Cuide do seu dinheiro com educação financeira

Tudo se Transforma
tudosetransforma
5 min readFeb 11, 2021

--

Um dos principais desafios das pessoas, independente do país ou da classe social, é a organizar suas finanças.

Se você parar para pensar, quantas vezes ouviu de amigos ou de familiares que o salário não dura o mês todo? Vale o mesmo para os filmes, que sempre tem alguém tentando economizar e até mesmo deixando o dinheiro debaixo do colchão — igual aos tempos dos nossos avós, que achavam que economizar era deixar o dinheiro debaixo do colchão sem rendimento algum 💸

O fato é que a gente precisa estudar sobre educação financeira, para ter um controle financeiro que nos permita viver e realizar conquistas e não apenas dívidas em cima de dívidas.

Hoje, há diversas formas de aprendermos sobre finanças, várias escolas estão oferecendo aulas para as crianças, a fim de conscientizar a importância da organização financeira desde a infância. Além disso, aqui na internet tem várias instituições oferecendo cursos gratuitos e dicas, assim como o nosso blog e diversas pessoas que geram conteúdos sobre finanças pessoais na internet, como a influenciadora Julia Mendonça.

O que é educação financeira?

Você já percebeu que todo mundo acha difícil quando vamos falar de dinheiro X economia?

Percebemos muito isso, no momento que planejamos a viagem dos sonhos, ao pagar pelo lançamento do novo jogo de vide-game ou comemorar uma data importante.

Para saber lidar com dinheiro, é preciso:

  • Entender que organização é a palavra-chave para ter o controle total sobre o seu dinheiro 📝
  • Buscar possibilidades para fazer sua grana render (como na DigioConta, por exemplo)📈
  • Estudar sobre suas finanças e conceitos 📚
  • Saber lidar com o seu dinheiro é entender riscos e oportunidades 💵

Ao saber disso, você também terá mais segurança. Por exemplo, você gastaria todas as economias da família com um item supérfluo quando há pessoas desempregadas nela?

Provavelmente, sua resposta será não por saber que há uma dificuldade financeira e que há um risco de haver uma emergência médica ou de uma máquina de lavar quebrar, por exemplo.

Quais temas devo estudar?

Reprodução/Internet

Abaixo, reunimos algumas dicas e conceitos para te ajudar que são extremamente importantes. Esse pode ser seu primeiro passo na educação financeira.

Já percebeu que cada vez mais há empresas como o Digio trazendo novos serviços e opções de forma simples e fácil?

Colocando em prática você poderá sair do vermelho, depois começar a planejar suas compras, usar cashback (receber seu dinheiro de volta ao realizar compras) e utilizar empréstimos de forma consciente para realizar seus sonhos.

Orçamento pessoal e familiar ✏️

Reprodução/Internet

O orçamento pessoal é de apenas uma pessoa, ou seja, quanto ela ganha e gasta apenas com ela. É importante que você anote toda sua vida financeira como faculdade, lazer (cinema, viagem), roupas, sapatos e academia. É fundamental que todos da família saibam o quanto estão gastando. Afinal, quem nunca foi salvo por uma graninha emprestada por um parente?

Se você morar com sua família ou der uma ajuda monetária na casa de alguém, existe também o orçamento familiar. Nele, você precisa juntar o valor que cada um contribui e somar para entender quanto tem disponível para pagar as contas ou investir numa reforma, por exemplo. Depois disso, é também saber o valor total de todas as contas da casa que podem ser de água, luz, aluguel, compras do mês e colégio dos filhos.

Endividamento 🆘

Reprodução/Internet

Ao organizar seu orçamento, você saberá quanto está ganhando e também gastando, inclusive com toda sua família. Caso não saiba, é muito normal que perca o controle e todos entrem no vermelho. No final de 2020, a fatia de famílias com dívidas na média anual ficou em 66,5% em 2020, acima de 2019 (64,6%). Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Entrar no vermelho, significa pagar juros (evite os juros rotativo dos cartões de crédito e até mesmo ser negativado — caso isso ocorra, pode dificultar a obtenção em algumas linhas de crédito. Por isso, deve-se agir antes de chegar nisso. Caso você precise de um crédito, uma ótima opção é a antecipação do saque-aniversário do FGTS.

Estipule metas e prazos ⌛️

Reprodução/Internet

Você sabe onde você quer chegar com esse orçamento? Um objetivo definido pode ajudar a realizar escolhas, algumas vezes duras, e principalmente na motivação.

Por exemplo: preparar e levar a marmita para almoçar no escritório, poupando assim o dinheiro para comprar uma roupa ou deixar de sair em lugares mais caros para pagar a festa de casamento dos sonhos.

Sabendo o que deseja, estude seu orçamento para estipular um prazo realista e acompanhe. Caso não tenha conseguido cumprir a meta nesse período, analise se você optou por gastar ou se houve um imprevisto. O importante é não perder o controle.

Prepare-se para imprevistos 💵

Reprodução/Internet

Os imprevistos são parte da vida e irão ocorrer. A sua televisão poderá quebrar, o preço do gás poderá subir, alguém da família ficar doente ou até mesmo desempregado. Há também os bons imprevistos como um curso novo ou uma promoção de smartphone imperdível.

Se você economizar, poderá resolver essas situações com um impacto negativo menor no seu orçamento. Por isso, evite ficar com saldo zero.

Estude 💻📖

Reprodução/Internet

Há diversas opções gratuitas de cursos de educação financeira que trazem os temas acima e outros com mais profundidade. Entre as instituições que oferecem aulas estão o Sebrae e o Banco Central.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre juros rotativos, aproveita para seguir e favoritar o blog Tudo Se Transforma e conta para a gente aqui nos comentários, qual dica você já colocou em prática para transformar sua vida financeira?

___

Leia também:

5 passos para iniciar 2021 com seu orçamento em dia

DigioCashback: use seu DigioCartão e receba dinheiro de volta

--

--