Training Center: o que e por que fazemos

William Oliveira
Training Center
Published in
7 min readNov 20, 2017

No último artigo eu contei a história da nossa comunidade, o Training Center. Neste artigo vou explicar o que e por que fazemos o que fazemos.

Vou tentar resumir nossas iniciativas e no final do artigo dizer o por que fazemos tudo isso.

Se você perdeu o último artigo, da uma olhada aqui no link abaixo e depois volte aqui. :)

O que fazemos no Training Center

Além de jogar conversa fora num Slack dos mais movimentados que eu já vi, acho que ficou mais que claro no artigo anterior qual o nosso foco, né?

Ajudar as pessoas em suas carreiras na área de desenvolvimento de software. Seja do zero ou estimulando o crescimento profissional.

Pessoas que desejam aprender a programar ou aprender algo relacionado a desenvolvimento de software simplesmente por aprender também podem se juntar a nós.

Nossas iniciativas

Para ajudar as pessoas a conseguirem seus empregos ou alcançarem uma boa colocação na área de desenvolvimento de software temos diversas iniciativas e vou explicar agora como cada iniciativa ajuda as pessoas de alguma maneira.

Slack

No nosso Slack nós conversamos sobre tecnologia, desenvolvimento de software e outros assuntos relacionados o dia inteiro.

Tentamos manter o ambiente saudável e seguro para que as pessoas se conheçam, gerem empatia umas nas outras e se ajudem.

Através do Slack algumas pessoas já disseram conseguir apoio para não desistir da área, buscar seu primeiro emprego e até mesmo conseguir seu emprego dev.

Mentoria

No Mentoria conectamos uma pessoa do mercado de trabalho para acompanhar alguém que deseja entrar ou conseguir uma boa colocação na nossa área.

Já ajudamos diversas pessoas a conseguirem seu emprego ou recolocação, da uma olhada em alguns relatos:

Dojos

Através dos Dojos estamos colocando as pessoas em contato com código e colaboração em time durante a resolução de algum problema/criação de algum produto com programação.

Os Dojos são agitados diretamente pelo Slack e é tudo feito online para que pessoas das mais diversas localidades possam participar.

Meetups

Através dos Meetups estamos tentando movimentar as comunidades locais.

Com os encontros presenciais as pessoas se conhecem melhor, criam ainda mais empatia entre elas e daí que vem as coisas legais, como indicação em empregos, ajuda em estudos, etc.

Qualquer pessoa pode criar um Meetup, basta seguir o guia proposto no nosso repositório, viu. ;)

Divertidalista

A Divertidalista é um repositório com uma lista de projetos que aceitam Pull Request categorizados com tags de iniciante, intermediário, etc. Com isso conseguimos fazer com que pessoas façam suas primeiras contribuições em projetos open source.

Se você tiver um projeto que pessoas iniciantes podem contribuir de alguma maneira, já coloca lá. Só lembre-se de deixar issues bem descritas para que as pessoas realmente consigam entender como te ajudar.

Primeiro trampo

O primeiro trampo é um repositório onde listamos pessoas que buscam seu primeiro emprego na área de desenvolvimento de software, seja como junior ou estágio.

Estamos divulgando essa lista para empresas conhecidas e as pessoas irão conseguir muita coisa boa através desse projeto.

Forum

Nosso forum surgiu devido ao problema de escalabilidade do Mentoria e está sendo muito útil para ajudar pessoas que tem alguma dúvida sobre carreira.

Diversas perguntas aparecem ali e a partir disso diversos direcionamentos vem aparecendo desde o que aprender até mesmo como conseguir um aumento salarial!

Grupos de estudos

Os grupos de estudos ajudam as pessoas que querem aprender algo e precisam de algum apoio. Estudar em grupo é muito mais divertido e motivacional do que estudar só.

Vários grupos já nasceram, cresceram e deram espaço para outros e se você quiser abrir um grupo basta seguir o guia no repositório.

Um excelente exemplo de grupo foi o de PHP.

Code Review

No processo de aprendizagem e até de construção profissional o Code Review ajuda muito.

As pessoas podem dar dicas de algoritmos, performance, manutenção de código, arquitetura e muito mais. Isso torna as pessoas mais excepcionais no que fazem.

Já tivemos excelentes comentários que ajudaram demais as pessoas que buscam revisão dos seus códigos através da nossa comunidade.

Code House

O mercado de trabalho em desenvolvimento de software está e é muito aquecido, porém não é em todos os estados que o mercado é tão bom.

As pessoas buscam um bom salário, trabalhar em empresas legais e trabalhar com tecnologias atuais e inovação, porém essas oportunidades estão em alguns estados específicos ou são raras. :(

Mudar de estado não é nada fácil, por isso existe o Code House: uma oportunidade de ajudar pessoas que estão se mudando ou precisam de um lugar para passar alguns dias para fazer uma entrevista, por exemplo, porém não tem uma quantidade de dinheiro livre para investir nisso.

