Minha retrospectiva em livros; ano 6

Leonardo Pereira
Uma Pera
Published in
2 min readFeb 13, 2019

2018 foi o ano em que tive que passar um Jorge Amado

É bem provável que, seis anos atrás, quando comecei essa série, minha intenção fosse buscar aprovação social, mostrar esse meu lado intelectual, sabe? Mas o exercício tem sido cada vez mais interessante pra mim porque eu consigo entender como minha cabeça mudou através dos livros que escolhi ler (ou deixar de fora).

Por exemplo, essa é a primeira vez desde o ano 3 que não tem nenhum Jorge Amado entre os livros, o que tem relação direta com outra novidade: a aparição de livros com temática feminista.

Não que eu tenha substituído um pelos outros, e nem uma questão de demonizar meu autor preferido. É só que… 2018 não era um bom ano pra ler Tieta do Agreste; não pra mim, pelo menos. Quem sabe em 2019?

Mas Jorge não foi o único que me fez torcer o nariz por questões feministas, Bram Stoker também me incomodou, assim como Agatha Christie e Masamune Shirow.

Bom, segue a lista:

Fevereiro

The 5 P Approach to Copy that Crushes It (Coppyblogger) ★★★★☆

Content Marketing Research. The Crucial First Step (Coppyblogger) ★★★★☆

Março

The Ghost in the Shell (Masamune Shirow) ★★★★☆

O diário de Anne Frank (Ari Folman, David Polonsky) ★★★★★

Abril

The Adventures of Tintin Volume 6: Destination Moon / Explorers on The Moon / The Calculus Affair (Hergé) ★★★★★

Junho

Dracula (Bram Stoker) ★★★★☆

Julho

Men Explain Things to Me (Rebecca Solnit) ★★★★★

Agosto

Oh My God, What a Complete Aisling (Emer McLysaght, Sarah Breen) ★★☆☆☆

From a Low and Quiet Sea (Donal Ryan) ★★★★★

We Should All Be Feminists (Chimamanda Ngozi Adichie) ★★★★★

Setembro

O Evangelho Segundo Jesus Cristo (José Saramago) ★★★★★

BLESSED (N. Fernandes) ★★★☆☆

Outubro

Murder on the Orient Express (Agatha Christie) ★★★★☆

Sharp Objects (Gillian Flynn) ★★★☆☆

Novembro

A Pocket Full of Rye (Agatha Christie) ★★☆☆☆

--

--