#72: Leapmotor — por que Fiat, Jeep e Peugeot ganharam irmã chinesa

Jacob Paes
Três e meio
Published in
3 min readMay 21, 2024
Avanço da eletrificação e boa oportunidade explicam interesse da Stellantis na Leapmotor, mas haverá consequência para marcas como a Fiat?

Neste episódio, você vai entender por que a Stellantis, dona de nomes históricos como Fiat, Alfa Romeo, Peugeot, Citroën, Jeep e Chrysler, resolveu lançar em seus principais mercados mais uma marca, desta vez chinesa. A chegada da Leapmotor por meio de uma parceria está atrelada aos planos de eletrificação do grupo e pode se mostrar muito vantajosa à empresa. Mas haverá consequências diretas para a Fiat e suas irmãs ocidentais? É o que você vai descobrir.

Onde ouvir

O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Deezer e PocketCasts. Clique aqui e assine o podcast.

Se preferir, dê play aqui:

O Três e Meio também está no YouTube! Clique aqui para escutar os episódios por lá.

Pontos de destaque

  • 03:49 — Quem é a Leapmotor e por que ela é interessante
  • 08:28 — O que a Stellantis ganha com a Leapmotor
  • 17:56 — Infotainment: recados e comentários dos ouvintes
  • 24:35 — Como a Leapmotor muda a estratégia da Stellantis
  • 27:59 — Fiat, Jeep, Peugeot e outras marcas vão ter consequências?
  • 36:38 — Recado sobre os próximos episódios e os 125 anos da Fiat
Parceria entre Stellantis e Leapmotor foi anunciada em outubro de 2023 por Carlos Tavares, CEO do grupo europeu, e Zhu Jiangming, CEO da startup chinesa. Agora, terá efeitos práticos, incluindo a chegada ao Brasil. (Divulgação)

Extras do episódio

Episódios anteriores relacionados:

Além do T03, o "Mobi elétrico", a Leapmotor fará sua estreia com o C10, um SUV grande global. (Divulgação)

Matérias e referências:

Ciclo de produtos da Leapmotor será de gente grande: a marca terá mais modelos que a Lancia e quase a mesma quantidade de Fiat e Alfa Romeo. (Divulgação)
  • Segundo uma matéria da jornalista Paula Gama, do UOL, o incômodo da União Europeia, atiçado justamente por executivos como Carlos Tavares, que é CEO da Stellantis, ficou tão grande que a comissão abriu uma investigação para estudar o impacto desses subsídios no mercado.
  • O governo americano anunciou que vai quadruplicar a taxação sobre veículos elétricos chineses para 100% este ano.
  • A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.

Sobre o podcast

O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Novos episódios terça sim, terça não. Este podcast não tem qualquer ligação oficial com a Fiat ou a Stellantis e é produzido de maneira 100% independente.

--

--

Jacob Paes
Três e meio

Editor de livros, graduado em Produção Editorial e estudante de Letras/Italiano. No tempo livre, curte séries, filmes, carros e, claro, livros @tresemeiopodcast