O CRM do Metaverso

Alessandro Milagres
Tríade Digital
Published in
4 min readJan 19, 2022

O Metaverso esta chegando?

Esta chegando e isso tenho certeza mas como falei nos artigos:

Metaverso e o futuro das interações humana;

O que temos de resolver para a criação do Metaverso

Talvez estamos indo mais rápido do que era previsto, traçando um paralelo com a “www” que fez o fenômeno de interconecções mundiais pela internet que já existia desde duas décadas antes usada apenas por militares e universidades, o ponto e que sem o “www “ou web não teríamos o modelo de relacionamento entre clientes e vendedores, clientes e serviços na verdade nem teríamos o CRM.

Então cheguei ao ponto do tema do post, que e como o Metaverso afetara o novo modelo de CRM?

Não tenho a resposta, na verdade ninguém tem, mas imagino que o velho e bom olho no olho vai voltar a relação de empatia criada entre os interlocutores será fundamental para os próximos modelos, pois como já falamos o metaverso transporta qualquer um para qualquer lugar, hoje quando somos atendidos por um humano ou mesmo por um boot em 99% dos casos quem nos atende não esta preocupado como o atendido esta, não cria uma relação com o atendido pois não sente, não enxerga, segue um roteiro que tenta no mínimo classificar o atendido. Infelizmente esse nosso modelo de atendimento digital perdeu a relação humana e todas suas interações, agora e por um telefone ou por uma tela de computador, não existe em nenhum momento uma relação de empatia uma construção de entendimento do problema e solução, então imagina se quando você entra numa loja conversa com um único atendente, conta o problema, constrói uma relação, após um atendimento bem personalizado recebe uma proposta de algum serviço ou produto sendo transportado para aquela loja como se estivesse fisicamente na mesma. Isso tudo pode acontecer de verdade sem você ou o seu atendente saírem de casa, mas em um ambiente de metaverso. Esse modelo de atendimento quebra um grande paradigma como disse Mark Zuckerberg, presidente do agora Meta “Em vez de visualizar conteúdo, você está nele e se sente presente com outras pessoas como se estivesse em outros lugares tendo experiências diferentes que você não poderia fazer em um aplicativo 2D ou página web.”

Esse e nosso universo de possibilidades, que se inicia faz com que nossa relação de atendimento e “apaixonamento” do cliente mude drasticamente, não adianta ter o melhor produto, a melhor qualidade ou o mais tecnológico mas sim a melhor experiência, e isso afeta diretamente todos nos responsáveis por TI, temos a obrigação de começar a construir esses novos universos, sim no plural pois serão vários.

E difícil imaginar, mas pense nessas possibilidades:

Os vendedores não estarão mais apenas chamando prospects e clientes. Vamos interagir com eles em configurações virtuais como se estivessem cara a cara conosco.

Coletaremos informações de nossas perspectivas e clientes durante nossas conversas, não mais baseada em dados que serão mais relaxadas e naturais. Mostraremos nossos produtos para esses potenciais clientes como se estivessem no mesmo escritório que nós. Essas conversas serão gravadas e transcritas. Serão mencionadas ações de acompanhamento. As informações dessas reuniões serão analisadas usando IA para garantir que os materiais certos sejam enviados e que as pessoas certas sejam notificadas.

Equipes de serviço poderão se transportar para os “locais” dos clientes para analisar e resolver problemas. Seu trabalho será gravado, analisado e armazenado. “Se você quiser falar com alguém, você está resolvendo um problema, em vez de apenas ligar para ele ao telefone, ele pode se teletransportar e, em seguida, eles podem ver todo o contexto que você tem, diz Zuckerberg. “Eles podem ficar ao seu lado e interagir, e então em um piscar de olhos eles podem se teletransportar de volta para onde estavam e tipo de estar em um lugar separado.”

Os grupos de marketing poderão então disseminar essas informações e criar campanhas interativas, divertidas e personalizadas que utilizarão conversas virtuais, reuniões, discussões e apresentações, tudo com base nas informações coletadas e definir esses eventos em qualquer cenário que desejarem

Os sistemas de CRM de amanhã estarão no meio do metaverso. À medida que interações e reuniões ocorrem, esses sistemas absorverão conversas, interpretarão os dados e garantirão que todas as informações relevantes sobre um cliente, prospect, parceiro ou mesmo fornecedor. Será a base de dados principal de um negócio que aproveita o metaverso.

Como usuário de CRM, isso não em nada irá mudar sua vida profissional hoje. Mas terá um grande impacto no seu negócio em um futuro não tão distante. Meus clientes mais inteligentes estarão de olho no metaverso e garanto que seus provedores de CRM estejam fazendo o mesmo.

--

--

Alessandro Milagres
Tríade Digital

Formado em Matemática e Física pela UFMG, Mestre em Sistemas distribuídos pela UFMG. Louco por tecnologia e pai do Jorge.