Primeiro ano de atuação em UX: CHECK

Bia Ferrer
Hub de Design TOTVS
3 min readOct 21, 2022

Estive contando os dias para escrever esse texto

Fotografia com todas as pessoas participantes do time, em uma área externa da empresa, próximo a um letreiro que diz: #somostotvers. Fim da descrição.
Em Agosto de 2022 tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente na TOTVS Matriz

Parece que foi ontem, mas já faz quase um ano que compartilhei por aqui minha experiência sobre a transição de carreira e a entrada para o time do HUB de Design da TOTVS.

Comecei a ter contato com a área de design em 2018, a partir de estudos “autodidata”. Em Janeiro de 2021, iniciei um curso formal e logo me identifiquei com UX Research e foi para esta área que direcionei meus estudos seguintes.

Em Setembro de 2021 conquistei o esperado “SIM” neste time que queria muito fazer parte, o Hub de Design da TOTVS.

A agenda do primeiro dia foi o Onboarding realizado pelo RH, onde eu e mais 160 pessoas de áreas diversas, tivemos conhecimento sobre os processos da empresa. Até então, nunca tinha trabalhado no formato CLT, sendo assim, todas as informações recebidas, alugaram um tríplex na minha mente.

No final do dia, tive o primeiro contato com minha liderança e fui direcionada para estudos de Onboarding específicos da área, o que preencheu a minha primeira semana. Na seguinte, teve início de Sprint junto com a oportunidade de acompanhar um projeto do início ao fim.

A equipe de Research é composta por 04 pessoas profissionais, que foram e ainda são, muito disponíveis e acessíveis para me apresentar os processos e explicar o que eu ainda preciso entender.

O Hub de Design da TOTVS responde à projetos internos, e neste 01 ano participei de cerca de 08 projetos destes de Discovery, diversos “mini projetos”, que são direcionados para melhoria e aperfeiçoamento da nossa atuação, e também, da criação do novo Design System chamado Animália.

Possuímos uma ordem bem detalhada sobre as atuações em projetos, o que facilita no direcionamento, conhecimento e desenvolvimento das atividades.

As pessoas profissionais com quem tenho contato diário, são especialmente disponíveis para troca de experiências, o que foi e ainda é, uma das coisas que mais admiro nesse time.

“Óbivius”, que durante este ano, por várias vezes me senti impostora…mas entendo que esse “frio na barriga” é o que me moveu e ainda move, continuar nessa trilha de aprendizagem que não vou parar de seguir nunca.

Aqui tudo é muito rápido, sinto que esse 01 ano, está logo valendo por 05.

Estudar pra mim é um hobbie, sou estimulada pela vivência de conhecimento contínuo de idéias e conceitos, o que me ajuda muito na vida. Em nenhum momento me senti desamparada, fato que de todos, considero o mais importante deste período.

Sinto que possuo uma “zona de segurança” entre as pessoas da minha área e, muito importante, nas trocas com a liderança.

Neste primeiro ano, adquiri conhecimento formal sobre os processos utilizados no Hub, o que me dá segurança para propor novas idéias.

Migrei para UX porque as atividades e relações que tive na publicidade já não eram interessantes para mim e felizmente, encontrei um grupo que hoje posso afirmar ser, muito importante e especial nessa jornada que estou, e sempre estarei, de desenvolvimento contínuo.

Sim, esta é uma carta de amor e agradecimento para todas estas pessoas que me acolheram, me apoiam e me estimulam a ser uma profissional cada vez mais completa.

Obrigada demais para vocês: Fabio Girardi, Fernanda Russafa, Douglas Souza, Jéssica Gonçalves, Caio de Mendonça, Michelli Frasson, Vinicius Mattos, Edineide Oliveira, Amilcar Teixeira, Mateus Milczewski, Camila Cruz.

Agradecimentos especiais para, Gabriel Pêra , que foi a primeira pessoa que me apoiou e orientou no início e desenvolvimento nesta transição e Jeferson Tornisielo, uma das minhas inspirações em pesquisa.

E que venham os próximos anos e as novas comemorações.

Conclusão

Este é um relato pessoal sobre minha experiência no primeiro ano atuando como profissional de UX RESEARCH na TOTVS, sendo assim, esse é um papo meu direto com você que me lê, e se quiser conversar, é só chamar no meu perfil do Linkedin que sempre tô ON.

Espero que você também esteja feliz e sentindo realização em suas funções diárias!

Com amor,

Bia Ferrer

--

--

Bia Ferrer
Hub de Design TOTVS

Pesquisadora muito interessada em comportamento e artista visual desde sempre.