Operacionalizando e escalando o design dentro de uma gigante da tecnologia.

Gabriel Closel
Hub de Design TOTVS
6 min readAug 27, 2020

Contexto

O UX Lab é uma área de inovação e multiplicação do design de experiência do usuário dentro de uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil. Durante os últimos seis anos realizamos projetos para diversas áreas e segmentos da empresa, além de auxiliar clientes como Ford, Globo e Azul.

Para saber mais sobre o UX Lab, se liga nesse texto.

Atingimos o número de mais de 60 designers espalhados pelas diferentes unidades do Brasil, além dos 7 que temos dentro do UX Lab, a partir desse novo contexto, identificamos a oportunidade em operacionalizar e escalar o design dentro da companhia para que a qualidade das entregas estejam garantidas em todos os produtos e processos.

O ecosistema de designers dentro da TOTVS.

E como chegamos lá?

Ficamos 2 semanas focados em identificar as necessidades e oportunidades para desenhar a melhor solução.

Em um primeiro momento, entendemos e definimos o escopo do projeto, definindo quem seriam o stakeholders foco, quais eram as certezas, suposições e dúvidas que tínhamos do contexto, e por fim, identificamos os perfis extremos dos stakeholders mapeados para que pudéssemos seguir para a fase de entrevistas.

Metodologia de pesquisa que seguimos, o Circular Design criado pela Ideo.

Conversamos com Designers e Product Owners para entender o dia a dia destes, e identificar problemas e necessidades presentes.

Após dois dias de trabalho e 10 entrevistas realizadas, analisamos os dados qualitativos que coletamos, e escrevemos os insights identificados a partir das frases de todos os entrevistados.

Identificamos que os designers estão em busca de conhecimento, troca de experiência e querem entregar os melhores produtos, mas ainda são vistos como fazedores de telinhas bonitas. Já os Products Owners entendem a importância do design e de envolver os clientes durante o processo de desenvolvimento, mas que o mais importante é tentar limpar as issues presentes no backlog.

Fase de entrevistas com stakeholders, análise de dados qualitativos e redação de insights.

Abaixo há insights de diferentes usuários, mas com problemas semelhantes.

O designer tem a necessidade de entregar soluções condizentes às reais necessidades dos clientes, mas atualmente recebem demandas com soluções ja pré determinadas sem que os usuários tenham sido escutados.

O PO tem a necessidade de entregar valor para o produto de maneira geral , mas atualmente realiza entregas a partir de demandas especificas de um único cliente, atendendo os que possuem maior influencia, não conseguindo encontrar as necessidades do seu negócio em geral.

Fase de ideação e validação das ideias com os usuários.

Com os insights e os desafios gerados, priorizamos os mais importantes para levar para o workshop de ideação, que realizamos em 2 sessões com usuários diferentes.

As ideias que saíram, agrupamos algumas por afinidades, ja que poderiam ser complementares, e validamos com outros designers e product owners da TOTVS.

As soluções que priorizamos para nossas primeiras ações

  1. Intercâmbio UX Lab

O Intercâmbio é uma das formas que encontramos para integrar Designers recém chegados na empresa, ou até mesmo, já que isso se tornou algo comum, pessoas que migraram de outras áreas internas.

O intuito é compartilhar conhecimento sobre o processo de design, apresentando as melhores práticas e ferramentas para que esse novo profissional possa voltar para a sua área e aplicá-los. Lembrando que, nada é escrito na pedra, e cada designer levará o aprendizado aqui recebido para o seu time e área da maneira que ele achar melhor e que condiz com a sua realidade.

Se quiser saber mais sobre o intercâmbio, temos um texto que explica ele com mais detalhes. Se liga!

2. Medium UX Lab

Ja tínhamos um Medium, onde os diferentes designers que passaram pelo lab deixaram contribuições. Ele andava meio parado, então decidimos retoma-lo para utilizar como uma plataforma de geração de conteúdo e divulgação do nosso trabalho interno e externo.

A intenção é publicar textos que ajudarão outros designers no seu dia a dia, além de disseminar a ideia do que é o design para outras áreas da companhia.

Todos os designers podem produzir o conteúdo e publicar.

Esse é o protótipo conceitual que criamos de como seria o nosso Medium. Mas ele ficou assim ó.

3. Integra Design

O Integra é um evento destinado a todos os designers da TOTVS, para que todos consigam trocar de experiência. Além de gerar sinergia entre os designers, e proporcionar conhecimento através dos assuntos que são abordados no evento.

A primeira edição estava marcada para maio de 2020, mas devido ao COVID-19 não conseguimos realizar da maneira que estávamos planejando. Mas conseguimos achar uma outra solução, que foi o JuntUX, onde reunimos os designers da companhia de maneira virtual em um bate-papo rápido de 2 horas. A primeira sessão foi sobre como estamos adaptando nossas atividades para o modelo online, e a segunda foi sobre pesquisa em design, a sua importância e os desafios que encontramos no dia a dia.

As sessões JuntUX que já rolaram!

4. YODA

O objetivo do YODA é mapear designers referência dentro da companhia, que terão o papel de acompanhar os novos designers, resolvendo dúvidas, dando dicas e auxiliando no desenvolvimento técnico na carreira.

Os mesmos terão o papel de desenvolver e criar novos Yodas dentro da companhia que serão os guardiões dos processos e referências para ajudar de outros designers.

Concluindo

Um ótimo design vem de um trabalho bem estruturado de operações de design, e isso requer ferramentas, suporte e liderança para produzir o maior valor para o negócio e para as equipes. — Startup Lab

A intenção é que as primeiras soluções desenhadas sejam evoluídas ao decorrer do tempo, e que novas possam surgir à partir das novas necessidades que encontrarmos. Para que assim possamos tornar o design um ponto estratégico dentro da companhia.

E não, nem tudo são flores, o processo de escalar e auxiliar o designer na operação é realmente muito difícil, principalmente quando estamos falando de um empresa com um portfolio de produtos muito grande como a TOTVS. O importante é testar, aprender e corrigir as lacunas que aparecem no meio do caminho.

Quer trocar uma ideia?
Sou designer no UX Lab da TOTVS. Cola na grade, segue a gente no Twitter, no medium ou me chama no Linkedin.

Curtiu o tema e quer saber mais?

--

--

Gabriel Closel
Hub de Design TOTVS

Product Designer na Pagar.me. Formado em design digital pelo Centro Universitário Senac em São Paulo. Linkedin: bit.ly/2UzWaR4