quer escapar desse destino, você precisa aprender a desenvolver esse hábito de não parar de estudar e sempre se atualizar.

Eu tenho mais algumas coisas ainda para falar, como por exemplo o método que eu tenho utilizado para aprender rapidamente coisas novas (afinal a minha meta é aprender um assunto novo por semana). Porém, para não tornar esta leitura cansativa, vou deixar este assunto para outro post.

Se quiser trocar uma ideia ou entrar em contato comigo, pode me achar no Twitter(@e_ferreirasouza) ou Linkedin.

Grande abraço e até a próxima!

--

--