A prototipagem de negócios digitais
Como aplicar essa prática na criação de produtos digitais
O elemento mais poderoso e o que mais me encanta na transformação digital sem dúvida alguma é a criação de ofertas digitais. O que mais diferencia as iniciativas de “digitalização” da empresa do que agora chamamos de “transformação digital” é justamente essa orientação por gerar novas ofertas e fontes de receita com tecnologia.
Tais ofertas compreendem novos produtos ou serviços baseados em tecnologia e dados e geralmente são criados a partir da combinação do know-how das empresas em seus segmentos com a aplicação de novos modelos de negócio viabilizados por tecnologia, algo que abordei com exemplos em outro artigo.
Considerando então a relevância deste tema, surge a pergunta: como criar essas ofertas na prática? Como a minha empresa, que possui produtos e serviços físicos, pode ir além de simplesmente colocá-los a venda através da internet?
Responder a estes questionamentos é justamente o que me levou a escrever sobre prototipagem de negócios, um tema que se popularizou a partir do trabalho do professor Alexander Osterwalder com o livro Business Model Generation, em que apresentou o seu Business Model Canvas. A partir desse primeiro livro — lançado em 2010 — uma série de abordagens complementares surgiram (Lean Canvas, Product-Market Fit Canvas, Business Blueprint Canvas, etc).
Com uma década de uso, a compreensão do modelo do professor Osterwalder evoluiu e deu origem a uma série de outros que reforçam o propósito de apoiar equipes na prototipagem de negócios, fomentando o trabalho colaborativo, a revisão dos componentes principais do negócio e o desenvolvimento do pensamento sistêmico.
Dentre estes novos modelos, gostaria de me aprofundar no Business Blueprint, que foi proposto pela IDEO, uma das consultorias e escolas de design mais reconhecidas ao redor do mundo.
A minha escolha pelo modelo da IDEO também se deve ao fato de ter concluído recentemente o curso “Designing a business” oferecido pela IDEO-U (plataforma online da IDEO) e ter me surpreendido positivamente com o avanço do desenvolvimento da minha oferta digital, uma evolução natural para a Tríade Digital.
Tendo utilizado ao longo destes anos o Business Model Canvas e mais recentemente o Business Blueprint, fica evidente que o segundo se trata de uma evolução do primeiro. Os elementos contidos no Business Blueprint são dispostos de forma mais intuitiva e são também mais diretos, como por exemplo os temas oferta e preço.
Neste sentido, confesso que ter preenchido o canvas ao longo do curso, combinando efetivamente a metodologia de prototipagem simples proposta pela IDEO (formular perguntas, elaborar protótipo, coletar evidências) e tendo o Business Blueprint como referência, consegui evoluir a minha oferta digital substancialmente.
O valor não está intrinsicamente na ferramenta, mas no processo de formular as perguntas, elaborar protótipos, submetê-los aos potenciais clientes, coletar e analisar as evidências para então evoluir ou adaptar a oferta.
Além disto, o desafio será replicar essa forma de trabalho no meu dia a dia, fomentando as práticas de design thinking combinadas com os demais elementos essenciais para garantir o desenvolvimento de produtos seguindo a lógica célere de outro grande autor relacionado a este tema — Eric Ries — The Lean Startup.
A prototipagem de negócio se conecta com a metodologia Lean Startup no elemento de “customer development”, em que as hipóteses são testadas através de experimentos. As hipóteses são as perguntas que darão origem aos protótipos (experimentos) e o aprendizado virá da análise das evidências coletadas.
Dessa maneira, espero que você faça uso destes recursos de prototipagem no seu contexto de trabalho, como um exercício prático e que não envolve investimento financeiro algum para propor novos produtos e serviços digitais para a sua empresa.
O protagonismo dos profissionais envolvidos na jornada de transformação digital precisa se materializar em ações e resultados e uma boa forma de colocar isto em prática é criando protótipos.
Se você gostou do conteúdo e quer saber mais, siga o Instagram da Tríade Digital: @triade.digital