Somos poucos mas somos loucos

Cartas de um Flaneur — #015

Yves Hermínio
Unifei Finance Itabira
6 min readJul 23, 2020

--

É difícil de acreditar que estamos aqui. Há exatos quatro meses foi publicada a primeira Carta de um Flaneur, hoje escrevo a décima quinta! Quanta coisa mudou nesses últimos quatro meses, não é mesmo? Ver a UNIFEI Finance Itabira tomando forma tem sido incrível. E digo mais, estamos prontos para crescer!

Ainda somos apenas cinco integrantes na UNIFEI Finance Itabira. Cinco loucos que decidiram se juntar e falar de finanças e investimentos para você. Posso dizer que tenho orgulho do que alcançamos até aqui. Até hoje tivemos mais de 2500 visualizações em nossa página no Medium e conquistamos mais de 500 seguidores no Instagram. Tudo isso em apenas quatro meses e com apenas cinco pessoas!

Durante esse período algumas pessoas novas chegaram para somar ao time. Queria começar apresentando a Maria Luiza Andrade (Malu para nós). Ela chegou por um convite da professora Ronara, nossa orientadora e madrinha do projeto, como gosto de ver. A Malu é advogada e atua na área de direito tributário. Ela promove o que chama de Educação Fiscal, com o intuito de ensinar, divulgar e comunicar para o grande público questões sobre arrecadação de tributos e sua respectiva alocação. Você pode conferir todas as contribuições dela para o projeto na aba de Direito Tributário.

A aquisição mais recente da equipe foi o consultor de liberdade financeira Bernardo Cavalcanti. O Bernardo é um amigo pessoal e talvez a minha maior referência quando o assunto é finanças e investimentos. Todo mundo que eu converso sobre o assunto já me ouviu falar do Bernardo. Fiquei muito feliz que ele tenha aceitado contar um pouco da trajetória dele para nós. Se quiser conhecer um pouco mais do que ele está preparando para compartilhar com a UNIFEI Finance Itabira, não deixe de ler o primeiro texto que ele fez para nós.

Realizar esse projeto de extensão é um grande desafio, mas estamos preparados para isso. A cobrança é alta, as discussões são grandes, mas o resultado é incrível! Fazer tudo isso à distância não é fácil, são reuniões periódicas com algumas horas de duração e com mais trabalho e responsabilidades. Me pergunto até hoje se eles sabiam a dimensão que isso tomaria e a dificuldade que seria implementar tudo o que queremos.

Ainda lembro da primeira reunião que tivemos com a Ronara. Como sempre, todos os cinco integrantes presentes e lotando a sala dela, algo que ela sempre faz questão de observar. Lá discutimos tudo o que queríamos fazer e buscamos a orientação necessária para fazer pelas vias corretas. Confesso que saí frustrado, pois era muito trabalho. Eu simplesmente queria espalhar a mensagem e colocar todas as ideias em prática, mas, com o apoio de todos, passamos os meses seguintes estruturando todo o formato do projeto.

Foram oito meses de muito trabalho silencioso até nossa página do Medium e nosso perfil no Instagram finalmente irem ao ar. A partir daí nossas publicações, textos, artigos, análises, gráficos e opiniões puderam ser transmitidas da melhor forma para você. Mas e agora? Agora queremos VOCÊ!

Estamos com o nosso primeiro processo seletivo aberto e gostaria de usar este espaço para comentar um pouco dele. Sem spoilers, claro. Mentira, talvez tenham alguns. A ideia aqui é angariar pessoas interessadas em desenvolver tudo isso conosco. Mas o que seria “tudo isso”?

Começando pela Diretoria de Comunicação. Apesar do Gustavo ser o responsável, ela tem sido o foco da equipe toda desde o início. Ter uma boa estrutura para transmitir nosso conhecimento e atingir o maior número de pessoas interessadas sempre foi nossa prioridade. Confesso que adoro a ideia desses textos no Medium, mas precisamos levar isso para o próximo nível. Ter mais escala e alcançar ainda mais gente. O nosso perfil no Instagram chega exatamente para resolver isso. Confesso que não somos especialistas no assunto, mas tentamos fazer o melhor com o que temos.

Queremos aqui pessoas criativas, proativas, que gostem e tenham o interesse em passar nossa mensagem adiante. Aquelas pessoas empolgadas com desafios, sabe? Esse tipo de pessoa que a gente procura. Mas não pense que a comunicação ficará apenas por conta das redes sociais.

A Diretoria de Comunicação tem também a responsabilidade de escrever conteúdos de educação financeira, promover eventos, desenvolver parcerias, organizar visitas e palestras. Ela vai ser a responsável por mostrar tudo o que fazemos internamente para o mundo exterior, e trazer os principais atores do mercado para entrar em contato conosco. E aí, gostou? Espere até conhecer as outras diretorias.

A Diretoria de Research é para aqueles com um perfil mais analítico. Responsável por fazer análises dos mais variados ativos financeiros, se utiliza de técnicas como fluxo de caixa descontado e valuations para estimar o preço desses ativos. Existem inúmeras competições de relevância nacional e mundial sobre o tema. Já adianto que estamos participando da BTG Experience 2020, vale a pena pesquisar.

Competições como essa dão uma visibilidade absurda para a liga de mercado e principalmente para os representantes. Tenho certeza que podemos competir de igual para igual com as principais e mais tradicionais ligas de mercado financeiro do Brasil, ainda mais com a capitania do Felipe e do Ruan. Se você tem facilidade em aprender as coisas por conta própria, gosta desse tipo de desafio ou tem algum interesse em trabalhar no mercado financeiro, esta é a diretoria para você.

Ainda não acabou, é claro que eu deixei a melhor por último. A Diretoria de Asset é a minha preferida, por razões óbvias. O Bruno e eu estamos à frente daquela que, para mim, é a diretoria mais interessante e desafiadora. Nosso objetivo é acompanhar e interpretar os mais diversos indicadores econômicos em busca de sinais e informações para embasar a nossa alocação de portfólio. Como se fôssemos um hedge fund, a ideia é desenvolver uma boa gestão de portfólio.

E por falar em gestão de portfólio, estamos com um projeto que dará início ao controle dos nossos dados nesse segmento. Não darei spoilers sobre isso, mas te garanto que apesar da dificuldade, estamos muito empolgados em tirá-lo do papel nos próximos meses. Para isso, precisamos daqueles que tenham alguma facilidade em aprender coisas novas, como softwares e linguagens de programação, ou que apenas sejam curiosos e interessados nas dinâmicas dos mercados e na economia de modo geral.

Além de tudo isso, a diretoria também participará de competições. Há algumas bem famosas na área de gestão, como o Desafio Top Gestor Safra. Atualmente estamos participando de uma competição para gerir um portfólio de ações, o Bullseye Challenge, promovida por alunos da UNESP. Acredito que estamos nos saindo bem, tendo em vista que é nossa primeira competição. No momento estamos no TOP 10 entre as demais ligas de mercado, mas estamos em busca do pódio.

Tomando emprestado os conceitos de verdade radical e transparência radical de Ray Dalio, espero que você tenha conhecido um pouco mais da nossa equipe e entendido nossos desafios e ambições. Se depois de tudo isso você, por algum motivo, ainda se interessou em participar da UNIFEI Finance Itabira, fique à vontade para participar do nosso processo seletivo. Sim, somos poucos mas somos loucos. Porém, não por muito tempo. Você tá dentro?

--

--

Yves Hermínio
Unifei Finance Itabira

Estudante de Engenharia de Controle e Automação e membro da UNIFEI Finance Itabira. https://medium.com/unifei-finance-itabira