QAs entrando em DEV’s World

Carla Crude
Training Center
Published in
3 min readFeb 27, 2018

Por que participei do encontro do Guru-SP (Grupo de Usuários Ruby) do dia 24–02 com 90% de DEVs?

CONTEXTO
Como profissional de qualidade, além de testar, estou sentindo a necessidade de desenvolver outras habilidades, como desenvolvimento, infraestrutura, soft skills e por aí vai. Antes tínhamos só testes manuais, agora estamos focados no cenário de automação. Mas será que só migrar de manual pra automação é suficiente? Automação é uma necessidade do mercado e além disso, acredito que se queremos entregar qualidade de forma ampla e eficaz, precisamos nos envolver no TODO.

Sabemos que esta não é a realidade de muitas empresas, mas parece que estamos caminhando, e em alguns casos já vivendo um ‘futuro’ onde a qualidade será muito mais do que a realização de testes manuais ou automatizados. No final das contas, o que existe é uma equipe preocupada em garantir a qualidade de um produto e fazer uma entrega da melhor forma possível. E nós QAs sendo agentes de TUDO isso!

Iniciei o aprendizado da linguagem Ruby há alguns meses atrás e inclusive já até indiquei em outro artigo os cursos do prof. Jackson Pires para aprendizado de Ruby. Comecei pesquisar e me envolver mais com a linguagem e então fui parar no 46º encontro do Guru-SP, onde 90% dos participantes eram DEVs e homens (vide foto no site, rs).

IMPRESSÕES DO EVENTO
1ª MEDO! Achei que não ia entendar nada.
2ª VERGONHA! Só tínhamos eu e mais uma amiga que não era DEV ou Infra.
3ª ESTRANHESA! Cadê as mulheres deste evento?
4ª ORGULHO! Estou entendendo tudo gente.
5ª ALEGRIA! Foi maravilhoso e enriquecedor estar lá.
6ª NECESSIDADE! Estimular todos que trabalham com qualidade de software a participarem de eventos assim e não somente DEVs.

APRENDIZADO
1. O que são changelogs;
2. Infraestutura com terraform;
3. Automação de testes;

Se você se interessou em saber um pouquinho destes temas, abaixo farei uma breve descrição e colocarei os links das palestras na íntegra que estão disponíveis no Youtube:

1. O que são chagelogs (link)

  • Definição: As mudanças e demandas que ocorrem ao longo de um projeto serão implementadas. Para documentação destas mudanças, surgem os changelogs. Changelog não é só para o desenvolvedor, mas para os usuários também.
  • Relevância: Como QAs precisamos estar cientes dos problemas e soluções em produção e podemos fazer isto através dos changelogs.

2. Infraestrutura com Terraform (link)

  • Definição: A criação de infraestrutura como código, chamada de IaC (Infraestructure as Code), pode ser realizada em diferentes provedores de nuvem. O framework Terraform facilita a manipulação de recursos (servidores, banco de dados, etc) na nuvem.
  • Relevância: Qual o tamanho da aplicação? Como é sua segurança? Conheço o ambiente em produção? Como QA posso e devo saber sobre a infraestrutura da aplicação que estou testando. Testes de stress/carga por exemplo devem ser parametrizados de acordo com a infraestrutura.

3. Prática para automação de testes (link)

O que é um bom teste?

  • Definição: Um bom teste deve verificar que o código funciona como esperado, previnir regressões, pode ser utilizado como documentação, servir de guia para design (TDD) e auxiliar nas refatorações.
  • Relevância: Para garantia de um padrão ideal de testes, utiliza-se o xUnit: uma coletânia de práticas aplicadas em vários frameworks como base para escrita de bons testes. Neste padrão o teste deve ser dividido em 4 fases: Setup, exercício do que acontece, verificação do resultado e a destruição (Teardown) de algo criado no setup.

É muito fácil escrever testes ruins!

  • Definição: um teste ruim pode ser aquele, onde existe um abuso de DSLs (domain-specific language) de um framework específico ou abuso de DRY (Don’t repeat yourself), deixando os testes muito acoplados e complicados de ler.
  • Relevância: reduzir as duplicações e acoplamento dos testes pode não ser o caminho perfeito, se realizado em excesso.

Coloquei aqui um resumão , mas super vale a pena assistir as palestras na íntegra, pois tem bastante conteúdo que nos ajudará!

Gostaria de deixar meus parabéns para galera do Guru-SP e agradecer aos palestrantes pelo aprendizado.

Espero ter estimulado e ajudado vocês.

Nos vemos no próximo evento! ;)

--

--

Carla Crude
Training Center

Cientista por formação, curiosa por nascimento e analista de qualidade de software por opção. Sempre em busca de compartilhar conhecimento!!