Guiando o Usuário

Rodrigo Almeida
UX nosso de cada dia 🚀
2 min readSep 28, 2018

Como UX designer talvez você não possa melhorar o mundo todo, mas você tem o poder de melhorar a vida dos seus usuários, ou pelo menos os ajudar tomar melhores decisões.

Ao criar a interface de um produto você é que escolhe o que irá aparecer na tela, e que ações o usuário poderá tomar. Mas não se engane, você não manda nele, ele não vai gostar de ser obrigado a fazer algo, ai entra a capacidade que todo designer deve desenvolver, a capacidade de entrar no papel do usuário, conhecida como Empatia.

A empatia permite que o designer ajude o usuário de forma sútil e indolor. Como um simples pedido de confirmação como o que existe na maioria dos aplicativos de edição de texto e imagens, que alerta quando o usuário deseja encerrar o programa antes de salvar suas alterações, um alerta que pode salvar muitas horas de trabalho duro, tenho certeza que já salvou algumas minhas.

Esse é um exemplo bem simples de como o design guia e ajuda o usuário, as vezes só é preciso alterar algumas palavras, a ordem de alguns elementos e outras vezes é necessário repensar toda a interface.

Essa explicação é bem superficial claro, segue abaixo um link com mais detalhes e exemplos de como um designer pode guiar seus usuários:

https://uxdesign.cc/how-to-help-users-make-better-choices-aa538d159eda

--

--