A nova era do RH 4.0 — Desenhando Softwares HR Tech.

Fernando Moreira
Design e Experiência
4 min readSep 10, 2019

O início

Começar em uma nova empresa é sempre um desafio. Novos costumes, novas formas de trabalhar, nova cultura, novos amigos. Mas uma coisa me empolga nesta história toda, o desafio que me aguarda.

Há 2 anos embarquei na nave Feedback House, uma plataforma para empresas desenvolverem times em tempo real e reduzirem rotatividade de talentos. Foi um grande passo na minha carreira pois já havia trabalhado com e-commerce, finanças, jurídico, b2b, b2c e uma série de setores diferentes, portanto estava animado para ter mais uma experiência e um mundo de coisas novas para descobrir.

Em meus 12 anos de profissão como designer passei por diversas áreas, desde o offline diagramando livros, desenvolvendo sites, criando banners e papelaria até chegar onde eu realmente me encontrei, User Experience. Há alguns anos trabalho desenhando softwares, apps e plataformas priorizando a usabilidade, experiência e satisfação dos usuários e trazer toda essa expertise tecnológica para a área de RH foi sensacional pois o jogo agora virou.

Até então os produtos os quais trabalhei eram focados em vendas, meu objetivo era criar interfaces e interações tão fascinantes que fizessem os usuários fazerem o que realmente queria, no caso, comprar alguma coisa.

"Depois de anos desenhando produtos e experiências para o mercado de consumo, me vi criando algo com um propósito maior: Impactar pessoas ajudando-as a se desenvolverem e serem mais felizes em seus empregos".

O problema

Estamos vivendo uma fase bem legal no setor de RH, uma época onde as tecnologias de inteligência artificial, automatização e muito mais estão dominando as empresas de recrutamento e seleção, gestão de pessoas e administração de benefícios.

Hoje você encontra diversos softwares no mercado que ajudam empresas a agilizar as principais tarefas dos analistas de RH.

Isso é fantástico, em um país onde existem mais de 12 milhões de desempregados, ter ferramentas que podem auxiliar na melhora desse índice é de extrema importância.

A solução

Hoje sou responsável por criar e melhorar diversos produtos na Feedback House. Tive a oportunidade de começar do zero nosso software de recrutamento assim como desenhar e projetar produtos que foram sucesso com nossos clientes como Feedback (explico um pouco sobre esse projeto aqui), 9Box, Pesquisa de Clima, Avaliação de Desempenho e muitos outros.

Mas a minha principal meta todas as manhãs que sento na minha cadeira e ligo meu computador é: Como eu posso melhorar a vida de um pai de família que depende daquele emprego, como posso ajudar aquele jovem que só está começando sua trajetória profissional, como faço para que aquela garota que estudou e lutou tanto consiga a tão sonhada promoção?

Um software de recrutamento altamente inteligente não é só para ajudar o recrutador encontrar aquele profissional que atenda os requisitos da vaga, um software de recrutamento é para o profissional que mesmo não tendo as habilidades necessárias, possui o coração que a empresa busca e seja encontrado.

Foi com essa premissa que desenhei e idealizei diversos produtos voltados para a era RH 4.0. Em uma avaliação de desempenho, além de fornecer a mais alta tecnologia de gerenciamento para empresas, eu me coloco no lugar daquele colaborador que será avaliado e como ele poderá se desenvolver a partir desta avaliação e como a experiência dele com a plataforma pode ser fantástica a ponto de impactar positivamente em sua carreira.

Tivemos essa discussão no desenvolvimento do produto de Feedback, algo que é visto como ruim pelas pessoas, mas conseguimos extrair o melhor dessa ferramenta ajudando as pessoas a terem insights e melhorarem suas carreiras a partir de feedbacks, notas e essa cultura de colaboração. Como já ouvi em algum lugar: Não dar um feedback é mais prejudicial do que dá-lo.

A conclusão

Que essa leva de empresas e startups que estão surgindo, as denominadas HR TECH possam pensar também no outro lado da moeda. É excelente melhorar o trabalho de milhares de analistas de RH, melhor ainda é impactar a vida de pessoas e faze-las chegarem aos seus objetivos profissionais sendo melhores em suas carreiras e como pessoas, passando isso adiante.

Eu como UX Designer de uma HR TECH tenho tentado passar essa ideia para meus parceiros que estão no mesmo segmento. Construir algo além da demanda comum e pensar em como podemos mudar o índice dos milhares de trabalhadores do nosso país tornando essas pessoas melhores.

--

--