janeirão do boletão

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma
Published in
3 min readJan 3, 2020

Confira algumas dicas para se organizar financeiramente para as contas de início de ano

Todo começo de ano é a mesma coisa: um caminhão de boletos de IPVA, IPTU, matrícula, material escolar…a lista parece ser infinita, não é? Eu não sei você, mas para mim, todo início de ano é como um caderno novinho em folha pronto para ser escrito com caneta nova, letra caprichada e um monte de expectativa para depositar nas folhas.

Poético, eu sei, mas 2020 pode ser um grande ano para uma reeducação financeira e aqui te dou algumas dicas para se programar direitinho para atravessar esse período que costuma ser das contas mais pesadas.

1. Crie um controle de receitas e despesas

Pode ser uma planilha, um aplicativo de gestão de gastos que eu já comentei aqui, um caderno… como for mais prático para você, mas tenha na ponta do lápis — ou dos dedos — todas as informações sobre o quanto você ganha e quais são as suas despesas fixas (IPVA, aluguel, contas de água e luz, internet, celular, IPTU, matrícula escolar, cursos e etc.). Com isso, você saberá quanto sobra por mês e poderá se programar para as despesas variáveis (viagens, cartão de crédito, alimentação, lazer, lookinhos e o que mais couber aqui).

2. Revise as prioridades

Às vezes a gente acaba gastando tudo o que ganha no mês e nem vê. Daí, basta querer algo diferente para notar que o dinheiro sumiu da conta. Por isso, avalie seu estilo de vida e revise quais gastos desnecessários você está tendo.

Quer um exemplo? Aquela corrida por aplicativo que você fez que facilmente poderia ter sido feita de metrô ou ônibus, aquele lanche que você pediu que poderia ser substituído por uma refeição feita em casa, aquele mega pacote de canais que você nem assiste e até aquela brusinha que você não precisava, mas que tava em uma promo imperdível.

O ideal é ajustar o estilo de vida ao que se ganha, e não o contrário, ok?

3. Defina seus sonhos, planeje como realiza-los e comprometa-se

Nesse momento, avalie tudo o que você quer fazer e projete uma meta real de quanto dinheiro você quer guardar para este projeto especial. Feito isso, estipule uma quantia mensal para guardar na poupança ou aplicar em algum investimento.

Minha dica é que você também separe essa verba como uma despesa fixa e se comprometa a separa-la mensalmente. Se você for esquecidinho, proponho que você programe automaticamente um depósito com o valor fixado. Assim você garante que cumprirá sua meta ao fim do período que determinou e viva o seu sonho — afinal, não é só para os boletos que a gente trabalha, é para ser feliz também.

4. Procure pagar à vista

Eu sei, pode parecer difícil ficar liso logo quando o dinheiro cai na conta, mas taxas como IPVA, IPTU, renovação de seguro, além de matrículas e mensalidades escolares acabam por sair bem mais barato quando pagas à vista.

Assim, mesmo que você passe um pouquinho mais de aperto, a médio e longo prazo você fica livre de parcelas e acaba por economizar com o desconto cedido pelas instituições.

5. Crie um fundo de reserva

Essa dica é bem similar à terceira, mas dessa vez, é pensando em um imprevisto. Um bom fundo de reserva é ter de quatro a seis meses do seu salário guardado na poupança, já que isso pode te ajudar a garantir o pagamento das contas em caso de desemprego, acidentes, uma manutenção do carro ou eletrodoméstico inesperado… enfim.

Aliás, falando em ter um fundo de reserva, o digio conta com o seguro saldo protegido, que paga o valor da sua fatura em casos de desemprego involuntário, acidentes, entre outras intercorrências. Você pode contrata-lo diretamente pelo seu app e ler mais sobre ele clicando aqui.

Que seu 2020 seja incrível e repleto de novidades, realizações e, se não der pra ter o bolso cheio de dinheiro ainda, que seja com muuuuito menos boletos para pagar!

___

Ainda não tem o seu digio? Peça o seu aqui!

___

Leia também:

5 dicas para se manter no azul

mudança na regra de pagamento antecipado: tudo o que você precisa saber

--

--

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma

Team Lead de Conteúdo e PR do digio, mãe de um bebê lindo, esposa de um cara incrível. Fã de música, pessoas, histórias e Homescapes.