Desafio Diário de UX Writing — 1/15

O voo cancelado

Beatriz Carneiro
UX Writing Portfolio
3 min readDec 21, 2020

--

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

A minha vereda em direção ao mundo de UX Writing começou com um curso de fundamentos sobre a área, o UX Writing Hands-on para Iniciantes, da Ariana Dias. Eu falei bastante sobre minha experiência incrível neste curso escrevendo um artigo para o UXMP.

Eu gosto de chamar este caminho de vereda porque ele tem características muito semelhantes aos significados que esta palavra carrega em quase todas suas acepções:

sf

1. Caminho estreito;

2. Caminho alternativo e mais certo para se chegar a algum lugar;

3. Rumo que se dá a uma vida.

A trajetória pode ser apertada e difícil, mas também é frutífera, cheia de aprendizados e vai te levar ao lugar desejado. Assim, desde o primeiro contato com UX Writing, são as leituras, cursos, conversas com profissionais da área e comunidades de UX que têm me acompanhado e me dado suporte diariamente.

Como professora, bem sei que estudos sem prática vão embora com o vento que entra ávido pela janela e varre as ideias pra longe. Isso até me fez lembrar das veredas sertanejas do Rosa e de um trecho lindo de sua obra:

“O senhor vê: o remôo do vento nas palmas dos buritis todos, quando é ameaço de tempestade. Alguém esquece isso? O vento é verde. Aí, no intervalo, o senhor pega o silêncio põe no colo.”

João Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.

Para Rosa, o vento é verde. Para mim, ele é palavra. E hoje, como UX Writer, preciso deixar a verborragia inventiva completamente para trás, invocar o (Bruno) Rodrigues ao invés do Rosa e escolher palavras que comunicam de modo simples, eficiente e certeiro. Palavras que orientem os usuários de produtos digitais a chegarem no seu objetivo final.

É através do Daily UX Writing Challenge, o Desafio Diário de UX Writing, que busco as palavras que o vento soprou e as organizo com base nas instruções de cada um dos desafios. Mas não é qualquer palavra. Em UX Writing, aquelas escolhidas devem pertencer ao campo semântico dos usuários para se conectarem diretamente com eles. Além disso, espaço é importantíssimo na composição da microcopy e, portanto, há um número de caracteres específico para considerar.

Vou usar a versão em português disponibilizada no Medium da querida Amanda Almeida e publicado pelo UXCOPY.CO. A versão original em inglês pode ser encontrada aqui.

O voo cancelado

Cenário: Um viajante está no aeroporto, esperando a última escala de um voo para casa quando o voo é abruptamente cancelado por causa do mau tempo.

Desafio: Escreva uma mensagem do aplicativo da companhia aérea notificando o viajante sobre o cancelamento e o que ele precisa fazer a seguir.

Título: até 45 caracteres

Corpo: até 175 caracteres

Botão (ou botões): até 25 caracteres

Seu voo GRU223 precisou ser cancelado

Renata, seu voo foi cancelado por causa do mau tempo. Mas não se preocupe! Vamos te ajudar a chegar ao seu destino final e evitar maiores problemas.

Reserve Novo Voo | Fale Conosco

Procurei utilizar um tom conversacional e amigável, tentando tranquilizar o passageiro e propondo uma solução. O uso do verbo “precisou” indica que o cancelamento foi feito por razões fora do controle da linha área e ela não teve outra opção além de tomar esta decisão. O call to action dos botões dão a opção de reservar o voo imediatamente ou falar diretamente com a linha área para desfazer quaisquer dúvidas.

Gostou? Como seria a sua solução para este desafio?

--

--

Beatriz Carneiro
UX Writing Portfolio

UX Writer, educadora, apaixonada por palavras, doce de leite e canjica.