O que é esse desenvolvimento de software que tanto queremos que as pessoas aprendam

Fica estranho falar desenvolvimento de software e não programação?

Então… Nossa comunidade não tem seu foco em ajudar a aprender SÓ programação. Nosso foco é desenvolvimento de produtos digitais e isso implica em muito mais coisa do que só código.

Design, Gestão, Arquitetura de Software, Testes, Agile, Mobile, Web, Desktop, IoT, Empreendedorismo Digital… Tudo isso e muito mais é o que resumimos como desenvolvimento de software.

Claro que temos muitas iniciativas focadas em código, pois a maioria na comunidade (voluntários (as)) são pessoas que trabalham com programação, porém você já deve ter visto que, em nossas entrevistas com profissionais do mercado, nós sempre tentamos dar mais perspectiva pra quem deseja entrar nesse mundo da tecnologia.

Também é claro que ainda não estamos atingindo todos os tópicos que comentei a cima, pois estamos em uma construção imensa até conseguirmos ajudar em cada pilar dos produtos digitais. Ainda nos falta muito trabalho.

É isso que tentamos estimular no Training Center: carreiras em desenvolvimento de produtos digitais.

Por que queremos ajudar pessoas a entrar na área de desenvolvimento

No mercado de trabalho está acontecendo, a algum tempo, uma nova revolução que muda tudo em nossa sociedade: é a revolução digital ou revolução tecnológica.

Daqui a poucos anos o mercado de trabalho estará muito mais escasso. As pessoas que não aprenderam ou não direcionam suas carreiras para a tecnologia estarão fadadas a ficar sem emprego ou trabalhar em cargos muito pouco valorizados.

Só que nossos políticos parecem não ligarem tanto para pessoas que tem menos acesso a informação e outros grupos de minorias. Por isso não vemos aulas de tecnologia ou palestras sobre carreira em tecnologia nas escolas públicas e muito menos incentivo a áreas da ciência.

Nossos governantes estão muito mais inclinados a criação de leis que favorecem os seus interesses do que investir seu tempo na evolução intelectual e capacitação da população.

Sabemos que em boas escolas particulares o ensino de tecnologia e até mentoria em carreira acontece no ensino médio. — E isso é ótimo!

Ou seja: as pessoas que tem condições de estudar em escolas particulares ou que podem estudar depois que sai da aula na escola pública e tem um bom direcionamento dos pais estarão a anos luz das pessoas menos afortunadas ou menos privilegiadas em nossa sociedade.

Nós queremos diminuir essa distância na corrida pela boa colocação no mercado de trabalho.

Nas faculdades as pessoas são estimuladas a “fechar a grade” e somente pegar o diploma pra agradar algum gerente ou diretor que acha que isso é garantia de alguma coisa ou para empresas que ganham certificação por ter profissionais “qualificados” em seu quadro de funcionários.

Enfim, a maioria das faculdades está pouco se lixando pra se você aprende de verdade ou se você vai sair de lá e conseguir um emprego na área. Pelo menos as que são acessíveis a população de baixa renda são uma verdadeira fábrica de certificados, não um lugar pra aprender algo de verdade e receber estímulos a crescer.

Pessoas em seu ensino básico não tem direcionamento, pessoas já na faculdade não tem perspectiva. A educação é tratada como um mercado lucrativo e não um meio de moldar e mudar a sociedade.

Também sabemos que as minorias estão se sujeitando a empregos onde são desrespeitadas, ridicularizadas e pouco valorizadas. Quem não tem uma amiga que vive reclamando do seu ambiente de trabalho machista? Ou quem não tem um amigo ou amiga LGBT+ que são constantemente agredidos(as), mesmo que “sem querer”, pelas pessoas do seu emprego? Isso sem contar pessoas negras, pessoas de outras etnias, etc que também vem sofrendo caladas a anos.

O preconceito está aí pra fazer da vida das pessoas um inferno, nós estamos aqui pra capacitar as pessoas pra que elas não tenham que se sujeitar a isso.

É muito fácil dizer que uma pessoa está marginalizada por que fez escolhas ruins, porém é difícil ter empatia pra perceber que as opções não chegaram a essas pessoas.

De dentro do quarto ou da sala de estar jogando o vídeo game de última geração é fácil não enxergar que nem todo mundo teve acesso a informação, privilégios ou ao apoio pra fazer boas escolhas.

É por isso que fazemos tudo isso no Training Center: pra que as pessoas tenham mais opções para poder fazer boas escolhas em suas vidas.

--

--

William Oliveira
Training Center

Engenheiro de software frontend, escritor do livro O Universo da Programação (http://bit.ly/universo-da-programacao), periférico e bissexual