Haléx Marinho

Henrique Bergmann
Trilha Hip Hop
Published in
3 min readJun 18, 2017

Trilha hip hop conversou com um dos mais importantes videomakers da nova geração do rap nacional, o gaúcho Hálex Marinho.

Porto Alegrense de 24 anos, o estudante de publicidade propaganda iniciou sua carreira de produtor e diretor de clipes de rap efetivamente em 2013, mas o carinho pelo hip hop começou ainda na adolescência de Marinho: “Sempre gostei e admirei o estilo, ia para o colégio escutando “Pensamentos” do grupo SNJ e “1980” do grupo Ao Cubo. Sempre quis fazer parte disso de alguma forma e hoje eu poder contribuir com o movimento é um sentimento bem f***, e ao que tudo indica, o trabalho não vai diminuir.”

No ano de estreia do Videomaker (2013) ele produziu mais de 20 clipes independentes, mas como ele próprio diz o começo foi de muito trabalho e dá uma dica para o que estão para ingressar nesse ramo: “Hoje trabalho com o que amo e poder ter a oportunidade de conhecer tantos lugares, tantas pessoas, tantas cultura é demais. Claro que nunca foram apenas sorrisos, quando resolvi investir de verdade no negocio foram 3 meses de estudos, treinamentos e planejamentos de metas e objetivos. Hoje e bem comum vermos muitas produtoras independentes, mas o que realmente importa é você enxergar como a grande oportunidade da sua vida, se isso realmente for a sua vida. Esqueça a sua cama quentinha e faca amizade logo com a madrugada e estudos de marketing/produção.”

Hálex também explicou como foi sua estratégia para o inicio das suas produções e para entrar no mercado : “Minha ideia para entrar no mercado foi atacar três nomes importantes da cena de rap aqui de Porto Alegre como Grupo Milianos, (que já participou de entrevista aqui no trilha) D’alamotta e Madyer e assim constituir um inicio de portfolio. Na época eu trabalhava com filmagens de casamento, que são a minha grande paixão e principal referência para minhas produções, e apliquei o pouco que sabia juntamente com meu sentimento. No fim tudo fazia sentido. O grande segredo foi escutar as musicas, os artistas e assim projetar o que o que eles de fato queriam nos passar com aquela letra.” (Confira clipes produzidos por Hálex desses três artistas. Milianos, D’alamotta e Madyer.”

A partir disso, Hálex passou a ser reconhecido pelos principais artistas do cenário do rap nacional, tanto que foi contatado por Felp 22, vocalista do grupo Cacife Clandestino para iniciarem uma produtora de vídeo clipes: “Felp me propôs iniciarmos um negocio juntos e unindo nossas forcas criamos a Medellin Films, produtora referência de mercado a nível nacional. Foram mais de 15 produções num período de 10 meses, com os principais nomes do rap nacional atual e meus lançamentos ultrapassam a casa de 25 milhões visualizações no Youtube.” Hálex já produziu os nomes de maior relevância do atual cenário do rap nacional, como Cacife Clandestino, Cortesia da Casa, Oriente, entre outros.”

Hálex Marinho conclui dizendo como novos produtores audiovisuais estão aparecendo no mercado brasileiro e como ele vê o futuro dessa profissão: “As produções audiovisuais de rap hoje são as melhores produções independentes do Brasil e muita gente boa vem surgindo. Muita gente sabendo de fato, projetar sentimento para o espectador, causando uma experiência ‘’extravisual’’. Esse é o segredo. Se a pessoa que assiste o seu trabalho e não sente nada, de nada adianta. Tento sempre passar algo para quem assiste e talvez seja por isso que as pessoas gostem do meu trabalho. Elas se identificam com algo vendo as imagens e/ou narrativas.”

--

--