Saiba como controlar os gastos com a manutenção da sua frota.

Trixlog
Trixlog
Published in
3 min readDec 28, 2018

--

É comum termos em mente a preocupação com a redução de custos operacionais da cadeia produtiva. Nesse contexto, a logística acaba se tornando uma das principais fontes de despesa do negócio.

Dessa maneira, é importante que a manutenção de frota seja uma atividade bem planejada, uma vez que você poderá alcançar suas metas de controle de gastos com a manutenção adequada dos seus veículos.

Em alguns casos, a primeira atitude de uma organização para o controle de gastos é o corte de verbas para manutenção preventiva. Porém, essa decisão acaba sendo um erro estratégico que coloca a carga e condutores em risco.

A médio e longo prazo, a falta de uma manutenção preventiva é um risco para sua frota. Isso porque você eventualmente terá de arcar com os custos da manutenção corretiva, que envolvem não somente a reparação dos veículos como também os prejuízos causados pela parada inesperada, acarretando atrasos na operação.

A manutenção preventiva é sua aliada

Esta é a principal medida a ser tomada quando se trata de manutenção de frota. Prevenir danos custa muito menos que corrigi-los. É importante que você estabeleça um cronograma preciso para a manutenção preventiva da sua frota.

Ao tomar decisões que favorecem a manutenção preventiva da frota, você está colaborando na redução de custos operacionais. Desde o cuidado com os pneus, a escolha do tipo de óleo utilizado, cada detalhe da manutenção deve ser pensado estrategicamente e considerado dentro de um planejamento de gerenciamento de frota.

Depois do combustível, a maior despesa de um veículo na frota são os pneus. É importante mantê-los em bom estado para gerar economia em combustível e, inclusive, evitar graves acidentes de trânsito.

Antes e após cada viagem, devem ser checados pneus, óleo, motor, suspensão e sistema de escapamento. Busque sempre manter um cronograma fixo para cada um. Manter um programa de revisão agendado para cada veículo da frota garante o bom funcionamento dos veículos e proporciona uma economia na manutenção corretiva.

Porque devemos evitar a manutenção corretiva?

Os custos de uma manutenção corretiva são mais altos, comparados à preventiva. Geralmente ela envolve substituição de peças, mão de obra, além do custo de manter um veículo parado, que pode prejudicar o seu planejamento e afetar a sua operação.

Muitas vezes, quando se fala em manutenção, são levados em consideração somente o modelo do veículo, sua mecânica e seus componentes. Porém, o uso diário, assim como o desgaste do veículo, são pontos importantes que também devem ser considerados.

É importante que você mantenha um gerenciamento efetivo sobre as rotas e estradas utilizadas pelos veículos. A escolha de alguns trajetos pode colaborar para o maior desgaste do automóvel, elevando os custos de manutenção.

Leve em consideração os trechos escolhidos e utilizados, buscando sempre comparar rotas, estradas e distâncias. O monitoramento e rastreamento de veículos, podem ajudá-lo fornecendo dados e informações precisas. Você pode saber mais sobre a importância do planejamento de rotas com o nosso artigo sobre roteirização.

É importante ter em mente que o objetivo da revisão preventiva da frota é reduzir custos operacionais. Assim, um plano de manutenção deve ser bem estruturado para que o gasto não atrapalhe outros aspectos da sua operação.

--

--

Trixlog
Trixlog
Editor for

Cobrindo sua operação de Rotas à Gestão de Frotas. www.trixlog.com