Virei o cara do cafezinho? Sim, o temido estagiário 😮

Luan AP
Training Center
Published in
3 min readFeb 3, 2019

Tudo certo galerinha? Hoje depois de quase um ano, venho trazer a continuação de um artigo que havia prometido há muito tempo: o de como foi minha experiência nos primeiros dias como estagiário.

O primeiro artigo que trato sobre isso foi o Como o Training Center me ajudou a conseguir meu primeiro trabalho como DEV.

Como assim sem café? Cadê o estagiário?

Faz um ano quase desde que eu sai da empresa como estagiário, lembro-me que quando ingressei na empresa e entrei para atuar nos meus primeiros dias fiquei mais alegre impossível ver como desenvolvedores realmente trabalhavam e como eram um ambiente de produção real, aquilo me fascinava.

Haviam passado um livro de ASP.NET para eu estar estudando ( que nunca cheguei a terminar :v), não demorou muito até começassem a me passar issues pequenas (como uma palavrinha ali, um errinho aqui), mas se tem algo que não se deve fazer para estagiários é deixar eles mexerem no código, eu como já fui um sei o quanto atrasa o time de desenvolvimento, mesmo sendo uma issue que parece ser pequena, com um errinho, tem todo um processo por trás pra poder chegar de fato na solução, e o estagiário não conhece o sistema, e as vezes nem mesmo como debugar aquilo, lembrem-se, ele é estagiário.

Sempre gostei de conversar com outros desenvolvedores, muito mesmo, então quando tive a oportunidade de conversar com desenvolvedores que trabalhariam comigo, eu fiquei imensamente feliz (imagina o quanto de coisa eu ia aprender e passar), dizem que estagiário não tem muita palavra no meio da equipe de desenvolvimento, mas conversem com eles, eles são legais e as vezes podem passar algum conhecimento para você. Eu por sorte não tive esse problema de hierarquia no meu ambiente, mesmo tendo conhecimento inferior aos meus colegas.

E como eu disse acima, nunca deixem um estagiário por as mãos em código (pelo menos não nos primeiros meses) é sério. Lembro me de uma vez que vi um membro da equipe se “torcendo” para fazer uma página WEB usando C# com inúmeras modificações em variáveis e inserções (coisa linda de ver sabe), eu sugeri que poderia estar fazendo essa parte para, a parte de WEB como pegar dados e inseri-los na tela, isso eu sabia fazer (pois era JS :v), então ele aceitou, e lá fui eu todo feliz fazer minha bela interface. Quando estava finalizando fui para o desenvolvedor

Eu perguntei como iria receber os dados (eu sei, todo atrasado :v mas acontece), pois era um sisteminha que envolviam requisições para pegar um JSON, e ele me response com um “WHAT!, como assim?”, eu não havia me ligado que para receber os dados eu precisaria de um servidor REST, e o sistema de lá não tinha isso. E foi assim que atrasei o trabalho de um desenvolvedor, mas é como dizem, que as pessoas aprendem com os erros hehe!

Fiquei na empresa por volta de 4 meses se não me engano, até me mandarem embora afirmando que aquilo era um teste para a empresa que ela estava tendo muitos gastos comigo (concordo, ela pagava cerca de 4 ônibus para mim tanto para ir quanto para voltar). Apesar de ter sido demitido eu não fiquei triste, me senti até feliz pois pude conhecer muitas pessoas novas (pois amo conhecer pessoas), e conhecer um pouco de suas experiências, inclusive fazer amizades, um abraço pro Cesar que me deu um apoio antes e depois do meu período na empresa, nós dois conversamos e aprendemos muito.

E é isto galera, minha experiência como estagiário, depois de muito tempo prometido, finalmente hoje tirei inspiração para fazer, um abraço a todos e para quem deseja começar, vão em frente e por mais que o caminho da programação seja complicado e difícil para alguns, não desista, programação é algo incrível, e muitas coisas incríveis como IAs, redes neurais, fazer um braço mecânico usando JS :v, ou até mesmo uma forma de ajudar pessoas com reconhecimento facial, apenas quem é desta área pode desfrutar.

--

--