Esse tal Chópis Cêntis é muito legalzinho

Cartas de um Flaneur — #006

Yves Hermínio
Unifei Finance Itabira
4 min readMay 7, 2020

--

Não sei você, mas gosto muito de passear em shoppings. Por ter morado em Brasília e próximo a muitos deles, era um programa rotineiro ir para comer, comprar ou apenas olhar as lojas (ênfase na última opção). Sempre que viajo faço questão de conhecer os shoppings por lá, como se fossem pontos turísticos. Seja em BH, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre ou mais recentemente em São José dos Campos, sempre tiro um tempo da viagem para conhecê-los.

É possível comprar de tudo o que se pensar. Pode-se encontrar lojas de vestuário, de eletrodomésticos, de joias, óticas, livrarias, bancos, farmácias, supermercados, bons restaurantes, cinema, e até escritórios empresariais e consultórios médicos. Ufa! Não precisaria te falar o que um shopping tem para te oferecer, provavelmente você já foi em um, mas mesmo assim me surpreende o tanto de coisas que se consegue fazer em apenas um lugar.

Toda grande cidade tem um bom shopping que quanto maior e melhor, mais opções ele te oferece. Utilizando do conceito de one-stop shop, você encontra todos os serviços no mesmo ambiente, com segurança, confiabilidade (e um ar condicionado). Traçando um paralelo entre os shoppings, gostaria de apresentar outra grande invenção da humanidade, as corretoras de valores.

As corretoras são instituições financeiras responsáveis por fazer a ponte entre você e os produtos de investimento disponíveis no mercado. Da mesma forma que os shoppings, quanto maior e melhor a corretora, mais opções de investimentos estarão disponíveis. Chega até ser engraçado, mas minha primeira experiência com uma corretora de valores foi dentro do shopping da imagem acima. Tratei dessa história em uma carta anterior, e felizmente, hoje não há a necessidade de ir pessoalmente a uma corretora.

Agora que sabemos o que são as corretoras de valores, compartilho contigo alguns questionamentos que escuto, como, qual corretora eu uso? Ou, como escolher uma boa corretora de valores? Em resposta à segunda pergunta, gostaria que considerasse alguns pontos, para que essa escolha se dê da melhor forma.

A primeira coisa a se considerar é a diversidade de produtos. A quantidade e a qualidade dos produtos de renda fixa, como exemplo, CDBs e debêntures, fundos de investimentos de bons gestores, acesso a renda variável como ações, ETFs e FIIs. Quanto mais opções e melhores forem elas, com certeza contará bastante para a escolha de uma corretora.

Outro parâmetro para considerar é a tecnologia da plataforma. Se a corretora possui um site ou aplicativo de fácil navegação, um home broker que atenda às suas necessidades na hora de lançar uma ordem de compra ou venda de ações, e que possa acompanhar bem o mercado. A fluidez da navegação também é muito importante, ninguém quer perder dinheiro porque o site travou e não executou a sua ordem.

Dando sequência, devemos levar em conta o atendimento e os serviços prestados. Sempre que você precisar tirar alguma dúvida ou resolver algum problema, é importante prestar atenção em como a corretora te atende e resolve a sua situação. Outra coisa interessante é se ela possui alguns serviços adicionais como research, calculadora de I.R., aluguel automático de ações, entre outros.

Por fim, temos que nos atentar aos custos e taxas cobrados pela corretora. A maioria das pessoas tende a pesar mais para esse último tópico, mas ele deve ter um peso igual aos outros. Não tem como exigir um excelente serviço, atendimento ou produtos se você paga muito pouco, ou nem paga para operar através da corretora. Da mesma forma, há cobranças abusivas de taxas que devemos observar na hora de tomar essa decisão.

Alguns dos principais custos são as taxas cobradas para operações no Tesouro Direto, custos de TED, corretagens por ordem executada em renda variável e taxas de custódia. O desafio é tentar equilibrar todos esses pontos na hora de decidir em qual corretora de valores abrir conta.

Agora, depois de tudo explicado, fica fácil responder à pergunta de qual corretora eu uso. Simplesmente, eu uso várias! Devo ter conta em mais de 8 corretoras e cada uma me serve a um propósito. Tem uma que a prateleira de fundos é excepcional, outra tem os custos de corretagem mais baixos, uma terceira tem o home broker mais simples de usar. Tem algumas que fornecem informações necessárias para acompanhar o mercado. Tem outras que me fornecem produtos que não são negociados nas outras, e até alguns serviços de consultoria financeira. Não tem custo algum abrir conta em corretoras de valores, então explore o que cada uma tem para te oferecer.

Em complemento aos Mamonas Assassinas, “Esse tal chópis cêntis é muito legalzinho, pra levar as namoradas e dar uns rolezinho”. Ele também é bom para você escolher os melhores produtos de investimentos, de acordo com seu perfil e objetivos. Dessa maneira você pode se planejar e iniciar sua longa jornada como investidor. Tudo isso, para possibilitar que busque sua liberdade financeira, e que te traga prazer e felicidade durante todo esse processo. Para que assim, sua felicidade não seja apenas “um crediário nas Casas Bahia”.

--

--

Yves Hermínio
Unifei Finance Itabira

Estudante de Engenharia de Controle e Automação e membro da UNIFEI Finance Itabira. https://medium.com/unifei-finance-itabira