RIP Sketch? Migrando pro Adobe XD em 3… 2… 1…

A lista de updates apresentada no Adobe MAX 2016 é impressionante!

Vitor Guerra
UI Lab
5 min readNov 5, 2016

--

As novidades demonstradas por Paul Gubbay — VP de Design & Webproject da Adobe— e Joan Lafferty — Project Manager do Adobe XD — durante a Adobe MAX mostraram que o reinado do Sketch pode estar com os dias contados.

Cenário atual

Eu mesmo fui um dos que migrou do Photoshop para o Sketch praticamente na semana seguinte em que conheci o diamante prodígio. Também fui um dos que vibrou quando viu o vídeo demo do então Project Comet, mas que fez careta assim que testou o XD por conta das inúmeras limitações na versão de lançamento.

Atualmente utilizo uma mistura de plugins + Dropbox para controle de bibliotecas e versões de arquivos, mas vamos ser sinceros: não tá legal...

O fluxo de design de interface vai além de um bom software para desenho e o Sketch sozinho não faz milagres. Na prática aprendemos a trabalhar com plugins revolucionários — que param de funcionar no próximo update do Sketch — e ferramentas de prototipação em paralelo, especialmente o Invision e seu maravilhoso Craft.

Tivemos que aprender a remendar várias soluções diferentes para conseguir trabalhar direito.

Até hoje o Adobe XD estava lá quietinho com algumas funcionalidades nativas que eram interessantes, mas ainda faltava muita coisa considerada primária para um processo de criação de uma interface como layers e símbolos. Parece que isso vai mudar…

Últimos updates (já estão disponíveis)

Símbolos

Pasme, mas até agora não existiam símbolos no XD. Agora apareceram por lá.

Layers

Pasme (2), também não existia um painel de layers. O foco do lançamento do XD era dar velocidade aos designers e por isso resolveram testar a hipótese que o painel de layers apenas atrasava o workflow de criação.

Bom, aparentemente, eles estavam errados e resolveram adicionar esta função que era uma das mais pedidas pela comunidade.

Existem dois níveis de navegação no painel de layers: Documento (onde aparecem todos os artboards) e Artboard (apenas com os layers daquele contexto).

Verdade seja dita, eles fizeram um bom trabalho de iconografia e usabilidade e o resultado ficou excelente.

Comentários em protótipos

Assim como já conseguimos fazer em protótipos criados no Invision ou Marvel, agora é possível comentar protótipos do XD que foram compartilhados online.

Gradientes

Pasme (3), também não existia um modo de trabalhar com gradientes, mas desde Agosto deste ano isso finalmente se tornou possível.

Novidades anunciadas (futuro próximo)

1. Windows

Até o fim deste ano os usuários do sistema operacional da Microsoft poderão baixar o beta do Adobe XD e isso é uma grande notícia.

Ainda fizeram questão de frisar que utilizaram todas as formas de compatibilidades possíveis com interfaces touch, escrita e desenho com canetas digitais e múltiplos aparelhos.

Se você é um usuário de Mac a importância disso pode nem passar pela sua cabeça, mas em termos de penetração no mercado e competição com o Sketch, essa notícia é uma bomba!

2. Bibliotecas compartilháveis

Esqueça a gambiarra que é trabalhar com o Craft + Sketch. Com o XD será possível utilizar uma das melhores coisas que a Adobe já fez que são as bibliotecas online, compartilháveis entre projetos e usuários.

Isso muda as regras do jogo.

Agora será realmente fácil gerenciar guias de estilo de um projeto mantendo tudo sempre sincronizado :)

Update da biblioteca em real time

Mudanças afetam todos os elementos relacionados

Style guides geram pagininhas lindas :)

3. Designers trabalhando simultaneamente no mesmo arquivo

Outro software chamado Figma entrou em evidência no mês passado e ficou com o apelido de Google Docs para designers por conta de seu modelo de criação onde múltiplos usuários editavam o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Cheguei a listar 5 motivos pra ficarmos de olho nele.

Agora é a vez de uma gigante como a Adobe explorar esta ideia.

Existem algumas limitações — acredito que positivas — como por exemplo, vários usuários podem editar o mesmo arquivo ao mesmo tempo, porém nunca o mesmo artboard. Ou seja, ao entrar em um artboard o primeiro usuário "fecha" ele para outros que estejam navegando naquele arquivo.

4. Histórico de versão para arquivos de design

O santo graal dos designers! Tudo baseado na nuvem da Adobe diferentemente do Sketch que utiliza o time machine nativo da Apple.

É possível copiar elementos específicos de versões anteriores e colar na versão mais recente, por exemplo.

Incrível.

5. Especificações e assets para desenvolvedores

Devs não terão que abrir nenhum programa para terem acesso as especificações e assets de um projeto.

Mais ou menos do mesmo jeito que o Zeplin e o novo Inspect do Invision funcionam.

Se quiser ver tudo em detalhes, assista os vídeos com duas demonstrações ao vivo que aconteceram durante o evento e um terceiro com os últimos updates:

Migrando do Sketch para o Adobe XD

Se você quer dar uma chance hoje ou em breve, depois dos próximos updates deve ter passado pela sua cabeça:

Dá para importar arquivos de Sketch para o Adobe XD?

Dá.

Não é tão incrível, mas você pode fazer isso via importação de SVGs:

ou em um mini tutorial escrito pela própria Joan:

O futuro das ferramentas de design é bastante empolgante especialmente com a movimentação constante de tantos players como os novatos Subform que acabou de arrecadar mais de $100.000 no Kickstater Figma, Affinity Designer além daqueles mais consolidados.

Gostou do post? Coraçãozinho nele! ❤

--

--

Vitor Guerra
UI Lab

DIrector of Design @Nomad based in Aveiro, Portugal ❤ My kids ❤ Design ❤ UX ❤ Cats ❤ Doctor Who